Cidade

em 11 julho, 2018

Casa Durval Paiva completa 23 anos celebrando vidas

A Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva completa 23 anos na próxima quarta, 11/07, celebrando as vidas de centenas de crianças e adolescentes que já passaram pela instituição. A data será marcada pelo reencontro dos ex-pacientes, hoje curados, que no evento irão compartilhar muitas histórias de lutas e superações.

Em mais de duas décadas, 1401 pacientes foram assistidos pela instituição. Hoje, 525 crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos estão em tratamento contra o câncer ou doenças hematológicas crônicas.  Além do acompanhamento às terapias, a Casa acolhe e atende as famílias dos pacientes, contribuindo para a transformação da realidade social destas, proporcionando assim uma nova perspectiva de vida e de futuro.

A Casa oferece hospedagem, translado para consultas e exames, refeições, cestas básicas, medicamentos e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicóloga, arte educadora, dentistas, farmacêutica, nutricionista, pedagogas, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e profissional de TI.

A instituição ainda desenvolve diversos projetos voltados para o resgate da cidadania da criança e de seu acompanhante. Dentre eles, destacam-se: o Projeto Vida, que já construiu 88 casas e reformou 129 residências, proporcionando melhor qualidade de vida para o paciente e seus familiares; a classe domiciliar/hospitalar, com projetos que dão suporte à educação dos pacientes enquanto estão em tratamento e a Sala de Artes, que proporciona a capacitação profissional e a geração de renda para os familiares.

As ações e serviços prestados já alcançam 133 municípios do Rio Grande do Norte e ultrapassam as fronteiras territoriais, chegando aos estados da Paraíba, Ceará, Piauí e Sergipe. Certificada em 2017 com conceito ‘A’ do Selo Doar, que atesta a adequação ao Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor no Brasil, também foi reconhecida no mesmo ano como uma das 100 melhores Ongs do Brasil e a melhor do Nordeste, pelo Instituto Doar e a Revista Época.

Graças as sementes da solidariedade, centenas de histórias podem ser contadas na Casa Durval Paiva, umas de perdas, outras tantas de curas, mas a tônica principal é a celebração da vida, enquanto ela possa existir. A Casa Durval Paiva fica situada na Rua Prof. Clementino Câmara, 234 - Barro Vermelho, Natal/RN. O telefone para informações e contato é o 4006-1600.

 

Autor(a): Saulo de Castro