Rituais da Boa Mesa - rituaisdaboamesa@gmail.com

Janaina Amaral

Na segunda-feira (17), às 19h, a padaria Casa Nacre abriu suas portas para receber convidados num bate-papo exclusivo com o consultor da casa, o padeiro renomado internacionalmente, Javier Vara. Em sua exposição intitulada “Pão e Saúde”, Javier que também é criador do conceito de #paohonesto, falou sobre os malefícios que o processo de industrialização trouxe ao pão e também do diferencial do seu método de produção de pães. 

Para Javier Vara, existem muitas patologias oriundas da alimentação e o pão nesses casos, tem contribuição efetiva, pois existem excessos de produtos nocivos, como melhoradores e aditivos tóxicos que alteram o sabor e o potencial energético do alimento, impactando negativamente na saúde dos consumidores. “Nas padarias convencionais, o processo de fermentação é rápido e isso reflete no pão. É preciso ter tempo para que as toxinas sejam degradadas. No método do #paohonesto é necessário no mínimo 24 horas para a fermentação, o pão passa de tóxico a saudável, inclusive com um baixo índice glicêmico, por isso que falar de pão é falar de saúde”, argumentou Javier.

Sobre Javier Vara:
Javier Vara é espanhol, está na 7ª geração de padeiros e tem mais de 40 anos de experiência em panificação. Além de consultor também é professor e consultor da Casa Nacre.