Rituais da Boa Mesa - rituaisdaboamesa@gmail.com

Janaina Amaral

Hummm! Outback lança sua famosa sobremesa com brownie na versão doce de leite

22 de Maio 2018 - 02:46

Um encontro entre a Austrália e a Argentina resultou em uma deliciosa novidade. Desde segunda (21), o Outback Steakhouse apresenta o Havanna Thunder (R$ 31), uma versão do brownie do restaurante que une o tradicional doce de leite argentino com o sabor único da marca de temática australiana. Em parceria com a Havanna, o lançamento traz o novo brownie com nozes pecan coberto por uma bola de sorvete de baunilha, chantilly e um delicioso crumble de biscoito amanteigado. Para finalizar, a combinação ganha ainda uma deliciosa calda de doce de leite. A novidade, feita para compartilhar, está disponível por tempo limitado em todos os restaurantes Outback do Brasil.

Receita: Arroz de Forno com Presunto e Queijo

21 de Maio 2018 - 02:38

Que tal uma sugestão prática, rápida e muito saborosa para o cardápio da semana? A sugestão da chef Ivy Oliveira, da Cozinha Experimental Camil, é uma deliciosa receita de arroz de forno, que promete dar cara nova para o arroz branco diário. Confira abaixo a receita:

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 25 minutos

Tempo de forno: 15 minutos

Tempo total: 40 minutos

 

Ingredientes:

ARROZ

1 colher (sopa) de óleo

1 cebola média picada

2 xícaras (chá) de Arroz 

4 xícaras (chá) de água fervente

2 colheres (chá) de sal

 

MONTAGEM

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1 cebola média picada

2 dentes de alho picados

1 xícara (chá) de Ervilha cozida

1 colher (chá) de sal

200 g de presunto em cubos pequenos

100 g queijo muçarela fatiado

1 pote de requeijão (200 g)

 

Para polvilhar:

queijo parmesão ralado

 

Modo de Preparo:

ARROZ

  1. Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola até ficar transparente.
  2. Acrescente o arroz e continue refogando até envolver bem os grãos no refogado.
  3. Junte a água, o sal e cozinhe com a panela parcialmente tampada por 10 minutos ou até o líquido secar e o arroz ficar cozido.
  4. Retire do fogo, tampe a panela e reserve.

 

MONTAGEM

  1. Em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar.
  2. Adicione a ervilha  cozida, o sal e misture. Reserve.
  3. Em um refratário, faça uma camada de arroz cozido, adicione o refogado de ervilhas reservados, o presunto e cubra com metade da muçarela fatiada e metade do requeijão.
  4. Adicione o restante do arroz cozido reservado, o restante do queijo muçarela e finalize com o requeijão.
  5. Polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno por 15 minutos ou até dourar levemente. Sirva em seguida.

DICA:

Experimente adicionar 2 ovos cozidos picados na hora da montagem.

Como fazer receita de Picadinho Indiano

18 de Maio 2018 - 14:40

Já que os dias estão mais frescos, que tal fazer um almoço bem especial levemente picante para o fim de semana?

Ao invés de você fazer o tradicional picadinho brasileiro, você pode acrescentar ingredientes muito utilizados na culinária indiana. Aqui vai uma dica incrível!

A sua família vai adorar! Veja o passo a passo completo abaixo.

Ingredientes

500 g de carne magra cortada em cubos médios (filé mignon, coxão mole, patinho)

Suco de 1 limão

1 pedaço de gengibre picado (aproximadamente 5 cm)

4 dentes de alho picados

Sal 

1 colher (sopa) de Manteiga sem Sal 

2 cebolas cortadas em cubos médios

½ colher (sopa) de canela em pó

1 colher (sopa) de coentro em grãos

4 pimentas-da-jamaica

½ colher (sopa) de açafrão

½ colher (sopa) de pimenta-síria

1 cenoura média cortada em cubos médios

½ abóbora de pescoço (paulista) cortada em cubos médios

1 embalagem de Creme de Leite (500 g)

2 pimentas-malaguetas sem sementes picadas

Folhas de 6 ramos de salsinha picadas

 

Modo de Preparo:

- Misture bem os cubos de carne com o suco de limão, o gengibre, o alho e sal a gosto. Deixe tomar gosto na geladeira enquanto pica os legumes da receita.

- Em uma panela ou frigideira de bordas altas, aqueça a manteiga e doure ligeiramente as cebolas. Reserve. 

- Na mesma panela, doure a carne aos poucos, mexendo para que os cubos dourem por igual. 

- Junte as especiarias (canela, coentro, pimenta-da-jamaica, açafrão e pimenta-síria) em um pilão e macere até formarem um pó homogêneo. Polvilhe esse pó sobre os cubos de carne dourados e refogue ligeiramente.

- Junte os cubos de cenoura e abóbora, o creme de leite e a pimenta-malagueta. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos ou até que a carne esteja macia e os legumes cozidos. Polvilhe a salsinha e sirva acompanhado de arroz branco.

