Mundo

Foto: Divulgação
em 2 abril, 2018

EUA pedirão histórico de mídias sociais de candidatos a visto

De acordo com a Reuters, em ampla expansão das informações reunidas de candidatos a visto dos Estados Unidos, o governo federal norte-americano está propondo coletar identidades de mídia social de quase todos que querem entrar no país. Foi o que mostrou um documento do Departamento de Estado nesta sexta-feira.

A proposta, que deve ser aprovada pelo Escritório de Gestão e Orçamento (OMB, na sigla em inglês), exigiria que a maioria dos candidatos a visto de imigrante ou não listem no formulário federal todas as mídias sociais que usaram nos últimos cinco anos.

A informação será usada para vetar e identificá-los, de acordo com a proposta, que afetaria cerca de 14,7 milhões de pessoas anualmente.

Anteriormente, sob as regras instituídas em maio de 2017, autoridades consulares foram instruídas a coletar informações de mídia social apenas quando determinassem “que tal informação é necessária para confirmar a identidade ou conduzir uma análise de segurança nacional mais rigorosa”, disse uma autoridade do Departamento de Estado na ocasião.