Economia

em 14 abril, 2018

Governo entrega 100 títulos de terra em São Miguel do Gostoso

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, entregou, em solenidade realizada no Centro de Cultura da cidade deste sábado (14), 100 títulos de terra que garantem a segurança jurídica sobre as propriedades de trabalhadores de São Miguel do Gostoso.

A iniciativa é parte de um convênio estimado em R$ 3 milhões, que está beneficiando agricultores de 13 municípios. Em São Miguel do Gostoso, o investimento é de R$ 154 mil.

“Estamos fazendo este trabalho de formiguinha e levando segurança jurídica aos agricultores familiares de nosso estado. Com esses títulos em mãos, eles têm acesso a políticas públicas importantes e podem incrementar suas atividades”, explicou o governador Robinson Faria.

Somente agora, após receberem os títulos, é que os agricultores podem aderir, por exemplo, ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), criado com o intuito de financiar atividades de investimento e custeio para produção agrícola.

“Quando a gente chegava num banco era humilhado. Voltava pra casa do jeito que tinha ido, sem conseguir nenhum apoio. E não temos condições de investir com recursos próprios. Meu pai morreu esperando esse título de terra, e hoje, eu já com 50 anos de idade, estou colocando um fim nessa espera com a ajuda do Governo”, comemora Pedro Sabino, agricultor da  comunidade de Angico de Fora.

O prefeito de São Miguel do Gostoso, Renato de Doquinha (PSD), ressaltou a importância do apoio do governo e garantiu que o trabalho ainda não parou. “Estamos todos de parabéns. E pra quem tiver alguma pendência e por isso não recebeu dessa vez, vamos organizar e, ainda esse ano, trazer os títulos de terra que faltam para nossa cidade”, assinalou, destacando ainda a obra de saneamento. “Até nossa saúde vai melhorar com essa obra”.

O deputado Estadual José Dias acompanhou a solenidade de entrega dos títulos e apontou a disposição do governo em não se render às dificuldades. “E aqui em São Miguel, o governador não está dando só o direito do agricultor dizer que é dono de sua terra, mas está dando condições para o agricultor produzir em prol da sua família e de São Miguel”.

A ação acontece por meio da Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), e já chegou a todas as regiões do estado. Em 2017, o Governo entregou mais de 1200 títulos de terra nas regiões do Mato Grande, Alto Oeste e Seridó. Neste convênio especificamente, além de São Miguel do Gostoso, são beneficiados agricultores de Poço Branco, Venha-Ver, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Paraná, Portalegre, Riacho de Santana, Parazinho, Pedra Grande, Jardim de Angicos e João Câmara.

Autor(a): Alice Lima