 

Tempo de preparo: 25 minutos

Rendimento: 05 porções

Café em excesso pode causar sintomas de depressão

18 de Maio 2018 - 09:22

O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo. Apesar de ser composto pela cafeína, que tem alto poder estimulante e energizante, o maior problema não é a substância em si, mas a quantidade ingerida.

“O exagero no consumo de café em altas doses, leva ao vício. Isso eleva o cortisol e sobrecarga aos rins. Se a ingestão for feita de maneira frenética, consequências como aumento da frequência cardíaca, colesterol e aceleração da coagulação sanguínea, resultam em doenças graves’’, explica Aléssia Palhano, cardiologista e nutróloga do Hapvida Saúde.

No entanto, o hábito de tomar café pela manhã, pode ser garantido como destaca a especialista. “O ideal é ingerir o equivalente a uma xícara pequena, logo ao amanhecer, em jejum. Não se deve colocar açúcar nem adoçante’’.

O café também tem benefícios como elementos antioxidantes, que combatem radicais livres, e até atuam na prevenção do câncer. A bebida é rica em ácido clorogênico, que protege o fígado, sendo mais presente no café verde e menos no torrado.

“Pessoas que consomem café, especialmente, em grandes quantidades, poderão ter o sistema nervoso abalado, com sintomas de depressão, síndrome do pânico e estresse. Tudo está relacionado ao consumo exagerado da cafeína. Então, o segredo é promover saúde na medida certa’’, alerta Aléssia.
 

Pães de Mel para deixar o fim de semana mais docinho

18 de Maio 2018 - 02:29

Com sabor marcante, há várias ocasiões para degustar esta iguaria, além de ser uma ótima lembrancinha. A receita chegou ao Brasil pelos europeus e conquistou o paladar de muitos doceiros podendo, hoje em dia, ser preparado com diversos recheios e coberturas. Inspirou, aliás, até apelidinhos carinhosos e músicas!

Que tal aprender como fazer em casa? Veja abaixo o modo de preparo e deixe os amigos e a família ainda mais felizes!

 

Como fazer Pães de Mel

 

Ingredientes

2 xícaras (chá) de leite

2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Tipo I (sem fermento)

1/2 xícaras (chá) de chocolate em pó

1 xícaras (chá) de açúcar mascavo

2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (café) de noz-moscada ralada

1 colher (café) de gengibre em pó

2 colheres (café) de canela em pó

2 xícaras (chá) de leite

1/2 xícara (chá) de mel

2 colheres (sopa) de Margarina amolecida

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Margarina Amorela e Farinha de Trigo para untar


Calda
2 xícaras (chá) de doce de leite 

Modo de Preparo

Passo 1 - Preaqueça o forno a 180°C. Enquanto isso unte uma forma retangular grande com a Margarina e farinha. Misture a Farinha de Trigo, o açúcar, o bicarbonato e o fermento em uma tigela.

Passo 2 - Em uma panela ao fogo médio, adicione o mel, a Margarina , a canela, o gengibre e a noz-moscada. Misture em fogo baixo até derreter a Margarina. Junte o leite. Assim que ficar morno, desligue.

Passo 3 - Junte o líquido com ingredientes em pó em uma tigela. Misture tudo até obter uma massa. Despeje na forma untada e leve ao forno preaquecido por 35 minutos. Depois retire e deixe esfriar. Corte em quadrados.

Passo 4 - Para fazer a calda aqueça o doce de leite em uma panela. Depois é só cobrir o pão de mel.

Abóbora e pera estão na lista dos alimentos que estão na safra este mês!

17 de Maio 2018 - 02:10

Acompanhar mensalmente os alimentos que estão na safra sempre garante boas compras e preço justo. Com uma infinidade de opções, o cardápio diário fica variado em sabor e em nutrientes. No mês de maio é o auge da produção da abóbora e da pera, dois frutos versáteis e que rendem receitas saborosas, como doces, bolos, tortas, pães e sopas.

Para aproveitar estas delicias, sugiro uma refeição completa e perfeita para receber a família e os amigos em um almoço ou jantar especial.

Como prato principal, a sugestão é a Parafuso ao Molho de Abóbora com Frango, um prato completo, saudável e repleto de energia. Já a sobremesa fica por conta da Torta de Pera, simples e prática de preparar e ao mesmo tempo surpreendente.

Nativa da América do Sul e facilmente encontrada em todo o Brasil, a abóbora ou também conhecida como jerimum em alguns Estados, é um fruto da aboboreira que possui aroma e sabor adocicado. Ele também contém nutrientes muito benéficos para o organismo, sendo fonte razoável de vitaminas A e C.

Mesmo com uma grande variedade de tipos e espécies, é importante saber como escolher a abóbora certa e qual a melhor forma de armazená-la.

As abóboras que possuem polpa e sementes frescas e a casca mais macia devem ser escolhidas quando estiverem bem firmes, e você pode mantê-la em temperatura ambiente por até uma semana. Já aquelas de polpa, cascas e sementes mais duras e grossas, como a japonesa, podem ficar em locais frescos por muitos meses.

