Saúde

em 19 março, 2019

Anvisa aprova novo tratamento oral para câncer de mama avançado ou metastático‪ ‬

O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o registro do novo medicamento, que terá lançamento no segundo trimestre deste ano. 

O Verzenios (abemaciclibe), da farmacêutica Eli Lilly, agora aprovado no Brasil, é indicado para o tratamento de pacientes adultos com câncer de mama avançado ou metastático.

Trata-se de um inibidor das enzimas CDK4 e CDK6 utilizado para o tratamento do subtipo mais comum de câncer de mama metastático, chamado HR+/HER2- (receptor hormonal positivo/ receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 negativo). 

Atua no bloqueio das enzimas envolvidas no crescimento de células cancerígenas.  

Câncer de mama

A doença é uma das mais comuns causas de morte entre as mulheres de 35 a 54, por ano, no Brasil, segundo o GBECAM[7] (Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama).

Anualmente são diagnosticados mais de 52,6 mil novos casos de tumor de mama no país. Cerca de 13 mil pacientes morrem devido a esses tumores. 

Estima-se que 52 mulheres em cada 100 mil serão diagnosticadas com o câncer ao longo de suas vidas, sendo 75% na fase de pós-menopausa (fase que se segue quando cessa a menstruação). 

Dados da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) indicam que as mulheres com um estágio mais avançado no diagnóstico, a sobrevida é menor: em 5 anos é de 99% para doença localizada, 85% para doença regional e 26% para doença metastática. 

Outros fatores, como o tamanho do tumor, também afetam as estimativas de sobrevida em 5 anos.

Autor(a): Eliana Lima