Mundo

em 17 julho, 2019

Brasil é o 4º país que mais confia em jornais e revistas no mundo

Empresa de pesquisa de mercado independente presente em 89 países, a Ipsos realizou nova pesquisa global sobre confiança nas mídias, a “Trust in the Media”.

O resultado aponta que o Brasil é o quarto país que mais confia no conteúdo produzido por jornais e revistas. Seis em cada 10 brasileiros (65%) confiam em veículos impressos. Por outro lado, 8% dos brasileiros não confiam e 23% não têm muita confiança.

Boa aceitação também na televisão e no rádio (65%). Sites de notícias e plataformas online são aceitos por 58%. No mundo, os índices são de 49% e 45%, respectivamente.

Globalmente, o índice de aprovação do impresso é de 47%. A Sérvia é a nação que menos confia, com 11%.

De impressos no mundo:

Enquanto a média global de que jornais e revistas são relevantes é de 54%, a brasileira está em 70% (empatada com Malásia), atrás apenas de Índia (82%) e África do Sul (74%). 

A relevância dos outros meios no país também está em alta: televisão em rádio (69%) e sites de notícias e plataformas online (70%).

De intenções

Globalmente, metade dos entrevistados (50%) acreditam que jornais e revistas agem com boas intenções. No Brasil, o percentual é de 63% (o mesmo para os veículos online). Os brasileiros acreditam ainda mais na boa intenção da televisão e do rádio (65%).

“O Brasil tende a ser uma população que valoriza e confia na mídia mais do que grande parte dos países do mundo. O brasileiro é um cidadão que acredita na mídia e no valor que ela tem para informar e instruir”, diz Diego Pagura, diretor na Ipsos Brasil.

Outras fontes de informação

No mundo, as pessoas confiam mais em que elas conhecem pessoalmente (72%) do que online (27%). Os brasileiros também confiam mais nos conhecidos ‘face a face’’ (73%) do que pela internet (38%).

Entre os entrevistados globalmente, a percepção de relevância das notícias e informações recebidas por pessoas conhecidas pessoalmente também é maior (70%) do que as enviadas por contatos da internet (36%). No Brasil, os índices são de 76% e 48%, respectivamente.

Somente 39% dos entrevistados globalmente acreditam que as pessoas conhecidas pela web agem com boas intenções quando compartilham informações. O índice é bem maior para quem conhecem cara a cara (72%). No Brasil, os resultados são ainda mais altos: 49% e 76%, respectivamente.

Fake News

O Brasil, no entanto, está entre os países que também mais acreditam que o conteúdo falso prevaleça em jornais e revistas (59%). A Sérvia é o que mais acredita, com 82%. O índice global é de 52%.

Entre os entrevistados brasileiros, a percepção de que as fake news prevalecem na internet é ainda maior, com 68% - média acima do que a global (62%). Para a televisão, os índices são de 61% e 52%, respectivamente.

As informações obtidas entre os amigos também geram desconfiança, já que 61% dos brasileiros acreditam que eles podem trazer conteúdo falso. A média global é de 37%. A possibilidade de conteúdo falso é ainda maior entre conhecidos apenas pela internet, com 67% no Brasil e 54% no mundo.

A pesquisa online foi realizada com 19,5 mil entrevistados em 27 países, entre 25 de janeiro e 8 de fevereiro de 2019. A margem de erro para o Brasil é de 3,1%.

Autor(a): Eliana Lima