Saúde

em 6 julho, 2018

Mais de 20 municípios no Rio Grande do Norte está com baixa vacinação para a poliomielite

A baixa cobertura vacinal em vários municípios brasileiros tem se tornado preocupante em todo o País. Somente no Rio Grande do Norte, 21 municípios estão com cobertura vacinal abaixo de 50% para a poliomielite. Enquanto isso, em todo o País esse número chega a 312 cidades. Os dados foram divulgados pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI), durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

Segundo a coordenadora do PNI, Carla Domingues, o risco existe para todos os municípios que estão com coberturas abaixo de 95%. “Temos que ter em mente que a vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite e de outras doenças que não circulam mais no País. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. É uma questão de responsabilidade social”, conclui.

Como forma de contornar a situação, o Ministério da Saúde tem orientado os gestores de estados que estão abaixo da meta de vacinação a organizar suas redes, inclusive readequar horários mais compatíveis com a rotina da população. Outra orientação é reforçar parcerias com escolas e creches. Além do alerta para que os estados e municípios mantenham os sistemas de informação devidamente atualizados.

Fonte: Governo do Brasil