Já as peras, são melhores quando adquiridas ainda verdes e deixa-las amadurecer em temperatura ambiente. São perfeitas para fazer geleias, e servir assadas ou cozidas, como sobremesa. Também são perfeitas quando consumidas cruas e geladas, quando adquirem a textura e sabor de um picolé doce e perfumado.

A polpa da pera escurece rapidamente, então o ideal é utilizar logo após o corte. Para evitar que isso aconteça, esfregue-a com suco de limão e ela manterá sua cor por mais tempo.

Aproveite e veja abaixo a tabela dos alimentos que começam sua safra no mês de maio:
 

LEGUMES EM SAFRA (MAIO)

ABÓBORA
ABOBRINHA
BATATA DOCE AMARELA
BATATA DOCE ROSADA
BERINGELA
BETERRABA
CARÁ
CENRA
CHUCHU
INHAME
MANDIOCA
MANDIOQUINHA
PIMENTA VERMELHA


FRUTAS EM SAFRA (MAIO)

ABACATE
ATEMOIA
BANANA MAÇÃ
CAQUI
JACA
KIWI
MAÇÃ NACIONAL
MAÇÃ GALA
PERA ESTRANGEIRA
QUINCAM
MEXERICA PONCAN
UVA ESTRANGEIRA

 

Como fazer Parafuso ao Molho de Abóbora com Frango

 

Ingredientes:

1 embalagem de Parafuso 500g

2 cebolas, picadas

1/2 kg de filé de frango, cozido e desfiado

800g de abóbora moranga, em cubos

2 xícaras (chá) de leite

a gosto queijo parmesão, ralado

4 colheres (sopa) de azeite

4 dentes de alho, picados

2 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados

1 vidro de leite de coco

a gosto sal e salsinha picada

 

Modo de Preparo:

- Comece preparando o refogado de frango. Numa frigideira média, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho, acrescente ½ kg de frango desfiado e deixe fritar até dourar. Junte os 2 tomates e deixe cozinhar até ficar macio. Acerte o sal, tempere com a salsinha e reserve.

- Prepare o molho de abóbora. Numa panela média, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho. Junte a abóbora e deixe refogar até desmanchar e formar um purê. Acrescente 1 vidro de leite de coco, 2 xícaras (chá) de leite, acerte o sal, mexa delicadamente e deixe refogar por mais 10 minutos e reserve.

- Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “Al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

- Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de abóbora e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode por cima o refogado de frango, polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir.

 

Rendimento: 6 porções

Calorias: 685 calorias

Tempo de Preparo: 40 minutos

 

 

Como fazer Torta de Pera

 

Ingredientes:

Massa

1/2 embalagem de Biscoito Maizena

100g de Margarina
 

Recheio

3 peras sem casca em fatias (600g)

1 colher (sopa) de açúcar

½ copo de iogurte desnatado
 

Calda

2 colheres (sopa) de geleia do sabor de sua preferência

1 colher (sopa) de açúcar

1 xícara (chá) de água

 

Modo de Preparo

Massa

- Bata no liquidificador o biscoito maizena até obter uma farofa. Passe para uma tigela e junte a margarina até formar uma massa homogênea.

- Forre o fundo e as laterais de uma forma média desmontável (22 cm de diâmetro), e leve ao forno (médio) pré-aquecido por 10 minutos. Reserve.
 

Recheio

- Misture as fatias de pera com metade do açúcar e o iogurte. Arrume as fatias de pera uma ao lado da outra sobre a massa reservada. Polvilhe com o açúcar restante e leve ao forno (médio) pré-aquecido por 5 minutos. Reserve.
 

Calda

- Leve ao fogo (baixo) a geleia com o açúcar e a água e deixe reduzir um pouco. Espere esfriar e sirva com a torta quente ou fria.
 

Rendimento: 10 porções

Valor calórico por porção: 173 calorias

 

Fonte: Estrela

Ouro Branco é a novidade das sobremesas do McDonald's!

16 de Maio 2018 - 01:59

O Ouro Branco, bombom de chocolate branco mais famoso do Brasil, acaba de ganhar versões exclusivas do McFlurry e McShake do McDonald’s. As novidades já estão no cardápio da rede de todo o país, a partir do dia 15 de maio.

O McFlurry Ouro Branco é composto por mix de baunilha, cobertura de chocolate e deliciosos pedaços de Ouro Branco picado, enquanto o McShake traz leite, cobertura de chocolate e complemento sabor Ouro Branco com mix de baunilha.

As sobremesas chegam ao McDonald's com preço sugerido de R$ 8,50 para o McFlurry e R$ 9,90 para o McShake. Os clientes ainda têm a opção do clássico McFlurry Ovomaltine e o McFlurry Tripo Chocolate Kopenhagen, além do McShake de Ovomaltine, McShake Chocolate Kopenhagen e Morango.

 

Sucos naturais e poderosos

15 de Maio 2018 - 02:19

Manter hábitos de vida saudáveis que contribuam para a saúde dos nossos rins e a ótima circulação de sangue é, sem dúvida, uma prioridade. Os sucos naturais podem nos ajudar nesse sentido.

Evitar o sedentarismo, o cigarro e ter uma alimentação equilibrada e livre de açúcares, sal e gorduras saturadas também é essencial. Além disso, lembramos da importância de fazer exames periódicos com nossos médicos.

