Arquitetura - wellingtonfernandes@mail.com

Wellington Fernandes

Arranha-céu mais alto da Europa está pronto; veja imagens

Edifício em São Petersburgo tem 462 metros de altura

31/07/2018| POR REDAÇÃO FOTOS DIVULGAÇÃO

Arranha-céu mais alto da Europa está pronto; veja fotos (Foto: Divulgação)


O arranha-céu mais alto da Europa, com 462 metros de altura, acaba de ser finalizado em São Petersburgo, na Rússia. O Lakhta Centre, projetado pelo arquiteto britânico Tony Kettle, do escritório RMJM, e finalizado pelos profissionais do estúdio russo Gorproject, tem 87 andares e é o 13º maior prédio do mundo.

 
 
Arranha-céu mais alto da Europa está pronto; veja fotos (Foto: Divulgação)

O edifício deverá ser ocupado em breve por um restaurante panorâmico – que será o mais alto da Europa – e uma plataforma de observação acessível ao público a 360 metros de altura.


O arquiteto Tony Kettle diz ter sido influenciado pela Catedral de São Pedro e São Petersburgo quando projetou o edifício, formado por cinco torres que se afunilam ao redor de um núcleo circular decrescente. “A ideia era criar algo tão leve e elegante quanto as formas históricas, capturando as mudanças de acordo com a luz do dia de maneira semelhante às cúpulas”, contou.

 
Arranha-céu mais alto da Europa está pronto; veja fotos (Foto: Divulgação)

A fim de ancorar a torre com segurança, estacas foram enterradas no subsolo a 82 metros de profundidade. Além disso, um sistema estrutural foi projetado especialmente para que o prédio aguente a velocidade do vento, que pode chegar a 140 quilômetros por hora nos andares mais altos. A fachada é composta por 16.500 peças de vidro curvo e tem um sistema de persianas automáticas e válvulas para tornar o edifício energeticamente eficiente.