Saúde

em 5 setembro, 2018

Em Natal, CAPS Oeste realiza 2º Fórum de Prevenção ao Suicídio

Nesta quarta-feira (05), em alusão ao Setembro Amarelo, o Centro de Atenção Psicossocial Oeste promove, no auditório da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU Natal, o 2º Fórum de Prevenção ao Suicídio, cuja primeira edição foi realizada no ano de 2017. Agora em 2018, o CAPS deu continuidade ao trabalho.  

Nesta edição do evento, o foco principal foi a discussão de casos e ampliação da rede. Foram convidados dois representantes de todas as Unidades Básicas e Especializadas dos Distritos Oestes, Norte I e Norte II, assim como representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação de Saúde Mental. 

Foi convidada a falar durante o evento, a psiquiatra e psicogeriatra Ranna Brito, que trabalha na Policlínica Oeste. “Nós temos que conversar sempre sobre suicídio. Suicídio é um problema de saúde pública. A cada 40 segundos ocorre uma morte por tentativa de suicídio. A conversa é uma forma de alertar, para quem está necessitando de ajuda saber procurar. E quem perceber que alguém próximo está necessitando de ajuda, saber como estar perto e como ajudar”. declarou a médica. 

O Setembro Amarelo é um mês de conscientização e prevenção ao suicídio, promovido pelo Centro de Valorização da Vida desde 2015. Durante o mês são promovidas diversas campanhas que buscam conscientizar a população sobre o tema, ainda considerado tabu por muitos. No Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte entre jovens. 90% dos casos de suicídio podem ser evitados com tratamento e acompanhamento psicológico.