Rituais da Boa Mesa - rituaisdaboamesa@gmail.com

Janaina Amaral

Com a temperatura mais elevada, nada melhor do que um sorvete para ajudar amenizar o calor, não é mesmo? Esta sobremesa faz um sucesso no país todo, principalmente em lugares quentes, como Norte, Nordeste e regiões litorais, porque além do seu sabor único, o sorvete traz uma deliciosa sensação refrescante.

Para celebrar o Dia do Sorvete, 23 de setembro, sugiro o irresistível Crepe Argentino de Doce de Leite com Sorvete de Creme. A receita é perfeita para comemorar a data e ainda agrada aos apaixonados pela combinação de pratos quentes e gelados.

Se quiser uma massa mais aerada e crocante, adicione ¼ de xícara de água com gás na hora de bater a massa no liquidificador.

Quanto à adição do sorvete na receita, existe um segredo muito importante que nem todos conhecem quando se trata desta iguaria: é necessário descongelar o sorvete antes de servir. Isto acontece porque quando retiramos qualquer tipo de alimento diretamente do congelador, fica muito frio para ser degustado, o que pode causar dores nos dentes e na cabeça.

Você pode aquecê-lo rapidamente levando o recipiente ao micro-ondas entre 5 a 10 segundos. Assim, ele derrete mais fácil, mas sem causar grandes mudanças na consistência ou maciez. Se for congelar novamente, retire apenas a quantidade que desejar com uma colher e coloque o restante no congelador.

São dicas simples, mas que fazem toda a diferença na hora de servir o seu prato. Agora é só separar os ingredientes, chamar os amigos e a família!

Veja abaixo o modo de preparo.

Como fazer Crepe Argentino de Doce de Leite com Sorvete de Creme

Ingredientes:

1 ovo

1 xícara de chá de leite integral

2 colheres de sopa de óleo vegetal

1 xícara de chá de Farinha de Trigo Tipo I (sem fermento)

1 colher de sopa de açúcar

1 pitada de sal

Doce de leite a gosto

Sorvete de creme a gosto
 

Modo de Preparo:

- Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador.

- Em uma frigideira antiaderente, coloque uma camada fina de massa e espalhe-a até cobrir toda a superfície.

- Depois que dourar, vire-a para dourar o outro lado.

- Retire-a da frigideira, recheie-a com bastante doce de leite e enrole-a.

- Sirva cada crepe com uma bola de sorvete de creme.
 

Tempo de Preparo: 30 minutos

Rendimento: 10 unidades