Arquitetura - wellingtonfernandes@mail.com

Wellington Fernandes

5 ideias práticas para adaptar sua casa para os gatos

Uma lista de soluções que se mesclam à decoração e deixam o lar muito mais gostoso para os felinos

08/08/2018| POR GIOVANNA MARADEI | FOTOS: REPRODUÇÃO casa vogue

Quem tem animal de estimação sabe, não demora muito para que eles se tornem os verdadeiros donos da casa - especialmente quando o animal, no caso, é um gato. Famosos por explorar cada cantinho da residência, estes curiosos bichos alcançam os lugares mais altos e mais estreitos. Uma mania que pode parecer um desafio invencível para quem ama decorar casa, e ter muitos itens espalhados pelas salas e quartos. Mas acredite, essa também é uma oportunidade de inovar no décor.



Para provar o nosso ponto, separamos aqui 6 soluções de decoração para ajudar você adaptar a casa e torná-la um lugar não só perfeito para receber os humanos, mas os gatos também!

1. Aposte em prateleiras
Um apartamento funcional para um casal com uma filha e três gatos (Foto: Divulgação)Um apartamento funcional para um casal com uma filha e três gatos (Foto: Divulgação)

Os gatos adoram brincar e ficar em locais bem altos. Então por que não criar uma trilha desafiadora e organizada para ele? Foi o que fez, por exemplo, esse casal paulistano ao criar, no quarto da filha, uma escada na parede, e uma passarela bem rente ao teto, usando apenas prateleiras de diferentes tamanhos - e da mesma cor e padrão da usada para guardar os livros.

2. Faça do brinquedo um item de decoração
Uma casa para gatos com design integrado ao ambiente (Foto: Hey!Cheese Photography/ Divulgação)


 

Uma casa para gatos com design integrado ao ambiente (Foto: Hey!Cheese Photography/ Divulgação)

Muito melhor do que tentar esconder os brinquedos e casinhas que você acabou comprando para divertir seu gato, é assumi-los como peças integrantes e importantes para a casa. Foi o que fez o estúdio de design INDOT. Neste apartamento, o playground dos gatos não só foi projetado no mesmo padrão da decoração, mas tornou-se um dos protagonista da sala de estar - e com certeza da vida dos animais.

3. Libere espaços que você já tem
Uma casa feita para apaixonados por gatos e livros (Foto: ©2017 Francis Dzikowski/OTTO)
Uma casa feita para apaixonados por gatos e livros (Foto: ©2017 Francis Dzikowski/OTTO)

Uma estante mais alta, um corrimão mais grosso, o batente da janela, são alguns espaços que você tem em casa e podem ser facilmente transformados em passarelas para os gatos. Basta reorganizar alguns objetos e pronto, seu gato terá uma trilha tão desafiadora quanto essa criada no topo de uma prateleira no Brooklyn, nos Estados Unidos.

4. Faça alguns furos nos móveis
IKEA lança coleção de móveis para cachorros e gatos (Foto: Divulgação)
Escrivaninha com túneis para gatos brincarem (Foto: Divulgação)

Não é só por cima ou por baixo que seu gato pode passar por um móvel. Com uma pequena adaptação, ou seja, com alguns buracos na lateral, armários, como estes lançados pela IKEA, ou até mesas, podem se transformar em playgrounds completos.

5. Reutilize cordas e outros materiais simples
Sistema modular permite montar uma verdadeira cidade para o seu gato (Foto: Divulgação)
40 opções de presentes para pets e fãs de animais (Foto: Divulgação)


Uma corda de sisal pode transformar até os itens mais simples no arranhador favorito do seu gato, como acontece na prateleira Brincat, da Tok Stok, listada na coluna Casinha Vogue como uma das 40 opções de presentes para pets e fãs de animais. O mesmo vale para  caixas de papelão, que são fáceis de customizar e podem ser transformadas em um verdadeiro sistema modular para o seu gato brincar