Cultura

Foto: Divulgação
em 31 outubro, 2018

10ª Aldeia Sesc Seridó oferece programação cultural gratuita

 

Uma programação gratuita com teatro, música, artes visuais, capacitações e cinema. Assim será a Aldeia Sesc Seridó, que celebra 10 anos de promoção à cultura na região. As atividades acontecem de 8 a 14 de novembro em Caicó, e dia 13 de novembro em Jardim do Seridó. A iniciativa é do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio.


A 10ª Aldeia Sesc Seridó em Caicó começa com a pré-Aldeia dia 8, que contará com encontro de poetas e declamadores – incluindo o famoso cordelista mossoroense Antonio Francisco –, seguido do espetáculo teatral “O torto andar do outro”, da Cia Pão Doce (Mossoró/RN).


Mas a abertura oficial será mesmo dia 9, com seminário aberto ao público do projeto de artes cênicas do Sesc Brasil, o Palco Giratório. Será a 1ª vez que o estado recebe o seminário do projeto nacional, sendo realizado até dia 11/11. Para participar da outra ação formativa do projeto, a oficina sobre teatro de rua que acontece dias 9 e 10, é preciso se inscrever pelo e-mailcultura@rn.sesc.com.br. As vagas são limitadas.


Às 16h, começa o cortejo com filarmônicas, grupos e artistas potiguares, o qual culminará em um concerto com todas as filarmônicas convidadas, apresentações de dança com grupos folclóricos como Os Negros do Rosário e Caboclos do Mestre Bebé, e ainda com o tradicional Bloco do Magão.


No sábado (10), serão apresentadas três peças: “Circo sem futuro”; “Meu Seridó”, da Casa de Zoé (Natal/RN); e a pré-estreia de “Chico Jararaca”, da Cia Trapiá (Caicó/RN).


Domingo (11) também é dia de teatro. A programação começa com Emanoel Bonequeiro (Caicó/RN) e seu teatro de João Redondo, seguido de “A coisa do humano”, da Cia Bagana de Teatro (Mossoró/RN), o espetáculo do Palco Giratório, “Os cavaleiros da triste figura”, do grupo Boca de Cena (SE), será a atração seguinte da programação, finalizada com “Pelo pescoço”, espetáculo oriundo da exposição homônima que estreou na Galeria Sesc Cidade Alta em maio de 2017.


Na segunda-feira (12), os caicoenses poderão assistir a “Dois corações e quatro segredos”, do Coletivo de Artistas Caicó. Na terça (13) e quarta-feira (14), tem sessão do CineSesc com entrada gratuita. Durante quase toda a programação da 10ª Aldeia Sesc Seridó, de 5 a 30/11, ficará em cartaz a exposição “Sisọ ọrọ: imagens que falam”, do artista plástico Gil Leal.


Além disso, de forma inédita, o projeto será levado a Jardim do Seridó: na terça-feira, tem espetáculo: “Sob o sol” e encontro de duas filarmônicas da região.


Para ver locais, horários e mais informações sobre a programação, acessewww.sescrn.com.br.