Cidade

em 13 setembro, 2018

Em Parnamirim, professores da rede pública recebem capacitação em Cidadania e palestra sobre doação de órgãos

Dentro do conjunto de iniciativas voltadas para educação e cidadania previstas este mês, o projeto Setembro Cidadão realiza, nesta quinta (13), uma capacitação em educação cidadã com professores da rede municipal de ensino de Parnamirim. O treinamento visa preparar os educadores a aplicarem em sala de aula o material didático Cidadania A-Z, que esclarece às crianças conceitos relacionados aos seus direitos e deveres, e é ministrado anualmente pelo Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), em parceria com a Prefeitura daquele município.
As aulas serão ministradas pelo juiz Jarbas Bezerra, doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e incluirão temas como o histórico da Educação Cidadã, além do projeto pedagógico para a utilização do material didático Cidadania AZ. “Cerca de 200 professores receberão orientações para abordarem o tema em sala de aula, junto às crianças. Serão facilitadores para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na paz social, que é, para mim, a maior definição de cidadania”, afirma Jarbas.
A capacitação será entre 8h e 11h30 e das 13h às 17h, no auditório Clênio José, no Centro Administrativo da Prefeitura de Parnamirim, no bairro Cohabinal. Neste ano, o treinamento contará ainda com a participação do Instituto do Bem, instituição de que atua na conscientização sobre a doação de órgãos e no suporte para transplantes, que levará aos professores esclarecimentos importantes sobre a temática. 
Já a diretora do Instituto do Bem, Raquel Macedo, lembra que a instituição celebra o Setembro Verde – mês de conscientização sobre a doação de órgãos – e o convite do Setembro Cidadão para a inserção do tema no treinamento é de grande valia para esclarecer aos multiplicadores sobre as dúvidas que envolvem doações e transplantes. “Os professores são de fundamental importância na construção da consciência sobre a importância de doar para salvar vidas. Será para nós uma oportunidade de explica-los quão generoso e importante é esse ato de doar, e mais importante ainda, de comunicar às suas famílias a intenção de ser doador”, afirma. No dia 27 de setembro, celebra-se o dia nacional da doação de órgãos.
Setembro Cidadão
O Rio Grande do Norte, definido por lei complementar (494/2013) como o estado cidadão do Brasil, conta a partir deste sábado com 30 dias dedicados à promoção de uma série de atividades ligadas à educação e cidadania, com a finalidade de levar a crianças e adultos a consciência dos seus direitos e deveres e os meios para participarem mais ativamente dos rumos da cidade, do estado e do país.
Batizado como Setembro Cidadão, o mês da cidadania é um dos projetos do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), idealizado e dirigido pelo juiz Jarbas Bezerra e pela advogada Lígia Limeira, que visa despertar o país para a educação cidadã. Desde o início do mês, vem sendo realizada uma vasta programação, com o apoio de instituições e municípios, para levar a discussão da cidadania a crianças e adultos por todo o RN.
Confira abaixo os eventos ainda programados para o Setembro Cidadão:
 
PROGRAMAÇÃO – SETEMBRO CIDADÃO
13/09 – Quinta-feira
8h e 14h – Capacitação de 120 professores da Rede Municipal de ensino de Parnamirim, município parceiro do PROBEC.
O curso é feito em 8 horas/aula, ministradas pelo juiz Jarbas Bezerra, doutorando em Educação pela UFRN, e inclui temas como o histórico da Educação Cidadã e o projeto pedagógico para a utilização do material didático Cidadania AZ.
16/09 – Domingo
15h – Ações de Cidadania para crianças, na Cidade da Criança, em Natal
Os mascotes Edu e Cidinha vão animar os pequenos na Cidade da Criança, que terá também contações de histórias, apresentações teatrais, entre outras atividades.
16h às 22h – Abertura do Memorial da História do RN, que funcionará até 30 de setembro.
O memorial é uma iniciativa do PROBEC em parceria com o Memorial da Assembleia Legislativa. Serão expostas peças históricas que apresentam a história do RN nas eleições – urnas de votação (desde o império) e também peças do acervo do Instituto Histórico e Geográfico do RN e do Instituto Ludovicus. Local: Natal Shopping, em Natal.
21/09 – Sexta-feira
19h – Abertura do I Encontro sobre Segurança Pública, Sistema Penitenciário e Cidadania
Iniciativa do PROBEC que visa reunir autoridades da Segurança Pública para apresentarem à sociedade as principais ações que estão sendo realizadas na segurança do Estado.
Local: Escola de Governo, Centro Administrativo do Governo do RN.
22/09 – Sábado
8h - I Encontro sobre Segurança Pública, Sistema Penitenciário e Cidadania
Local: Escola de Governo, Centro Administrativo do Governo do RN
23/09 – Domingo
15h – Ações de Cidadania para crianças, na Cidade da Criança, em Natal
Os mascotes Edu e Cidinha vão animar os pequenos na Cidade da Criança, que terá também contações de histórias, apresentações teatrais, entre outras atividades.
25/09 – Terça-feira
8h - Sessão solene  em comemoração aos três anos da Lei Municipal que criou o Setembro Cidadão em Parnamirim, na Câmara Municipal de Parnamirim.
26/09 - Quarta-feira
8h às 17h - Encontro do Proler, na Secretaria Estadual de Educação. 
30/09 – Domingo
15h – Ações de Cidadania para crianças, na Cidade da Criança, em Natal
Os mascotes Edu e Cidinha vão animar os pequenos na Cidade da Criança, que terá também contações de histórias, apresentações teatrais, entre outras atividades.