Cidade

em 16 abril, 2018

Inscrições para o ENCCEJA 2018 começam hoje

A partir das 10h de hoje (16) serão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional). O prazo termina no dia 27 de abril. As provas vão acontecer no próximo dia 5 de agosto. As inscrições acontecem pela internet, através do portal http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial. A inscrição é gratuita.

O exame é destinado para os jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental. Já para quem busca a certificação do ensino médio tem que ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do exame.

Durante a inscrição, o participante deve ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. Quem quer o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação. Mas o participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada. Na inscrição, o participante também precisa escolher a instituição na qual pretende solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência.

Os resultados do Encceja permitem a emissão de dois documentos: a certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação, e a declaração parcial de proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

Na edição 2017, no RN, mais de sete mil jovens e adultos participaram do processo para obter a certificação de escolaridade, sendo 1.109 de ensino fundamental e 5.955 do médio. Foram 22 locais de aplicação no estado, distribuídos nos municípios de Assú, Caicó, João Câmara, Mossoró, Natal e Pau dos Ferros. Mais de 100 servidores envolvidos na aplicação das provas.