Cidade

Foto: Divulgação
em 8 novembro, 2018

Campanha Novembro Azul fará mais de 400 atendimentos urológicos no HUOL

Estamos no mês em que todos os esforços são concentrados em prol da luta contra o câncer de próstata. No Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), todo o serviço de Urologia está mobilizado na campanha Novembro Azul, cujo objetivo é promover mais de 400 atendimentos na especialidade.

Todos os dias serão realizadas 20 consultas pela ação, assistindo homens, a partir dos 50 anos, que preferencialmente nunca tenham feito exames preventivos para o câncer de próstata. “A ideia é garantir atendimento a quem nunca esteve com um especialista, pela dificuldade de acesso”, explicou o médico José Hipólito, coordenador da campanha.

Toda a agenda foi elaborada no mês de outubro, em parceria com secretarias de municipais de saúde, que fizeram a triagem do público em suas localidades e se comprometeram com o transporte dos pacientes. Cidades distantes e com maior carência em estrutura de saúde foram priorizadas.
 

Mutirão cirúrgico
Na sexta-feira 16, a soma de esforços será no centro cirúrgico, através de cinco equipes que realizarão um mutirão para a execução de 15 procedimentos de maior gravidade e complexidade, atenuando a fila de cirurgias do estado.
 
Sobre a Ebserh
Desde agosto de 2013, o HUOL-UFRN é vinculado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.