Cultura

Foto: Divulgação
em 5 julho, 2018

Colônia de férias tranquilizam pais e agradam crianças durante férias do meio do ano

Férias escolares do meio do ano. Uma das épocas mais esperadas pelas crianças está em curso, mas nem todos os pais podem estar ao lado dos filhos durante esse período. Com rotinas cada vez mais atribuladas, falta tempo para os adultos preencherem os dias livres dos pequenos. Uma alternativa é matriculá-los em colônias de férias, que mesclam conhecimento e lazer em encontros diários, capazes de tranquilizar os pais e agradar as crianças.

Em Natal, as programações voltadas para as férias do meio do ano são uma prática antiga, mas que se reinventaram ao longo dos anos, tornando-se uma extensão da sala de aula, a partir da abordagem de conteúdos didáticos. O incremento tem atraído cada vez mais adeptos na cidade. É o caso da colônia de férias do Complexo Educacional Contemporâneo, que acontece até o final da próxima semana com uma temática global: “Viva o nosso mundo!”.

A programação contempla gincanas, oficinas, passeios e atividades culturais e esportivas, dentro e fora do ambiente escolar, com alusão a aspectos culturais nacionais e de outros países. Segundo a educadora Irany Xavier de Andrade, além de preencher esse tempo livre com brincadeiras elaboradas por profissionais, o programa também inclui a parte educacional, o que faz com que essas atividades somem e não sejam apenas uma simples distração de férias.

Irany conta que a necessidade de dotar as programações de conteúdo educativo nasceu de um pleito das próprias crianças. “Todas querem compartilhar boas experiências na volta às aulas e pediam, do jeito delas, para que as atividades trouxessem conhecimentos e, principalmente, novidades”, conta a professora, que complementa: “Ao final, os dias de férias serão tão produtivos quanto os letivos, com brincadeiras, mas também aprendizagem”.