Como você já sabe, a natureza sempre põe ao nosso alcance produtos que podem potencializar o equilíbrio interno de que necessitamos para que os rins filtrem o sangue de maneira adequada, e para que ele flua muito melhor pelo nosso organismo.

Existem frutas e verduras ricas em nutrientes adequados que, se consumidas de forma regular, podem fazer muito pela sua saúde. Hoje convidamos você a descobrir esses deliciosos sucos naturais.

Sucos naturais: cenoura, limão e pepino

Para potencializar a correta circulação sanguínea, eliminar toxinas e otimizar a saúde dos nossos rins, vamos precisar, sobretudo, de alimentos diuréticos ricos em antioxidantes.

Combinar a cenoura com o pepino e o suco de um limão nos ajudará a alcalinizar nosso organismo, a eliminar esses elementos nocivos que tendem a nos deixar doentes e, além do mais, ajudará a regular a pressão arterial.

Devemos levar em conta que os rins não apenas têm a função de filtrar o sangue e eliminar toxinas — também eliminam o excesso de sódio e liberam três hormônios essenciais:

  •     A eritropoietina, encarregada de estimular a produção de glóbulos vermelhos.
  •     A renina, que regula a pressão arterial.
  •     O calcitriol, que é a forma ativa da vitamina D e que nos permite manter o cálcio dos ossos.

Às vezes, dizemos a nós mesmos que nosso rins estão funcionando bem, que estamos saudáveis. Entretanto, temos que levar em conta que uma alimentação inadequada e a poluição ambiental sobrecarregam nossos corpos com toxinas, e tudo isso dificulta o trabalho adequado dos rins.

Com este suco, você poderá proteger seu sistema imunológico, obter os antioxidantes adequados e favorecer a circulação sanguínea apropriada. Anote os ingredientes e forma de preparo:

Ingredientes

  •     2 cenouras
  •     1 pepino
  •     Suco de 1 limão
  •     1 copo de água (200 ml)

Como fazer:

Se você sofre com problemas renais, precisa levar em conta que é preciso consumir sempre um tipo de água adequado às suas necessidades.

O melhor tipo de água para cuidar de nossa saúde é a que apresenta uma mineralização fraca ou muito fraca. Evite as que apresentam um alto teor de cálcio ou magnésio.

Para preparar este suco, basta lavar bem as cenouras, descascar o pepino e obter o suco do limão.

No liquidificador, bata todos os ingredientes juntamente com o copo de água, até obter uma mistura refrescante e homogênea.

Consumir nas primeiras horas da manhã.

Suco de limão e melancia

Este suco à base de limão e melancia é ideal para o lanche da tarde, por exemplo. Refrescante, é rico em antioxidantes e muito diurético.

A melancia é a fruta com maior teor de água. Seu valor calórico é muito baixo, e além disso, graças ao licopeno, ela contribui para a saúde do sistema nervoso.

Combinar o suco de melancia com o de limão nos permitirá hidratar o organismo e melhorar a circulação do sangue, além de favorecer a eliminação de toxinas graças a sua ação diurética.

Ingredientes

  •     1 xícara de melancia em pedaços
  •     Suco de 1 limão
  •     1 copo de água (200 ml)

Como fazer:

Este suco é muito fácil de preparar e fica pronto em apenas alguns segundos. Para isso, basta cortar a melancia em cubos, levar ao liquidificador e adicionar o suco do limão.

Junte o copo de água e você obterá uma bebida muito agradável. Se o sabor estiver muito intenso, você pode adoçá-lo com um pouco de mel.

Suco de aipo e rabanete

Não se preocupe com o sabor picante do rabanete. Esse sabor característico se deve aos glucosinolatos, compostos de alto poder antioxidante que favorecem a eliminação de toxinas e que, além disso, combatem agentes cancerígenos.

Não deixe de provar a maravilhosa combinação de rabanetes e aipo: é um modo muito bom de contribuir para sua saúde renal, graças às suas várias vitaminas, minerais e por contribuir para o sistema imunológico, aumentando as defesas do corpo diante de infecções.

Ingredientes

  •     1 ramo de aipo
  •     2 rabanetes
  •     1 copo de água (200 ml)

Como fazer:

Primeiro, devemos lavar os vegetais muito bem. Depois de prontos, recomenda-se cortá-los em pedaços para facilitar na hora de bater no liquidificador.

No liquidificador, junte o aipo e os dois rabanetes. Acrescente a água. Bata até obter uma bebida homogênea e consuma durante a manhã, ao menos três vezes por semana.

Fonte: Melhor com Saúde

Como fazer Salpicão Light com Creme de Queijo Minas

14 de Maio 2018 - 02:38

O queijo é um alimento saboroso, versátil e muito apreciado por indivíduos de todas as idades. Incluí-lo na dieta traz diversos benefícios, principalmente para os idosos que buscam praticidade e nutrição. 

