Rituais da Boa Mesa - rituaisdaboamesa@gmail.com

Janaina Amaral

Os dias estão cada vez mais corridos e optar por fazer receitas rápidas e práticas tem sido de grande ajuda para a vida. Os alimentos das safras de outubro, novembro e dezembro são excelentes para essas ocasiões.

Massas que contenham em sua receita abóbora, aspargos, berinjela, ervilha, pimentão, tomate até mesmo aquela saladinha a base de brócolis, espinafre, couve-flor, folha de uva, almeirão e rúcula, por exemplo, são excelentes pedidas tanto para o almoço quanto para o jantar.

Ingredientes:

500g de massa de Lasanha 

2 litros de leite

150g de trigo

100g de manteiga

Noz moscada a gosto

3 cebolas

300g de folhas de espinafre

3 dentes de alho

100ml de azeite

600g de molho de tomate

Manjericão a gosto

400g de queijo muçarela fatiado

200g de queijo parmesão ralado

Sal a gosto

Pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe a massa da lasanha em água e sal por cinco minutos. Escorra e reserve.

Molho:

No liquidificador, processe o leite com o trigo, a manteiga, a cebola, a noz moscada ralada e metade do parmesão. Leve em fogo baixo mexendo sempre até encorpar o molho. Retire do fogo e reserve.

Para o espinafre:

Refogue as folhas de espinafre no azeite e no alho; tempere com sal e pimenta do reino a gosto e reserve.

Molho de tomate:

Em uma panela, coloque o azeite e duas cebolas picadas; acrescente o molho de tomate e tempere-o com folhas de manjericão, sal e pimenta do reino a gosto.

Montagem:

Disponha molho branco no refratário e o espinafre refogado.

Coloque a massa de lasanha; molho branco com espinafre; queijo muçarela; molho de tomate; massa de lasanha; molho branco com espinafre refogado; molho de tomate; queijo muçarela; queijo parmesão ralado e as folhas de manjericão. Leve ao forno por 30 minutos.