Economia

em 11 maio, 2018

CEF aprova medidas para aprimorar governança corporativa

A Caixa Econômica Federal (CEF) aprovou, na reunião do Conselho de Administração nesta quinta-feira (10), a implementação de medidas de aprimoramento e fortalecimento de sua Governança Corporativa, sustentadas em cinco pilares: i) Compromisso com a Governança Corporativa, ii) Estrutura e Funcionamento dos Conselhos Estatutários, iii) Ambiente de Controle da CAIXA, iv) Transparência, Ética e Integridade, v) Eficiência Operacional, Gestão de Contratos e Patrocínios.

A CAIXA, a partir da implantação dessas medidas, materializa um importante passo no fortalecimento de sua governança, em consonância com as melhores práticas de mercado e assegurando responsabilização e efetividade da governança corporativa.

Dentre as medidas, destacamos o aprimoramento de temas como Segurança da Informação, Revisão do Código de Ética e Conduta, do ambiente de controle, incluindo a criação da Diretoria Executiva de Controles Internos e a Diretoria de Auditoria Interna, além da criação do portal Transparência CAIXA com informações sobre processos, políticas, regimentos dos comitês de sua estrutura de governança, operações com entes públicos e contratações de fornecedores.

Com isso, a CAIXA apresenta importante avanço e alinhamento às melhores práticas de mercado e a consolidação de uma cultura de governança corporativa. O propósito é a criação e reforço do conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, para assegurar o alinhamento ente a gestão empresarial, o compromisso com a sociedade e com os órgãos de fiscalização e controle.