Nesse cenário, os queijos – sejam eles frescos, maturados, amarelos, etc. – ganham destaque já que são opções práticas, acessíveis, ricas em nutrientes essenciais à manutenção da saúde e fáceis de manusear e de degustar. Outro aspecto que conta é a variedade de queijos existentes, cada qual com suas características, que podem ser consumidos em diferentes ocasiões, desde o café da manhã, sendo consumido puro ou em lanches, até o jantar, como ingrediente na culinária.

Além de atividades e exercícios diárias para o bem-estar, é importante ressaltar duas coisas. Primeiro, que o valor nutritivo dos queijos deve ser considerado em uma dieta equilibrada. Segundo, que o grau de gordura e colesterol presentes em sua composição devem ser comparados a outros alimentos em quantidades habituais de consumo para certificar o benefício. 

Aprenda uma receita bem saborosa e equilibrada para o seu dia a dia.

Ingredientes

- Sal 

- 300 g de peito de frango 

- 1 maçã verde pequena (150 g) 

- 1 limão 

- 1 cenoura pequena (120 g) 

- 1 talo de salsão (40 g) 

- Salsinha e cebolinha a gosto (40 g) 

- 1 embalagem de Creme de Queijo Minas Light (220 g)

 

Modo de preparo

Ferva água e sal em uma panela em fogo médio. Coloque então o peito de frango e deixe por 20 minutos ou até que esteja cozido. Desfie o peito de frango ainda quente com dois garfos. Deixe esfriar e reserve. 

Descasque e corte a maçã verde em cubos e coloque gotas de limão para evitar que escureça. Descasque e rale a cenoura no ralo fino e fatie finamente o salsão. Pique a salsinha e a cebolinha.

Em uma tigela, coloque o frango, a maçã, o salsão, a cenoura, a salsinha, a cebolinha e o creme de queijo minas light. Misture bem e leve para a geladeira por 20 minutos antes de servir. Sirva gelado.

 

Tempo de preparo: 30 min

Rendimento: 8 porções

Receita: Pudim de Cookies

11 de Maio 2018 - 09:21

Ingredientes:

1 embalagem de Cookies

1 lata de leite condensado

500 ml de leite

3  ovos

1 colher (sopa) de amido de milho

1 lata de creme de leite

Margarina Namesa

 

Modo de Preparo:

- Em um liquidificador, coloque o leite condensado, leite, ovos, amido de milho e o creme de leite, batendo até obter um creme homogêneo.

- Transfira este creme para uma tigela e misture com os Cookies quebrados rusticamente.

- Numa fôrma para pudim untada com margarina, coloque a massa e leve ao fogo em banho-maria por aproximadamente 1 hora.

- Desenforme o pudim ainda morno e deixe na geladeira até servir.

Nutricionista alerta a importância da alimentação na saúde da mulher

11 de Maio 2018 - 09:19

A alimentação tem impacto direto na qualidade de vida de homens e mulheres.  Apesar das determinações nutricionais serem diferenciadas para cada um, todos tem o mesmo objetivo: a prevenção contra doenças.

A mulher, que passa por várias fases em sua vida, deve ter cuidado com as diferentes faixas etárias. Com isso, Roseanny Cristina, nutricionista do Hapvida Saúde explica que “ a alimentação da mulher tem, hoje, essa maior atenção pela rotina diária exaustante e pelos diferentes ciclos de vida, ou seja, ela precisa adequar à TPM (tensão pré-menstrual), ao climatério (fase que antecede a menopausa), à menopausa (última menstruação), e, possivelmente, à gestação’’.

Em função das doenças que atingem as mulheres ao decorrer das etapas vivenciadas, há diversos fatores que devem ser considerados na hora da elaboração desse cardápio alimentar diário. “Devemos observar as melhores fontes de vitaminas, minerais e melhor suplementação em determinada fase da mulher, considerando peso, altura e idade. Uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras e, também, um melhor consumo de alimentos integrais com redução de gorduras’’, indica a especialista.

Para a mulher, esse direcionamento alimentar é determinante para prevenção de doenças. “É recomendado óleo de prímula, que tem benefícios indicativos contra o câncer de mama. Os alimentos ricos em licopeno para prevenção do câncer de útero também são sugeridos. Além da ingestão de sucos funcionais para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia, os chamados radicais livres’’, explica Roseanny Cristina.

Essas alterações no cardápio representam saúde e o bem-estar da mulher, principalmente na jornada diária em busca de longevidade. Aliada à atividade física e acompanhamento do especialista, essa alimentação saudável tem o objetivo de prevenir doenças e promover a qualidade de vida.

Receita: Canelone de Strogonoff com massa de Lasanha

10 de Maio 2018 - 02:53

O Canelone, feito com a massa de Lasanha é uma excelente escolha para manter a tradição das refeições de domingo com as pessoas que amamos. Além de ser uma receita saborosa, tem rendimento de 8 porções e fica pronta em até 60 minutos.

