Rituais da Boa Mesa - rituaisdaboamesa@gmail.com

Janaina Amaral

Você sabia que peixes e frutos do mar requerem cuidados específicos por serem alimentos perecíveis? Confira estas dicas imperdíveis:

- Compre sempre em peixarias de confiança, especializadas e com alta taxa de rotatividade e certifique-se sobre as origens dos produtos;

- Leve uma bolsa térmica e gelo para transportar o peixe no ambiente mais frio possível, além de pedir que seja embalado em gelo também. Coloque dentro da geladeira o mais rápido possível;

- Examine o peixe com cuidado antes de comprar;

- Evite comprar peixes com cheiro forte, porque é um sinal de que ele pode estar em processo de deterioração e começando a estragar. O cheiro “normal” de peixe é de mar, como maresia, que por sinal é facilmente retirado com água.

- Dê preferência a peixes inteiros, com pele reluzente, aparência esticada, olhos brilhantes, vivos e as entranhas vermelhas, ao invés de pedaços já cortados, pois estes retêm sabores estranhos mais depressa.

- Para peixes vivos, escolha os que estejam ativos em tanques limpos e bem aerados.

- Quanto aos pedaços, dê preferência aos pré-cortados, que pareçam úmidos, brilhantes, sem intervalos entre as camadas de músculo e sem pontas secas ou escuras.

Parece difícil, mas escolher o peixe da forma correta é essencial para obter um produto de boa qualidade e deixar as suas receitas muito mais gostosas. Ah! Vale também apostar em peixes e frutos do mar congelados. Sempre prefira escolher as embalagens das partes mais fundas e frias do congelador.

Aproveite as dicas e comemore esta data preparando um delicioso macarrão tipo Penne com Salmão em Crosta com Castanha-do-Pará e Linhaça.

Veja abaixo o passo a passo para não errar:

Como fazer Penne com Salmão em Crosta com Castanha-do-Pará e Linhaça
 

Ingredientes:

1 embalagem de Penne (500g)

750g de salmão em posta

2 colheres (sopa) de azeite

100g de castanha-do-pará, triturada

100g de semente de linhaça
 

Molho de Tomate:

5 colheres (sopa) de azeite

3 dentes de alho, picados

1 cebola média, picada

12 tomates maduros, sem pele, sem sementes e picados
 

Refogado de Brócolis:

3 colheres (sopa) de azeite

2 dentes de alho, picados

1 maço de buquês de brócolis, cozido

sal e salsinha picada a gosto
 

Modo de Preparo:

- Comece preparando o salmão. Tempere o salmão com o azeite e sal. Misture a castanha do para com a linhaça e empane as postas de salmão. Em uma assadeira média, acomode o salmão, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180ºC) preaquecido por 30 minutos. Retire do forno e reserve.

- Prepare o molho de tomate. Em uma frigideira média, aqueça o azeite, refogue o alho e a cebola. Junte os tomates e refogue até desmanchar. Acerte o sal, tempere com a salsinha e reserve.

- Prepare o refogado de brócolis. Em uma frigideira pequena, aqueça o azeite e refogue o alho. Junte os buquês de brócolis, acerte o sal e deixe refogar por mais 3 minutos e reserve.

- Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

- Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de tomate e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.

- Acomode por cima o refogado de brócolis, as postas de salmão e sirva a seguir.
 

Rendimento: 6 porções

Calorias por porção: 845,3 Kcal

Tempo de Preparo: 50 minutos

Fonte: Marca Fortaleza