Saúde

em 30 julho, 2018

Meia do Sol: corrida que conquistou o Nordeste

Representantes de todos os Estados do Brasil correm na Meia Maratona do Sol, mas, a corrida conquistou um lugar especial no coração dos corredores nordestinos. O evento, que se tornou o maior do segmento na região Nordeste, já ultrapassou em vários aspectos as provas realizadas nos grandes centros.
 
A Meia do Sol, realizada em solo potiguar, atrai em massa corredores de toda a região e uma prova disso é número de inscritos por estado. Somente os corredores vindos de Pernambuco já ocupam mais de 900 vagas no evento este ano, representando mais de 10% da expectativa de público total da prova, que segundo a organização é de oito mil pessoas. Um grupo que não chama atenção apenas pela quantidade, mas sim pelo registro de boas marcas na conclusão da prova nas edições passadas e por não voltar para casa sem premiação.
 
Os cearenses não ficam atrás, marcam presença com mais de 500 inscritos até o momento e integram um dos grupos que mais se destacam pelos bons resultados e empolgação. Outros estados que se destacam com o número de inscritos são Paraíba e Alagoas, com 350 e 50 respectivamente.
 
Na edição passada, o número de inscritos de outros estados já se destacava: quase 3 mil. Esse ano, a meta da organização é ultrapassar os 4 mil corredores, o que representa metade do total de participantes aguardados. “Para atingirmos essa meta, estamos trabalhando diversas estratégias de mídias específicas em outros centros, apesar de sabermos que nessa reta final o grande volume de inscrições é daqui do Rio Grande do Norte”, relata Gabriel Negreiros, um dos organizadores da Meia do Sol. Segundo a organização, até o momento, há um equilíbrio no número de inscritos entre atletas locais e atletas de fora.
 
Viajar para correr
A paixão por corrida faz o baiano Lourival Dantas, industriário, 48 anos, viajar o Brasil em busca da realização e do prazer em superar barreiras pessoais ao conquistar objetivos que vão bem além de simplesmente ultrapassar a linha de chegada.
 
Começou a correr com um grupo do trabalho, sem muitas expectativas. Nove anos se passaram e hoje a corrida faz parte de sua rotina. “A corrida chegou sacudindo meus hábitos, posso dizer que virou meu estilo de vida”, declara.
 
O “maraturista” Lourival Dantas, que já participou das meias maratonas internacionais no Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Florianópolis e Espírito Santo, encontrou a Meia do Sol pesquisando provas na internet e diz que está com muita expectativa para a corrida. “Será uma prova sem muitas preocupações com marca, irei a Natal pelo prazer de correr. Quero cruzar bem a linha de chegada e me sentir realizado, com o sentimento de dever cumprido”, comenta.
 
O atleta relata que a preparação segue como ele costuma fazer há algum tempo, associando as técnicas adquiridas durante os treinamentos que teve com uma assessoria de corrida da região até o início do ano. “Agora, mantenho os treinos três vezes por semana. Acredito que posso alcançar meu objetivo de concluir o trajeto de 21km em aproximadamente duas horas”, explica. Para incentivar na torcida e aproveitar os encantos da cidade do sol, Lourival Dantas virá acompanhado da esposa e relata que o cenário da prova e ideal para quem gosta de admirar as belezas naturais.
 
Prova
Consolidada como uma das mais importantes do país, a Meia do Sol movimentará a capital potiguar e, diferente dos anos anteriores, quando a prova era realizada no mês de novembro, a edição atual acontecerá dois meses antes, no dia 15 de setembro, para não coincidir com os preparativos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de outros eventos da cidade como o Carnatal.
 
Elaborada de acordo com as normas técnicas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a competição também cumpre com as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros e CREA.
 
Inscrições
A prova, com largada às 16h e chegada na Arena das Dunas, está no segundo lote de inscrições, no valor de R$ 120. Os interessados devem efetuar as inscrições exclusivamente pelo site www.meiadosol.com.br. A Meia Maratona do Sol é uma produção da HC Sports, empresa responsável por organizar os principais eventos esportivos do Rio Grande do Norte. A corrida conta com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal.
 
Serviço
Meia Maratona do Sol
Data: 15 de setembro de 2018 – sábado
Hora: 16h
Largada: Arena das Dunas, Natal/RN
Inscrições: www.meiadosol.com.br
Valor do 2º lote: de 1º de junho a 26 de agosto de 2018 - R$ 120