Ingredientes:

2 pacotes de Lasanha

1 peito de frango (cozido e desfiado)

1 pote de requeijão

300g de molho de tomate

1 lata de creme de leite

Sal, pimenta e noz moscada a gosto

 

Modo de preparo:

- Mergulhe a massa de lasanha na água quente somente para quebrar a fibra. Faça isso com os dois pacotes. Misture o frango desfiado com o requeijão para o recheio dos canelones;

- Misture todos os ingredientes do molho;

Montagem:

- Em um refratário, coloque um pouco do molho. Pegue a massa de lasanha uma a uma, coloque o recheio de frango em toda a extensão e enrole;

- Coloque no refratário e faça isso com todas as lâminas da lasanha. Cubra os canelones com o restante do molho e polvilhe queijo ralado;

- Leve ao forno preaquecido até derreter a muçarela. Sirva em seguida.

 

Rendimento: 8 porções

Tempo de preparo: 1h

A sua mãe merece um brunch surpresa!

09 de Maio 2018 - 02:35

O Dia das Mães é a ocasião perfeita para lembrar e agradecer o amor e afeto que recebemos diariamente. Uma excelente dica é começar o domingo surpreendendo! É comum que elas acordem mais cedo, deixando tudo pronto para família. Agora é o momento de deixá-la dormir um pouco mais, pois dessa vez o desafio é seu! Acorde a mamãe com beijos e ofereça um brunch completo. Isso já dará um pique a mais para o passeio que tem em mente.

Pensando nisso, sugiro uma opção saborosa e cheia de nutrientes para iniciar as comemorações: Ovos Beneditinos. De origem estadunidense, os Ovos Beneditinos são perfeitos após uma longa noite de sono. Para tornar esse momento ainda mais especial, sugerimos que acrescente um suco natural da preferência dela ou uma xícara de café com leite.

Esse mimo promete uma manhã de muitos sorrisos e mais disposição para todas as atividades do dia. Capriche na decoração, coloque tudo em uma bandeja bem bonita e sirva tudo com muito carinho. Com certeza ela vai amar!

Veja abaixo o modo de preparo:

Ingredientes:

4 ovos

1 copo grande de água

1 colher (sopa) de vinagre branco

1 colher (café) de sal

3 colheres (sopa) de água

Suco de ½ limão

3 gemas

Sal a gosto

5 colheres (sopa) de Margarina Light

1 colher (chá) de mostarda

3 colheres (sopa) de creme de leite fresco

4 fatias de pão branco

4 fatias de peito de peru fatiado

Queijo ralado a gosto

Salsa picada a gosto

 

Modo de preparo:

Passo 1 - Coloque o pão no forno para torrar. Enquanto isso, em uma frigideira, adicione um copo de água, o vinagre e o sal. Em seguida, leve ao fogo. Quando começar a borbulhar quebre os ovos, coloque-os na água com cuidado e deixe por 5 minutos.

Passo 2 - Em uma tigela de vidro em banho-maria, coloque 3 colheres de sopa de água, o suco de meio limão, as gemas, o sal e a Margarina Amorela Light. Assim que a margarina derreter, misture o creme de leite e mexa. Coloque o peito de peru fatiado, o ovo e o molho em cima de cada fatia de pão. Por cima do molho, coloque o queijo ralado e salsinha picada.

Receita: Pavê de Abacaxi

08 de Maio 2018 - 02:41

Em 13 de maio, segundo domingo do mês, é celebrado o Dia das Mães. Normalmente, queremos agradar dando um presentinho, mas podemos fazer ainda mais. Afinal, vale a pena mimar quem sempre nos proporciona as melhores lembranças.

Nesta data tão singular, que tal reunir a família e caprichar na sobremesa? Monte um delicioso Pavê de Abacaxi. Refrescante e simples de fazer, o Pavê de Abacaxi vai encantar a todos. Sem dúvida vão querer repetir! Para você não errar a mão no modo de preparo do doce, acompanhe o passo a passo em vídeo www.youtube.com/watch?v=0Cr68giRu1o.

Ingredientes:

1 pacote Biscoito Maizena

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 abacaxi

1 xícara e ½ de açúcar

2 claras de ovo

 

Modo de preparo:

- Corte o abacaxi em cubos e, em uma panela, adicione 1 xícara de açúcar para caramelizar. Refogue até derreter o açúcar e dourar o abacaxi;

- Em uma batedeira, coloque o leite condensado, metade do creme de leite e bata até formar um creme homogêneo;

- Em um molde, coloque uma camada do creme, uma camada de biscoito de maizena Fortaleza e uma camada de abacaxi caramelizado;

- Bata as claras em neve com ½ xícara de açúcar e depois misture a outra metade do creme de leite. Esta é a última camada do pavê;

- Leve à geladeira por 2 horas e sirva.

 

Rendimento: 8 porções
 

Capriche no almoço de Dia das Mães com pratos econômicos e deliciosos

07 de Maio 2018 - 02:42

Não é necessário gastar muito para ter um almoço perfeito, basta cozinhar com carinho e, claro, sem economizar no amor. Neste Dia das Mães, comemorado em 13 de maio, não poderia ser diferente! Com ingredientes que você encontra em qualquer supermercado, você pode preparar receitas deliciosas para comemorar a data da mulher mais importante da sua vida.

Aqui tem a sugestão de uma receita de massa prática e saborosa para servir neste dia tão especial, mas sem pesar no bolso: Mini Rolinhos de Lasanha.

