Nacional

em 3 agosto, 2018

Instituto Gentil e Universidade de Brasília promovem curso de Educação Empreendedora em Campo Grande-RN

Com o objetivo de capacitar professores da rede pública de ensino, por intermédio dos conceitos necessários à formação para o empreendedorismo, o Instituto Gentil e a Universidade Nacional de Brasília (UnB) promovem entre os dias 6 e 10 de agosto o curso de extensão sobre Educação Empreendedora. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas diretamente na sede do instituto em Campo Grande, médio oeste potiguar, localizada na Rua Joaquim Martins Veras, 105, Centro.
 
A capacitação tem como responsável acadêmico o professor da UnB Antonio Nascimento Júnior, doutor em Economia e mestre em Administração. O curso terá a duração de 30 horas e acontecerá exclusivamente na sede do Instituto Gentil e será dividido em quatro unidades: O Processo Empreendedor, Posicionamento Pedagógico, Gestão e o Trabalho Final. Os certificados serão emitidos pela Universidade Brasília.
 
Utilizando metodologia de vivencias e dinâmicas de grupo, o curso pretende capacitar os participantes, durante os cinco dias, a partir dos conceitos que fundamentam a Educação Empreendedora. Foca o empreendedorismo como grande agente de desenvolvimento do país, do estado e da região, e que provoca mudanças, mobiliza recursos e motiva pessoas a criarem riquezas para si e para os seus parceiros.
 
A extensão também apresentará o empreendedorismo como um instrumento eficaz de realização pessoal e de combate à pobreza, possibilitando geração de empregos, distribuição de renda, além de conhecimento e cultura empreendedora. Outro aspecto relevante é proporcionar a oportunidade de refletir sobre a importância do planejamento no processo administrativo, tanto em organizações públicas, como no terceiro setor.
 
Parceria que deu certo
 
Em 2014, o Instituto Gentil firmou parceria com a Universidade de Brasília (UnB) para a realização de cursos de extensão com o intuito de capacitar jovens e adultos no campo do Empreendedorismo. Desde então, foram realizados dois cursos em Gestão de Empresas e Empreendedorismo de Oportunidade, capacitando 180 jovens alunos da comunidade. A Prefeitura de Campo Grande também integra a parceria na realização desses cursos de extensão sobre Educação Empreendedora.
 
Sobre o responsável acadêmico – Dr. Antonio Nascimento Júnior
 
Prof. Adjunto vinculado ao Departamento de Administração da UnB. Graduado em Pedagogia, especialista em Políticas Públicas e Administração Escolar, com mestrado em Administração de Empresas pela UnB e doutorado em Economia. Pós-doutor em Negócios, pelo Departamento de Marketing, Economia, Negócios e Direito, da Universidade de Alberta, Edmonton (Canadá). Ministra as disciplinas: Empreendedorismo, Estratégias de Empresas e Criação de Novos Negócios.
 
Conhecimento que transforma
 
O Instituto Gentil é um espaço de transformação social, sediado na cidade de Campo Grande-RN. Criado em 1996 por iniciativa do fundador da Gentil Negócios, Antônio Gentil, o espaço propõe o estímulo ao conhecimento (leitura, música, informática, arte, etc), por meio da realização de cursos, oficinas, palestras e seminários, objetivando qualificar e oferecer melhores oportunidades às crianças e aos jovens da cidade. O Instituto Gentil acredita que transformar a vida de cada uma dessas pessoas é o primeiro passo para transformar toda uma comunidade.
 
Atualmente, o Instituto conta com escola de balett, escolinha de informática, grupo de flauta doce, aulas de artesanato, violão e filarmônica. Em 2017 foi lançado o projeto de incentivo a leitura, em parceria com a Livraria Paulina, e no mesmo ano, inaugurado o espaço Kids. O instituto atende em média 200 crianças e adolescentes por ano.