Saúde

em 11 setembro, 2018

Campanha de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo entra na reta final em Natal

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo segue até a próxima sexta-feira (14) em Natal. Pais ou responsáveis podem levar as crianças em qualquer posto de saúde, independente do local onde reside. 

Até o momento, foram aplicadas 33.119 doses para poliomielite e 32.075 para sarampo, o que corresponde, respectivamente, a uma cobertura de 76,83% e 74,42%. O objetivo é imunizar 43.475 crianças na capital potiguar. 

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a vacinação é a única forma de impedir a propagação do vírus do sarampo, que voltou a circular no país, e evitar a reintrodução do vírus da paralisia infantil. Mesmo aqueles que já receberam as doses devem ser vacinados. A imunização contra o sarampo deve ser feita nas crianças maiores de um até menores de cinco anos, independentemente de quantas doses tomou durante a vida.  

Devem receber a vacina contra poliomielite, as crianças maiores de um até menores de cinco anos, independentemente de quantas doses já tomaram durante a vida. Caso ainda não tenha sido vacinada, será realizada a aplicação inativada de poliomielite. Já se a criança tiver sido vacinada uma ou mais vezes, será feita a vacina oral.