Os incríveis Mini Rolinhos de Lasanha, têm rendimento de até 6 porções e custo médio de R$18,00. São perfeitos para quem quer um almoço charmoso, cheio de amor e praticidade. Para não errar no modo de preparo, assista o passo a passo em vídeo no canal da marca Estrela: www.youtube.com/watch?v=dLihPFhOI34

Ingredientes:

200 g de molho bechamel

200 g de carne moída

200 g de queijo muçarela

1 pacote de Lasanha

 

Modo de Preparo:

- Forre as forminhas com a lasanha. Coloque carne moída e cubra com a massa da lasanha. Adicione molho e queijo, depois cubra novamente com a massa da lasanha. Adicione uma última camada com carne moída, queijo muçarela e molho bechamel.

- Leve ao forno até o queijo derreter.
 

Prepare um Tortiglione à Bolonhesa e dê muito mais sabor ao seu jantar

04 de Maio 2018 - 03:19

Durante muito tempo, foi disseminado a ideia de que consumir carboidratos no período da noite poderia influenciar no ganho de peso. Entretanto, segundo a nutricionista e consultora da marca, Jaqueline Mathias, da Equilibrium, “não consumir massa à noite é um mito, principalmente para quem quer emagrecer, pois cortar o consumo de carboidrato não significa perda de peso. Por isso, a melhor estratégia é controlar a ingestão calórica durante todo o dia”.

Pensando nisso, aqui tem uma receita de Tortiglione à Bolonhesa. A massa que leva molho de tomate e carne moída é super simples de preparar e fica uma delícia.

Com certeza, a sua noite ficará muito mais gostosa!

Dica do Chef: Que tal usar folhas de manjericão para dar um sabor especial?

Ingredientes:

-250 gramas de Tortiglione  cozido

-100 gramas de carne moída de primeira

-1 dente de alho picado

-Pimenta  moída  a  gosto

-60 gramas de cebola picada

-Sal a gosto

-200 gramas de molho de tomate

-2 colheres de óleo

Modo de Preparo:

- Frite a cebola até dourar no óleo, em seguida adicione o alho e deixe dourar.

- Despeje a carne e deixe cozinhar juntamente com a cebola e o alho, em seguida adicione o molho de tomate, finalize com sal e pimenta a gosto.

- Depois que o molho estiver pronto despeje cuidadosamente sobre a massa cozida.

Rendimento: 2 porções

Calorias: 850 kcal por porção

Receita: Croquete de Milho com Calabresa e Muçarela

04 de Maio 2018 - 02:59

Você sabia que o milho é um dos alimentos mais consumidos ao redor do mundo? Rico em nutrientes e super benéfico, ele pode ser utilizado no preparo de diversas receitas e é o ingrediente chave para muitos doces e salgados. Por isso, trouxe uma receita deliciosa: Croquete de Milho com Calabresa e Muçarela.

O Croquete de Milho com Calabresa e Muçarela é ideal para chamar as pessoas queridas e saborear um petisco rápido com o verdadeiro gostinho deste cereal. 

Considerado o grão mais importante da atualidade, o milho está presente em tudo, inclusive na farinha. O fubá, por exemplo, é muito utilizado na culinária brasileira e dá muito mais sabor a sua massa.

Aproveite todos os benefícios que o milho pode oferecer e prepare um cardápio cheio de sabor e alegria!

Veja abaixo o passo a passo das receitas:

 

Ingredientes:

1 lata de milho verde

1 lata de leite

2 colheres de margarina

Meia cebola ralada

3 colheres de salsa e cebolinha bem picadas

3 xícaras de Farinha de trigo tipo I sem fermento

Sal a gosto

 

Para empanar:

2 ovos

1 xícara de leite

Flocos de milho

 

Modo de Preparo:

- Bata o milho e o leite no liquidificador. Depois, basta coar e reservar.

- Refogue a cebola com a margarina e o cheiro verde até que a cebola fique bem transparente. Acrescente o milho batido, o cheiro verde e deixe ferver. Acerte o sal.

- Coloque de vez a farinha e cozinhe, sempre mexendo, até que se forme uma massa bem uniforme e solte do fundo da panela.

 

Ingredientes do recheio:

2 linguiças calabresas raladas em ralo grosso

300 g de queijo muçarela ralado em ralo grosso

150 g de cream cheese ou requeijão cremoso

 

Modo de Preparo:

- Misture todos os ingredientes. Forme bolinhas e leve ao freezer.

 

Montagem:

Pegue pedaços da massa, abria na mão e recheie com as bolinhas do recheio resfriadas, formando os croquetes ou bolinhos, como preferir.

 

Para empanar:

- Misture leite e ovos, mergulhe os bolinhos ou os croquetes na mistura e passe nos flocos de milho. Leve ao freezer para congelar.

- Frite resfriado, em óleo bem quente, até que a massa fique dourada.

 

Ingredientes para Chutney de Pimenta Doce:

12 pimentas doces (umas compridinhas, verdes ou alaranjadas, que não ardem) ou 30 pimentas biquinho

1 xícara de água

1 xícara de açúcar

Meia xícara de aceto balsâmico

1 colher de café de sal

 

Modo de Preparo:


- Bata as pimentas, açúcar e água no liquidificado. Leve a mistura a uma panela média e acrescentar os demais ingredientes. Deixe cozinhar em fogo baixo até que atinja ponto semelhante ao de geleia.

Receita: moqueca de peixe na panela elétrica de pressão

03 de Maio 2018 - 02:34

Uma receita especial para o Dia das Mães: moqueca de Dourado. O  prato é feito na panela elétrica de pressão que deixa os ingredientes ainda mais saborosos e a tarefa mais fácil, pois elimina a necessidade de usar várias panelas ou ficar ter de ficar de olho no cozimento. Assim, sobra mais tempo para curtir o domingo com a mamãe.

Acompanhe a seguir a receita:

Moqueca de peixe na panela elétrica de pressão

Tempo de preparo: 20 min

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

2 postas de dourado

1 cebola em rodelas

1 pimentão vermelho em rodelas (sem sementes e sem a parte branca)

1 pimentão amarelo em rodelas (sem sementes e sem a parte branca)

2 tomates maduros e firmes cortados em rodelas

1 vidro de leite de coco

1 vidro de azeite de dendê

½ maço de coentro

1 pimenta dedo de moça picadinha sem sementes

Sal a gosto

 

Modo de preparo

1.      Tempere as postas com sal, limão e pimenta dedo de moça.

2.      No modo refogar, arrume em camadas as cebolas, os pimentões e os tomates.

3.      Deite as postas sob a cama, regue tudo com leite de coco e o dendê.

4.      Feche a panela e coloque no modo pressão por 10 minutos.

5.      Abre a panela, acrescente as folhas de coentro e sirva.

Fonte: Midea

Como fazer Sanduíche de Queijo Minas com Vegetais Marinados

02 de Maio 2018 - 02:53

Ainda na ideia de fazer uma grande diferença na saúde dos pequenos com lanches saudáveis, coloquei aqui mais uma receita. Dessa vez a sugestão é de Sanduíche de Queijo Minas com Vegetais Marinados.

Você sabia que os queijos, quando acrescentados nestes lanchinhos, trazem mais sabor e ajudam a disfarçar o gosto daqueles alimentos que as crianças ainda estão aprendendo a consumir? E se o seu filho for intolerante à lactose, não tem problema. É só procurar uma marca que possui uma linha zero lactose, para que todos possam se deliciar com estas receitas. 

Ingredientes:

½ cenoura ralada

½ beterraba ralada

1 colher (sobremesa) de azeite

1 colher (sopa) de vinagre balsâmico

1 pitada de sal

1 colher (café) de ervas finas

1 pão tipo baguete

2 fatias de Queijo Minas Frescal

Preparo:

Em um recipiente, misture a cenoura e a beterraba, tempere com azeite, vinagre, sal e ervas;

Corte a baguete ao meio; coloque duas fatias de Queijo Minas Frescal; se preferir, leve a baguete ao forno por alguns minutos para que o queijo derreta;

Distribua os vegetais temperados sobre o queijo e feche com a outra metade do pão. Corte a baguete ao meio e sirva.

Rendimento:

 2 porções (1/2 baguete por porção)

 Tempo de Preparo:

 20 minutos

Confira sugestão de lanchinho saudável para a lancheira do seu filho: Como fazer Sanduíche Rústico de Abóbora

30 de Abril 2018 - 05:18

Conseguir que as crianças tenham uma alimentação equilibrada parece uma missão impossível. Por mais que tentemos inserir os legumes, verduras e frutas na alimentação dos pequenos, eles, na maioria das vezes, acabam preferindo os doces, frituras e tantos outros alimentos nada nutritivos. Pensando nisso, sugiro uma receita de sanduíche saudável, equilibrado e muito gostoso para colocar na lancheira do seu filho.

Ingredientes:

1 colher (chá) de azeite (10 ml) 

1 abóbora de pescoço pequena (270g) cortada em fatias grossas (aproximadamente 7 mm) 

4 fatias de Queijo Minas (200g) cortadas ao meio 

1 cebola pequena picada (120g) 

½ colher (chá) de cúrcuma em pó (açafrão da terra)

3 colheres (sopa) de Creme de Queijo Minas

Modo de Preparo:

Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e disponha as fatias de abóbora. Cubra com uma tampa de panela e deixe dourar de um dos lados. Vire-as e repita o processo para que dourem do outro lado. Na mesma frigideira, doure ligeiramente as fatias de queijo. 

Ainda na mesma frigideira, aqueça o restante do azeite e doure a cebola. Desligue o fogo, junte o açafrão e o creme de Minas, e misture bem, formando um patê. 

Monte o falso sanduíche, dispondo sobre uma tira de abóbora 1 fatia de queijo dourado e ½ colher (sopa) do patê de açafrão. Feche o sanduíche com outra fatia de abóbora e sirva ainda quente puro ou acompanhado de salada de folhas.

Tempo de preparo: 20 minutos

Rendimento: 4 porções