Política

em 20 fevereiro, 2018

Ministro Gilberto Kassab está em Natal para assinar acordo que levará internet para interior do RN

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, está em Natal nesta terça-feira (20) para apresentar, a convite do Governo do Estado, o programa 'Internet Para Todos'. Na ocasião, será assinado um acordo de cooperação técnica entre o Estado e o Ministério para implantar o Projeto Infovia Potiguar, que levará internet banda larga de alta velocidade para o interior do Rio Grande do Norte. O evento será na Escola de Governo, no Centro Administrativo, às 11h. 

O projeto, que deve ser implementado ainda em 2018, interligará as cidades de Currais Novos, Assú, Santa Cruz, Ceará Mirim, São Gonçalo do Amarante, João Câmara e Pau dos Ferros, beneficiando escolas, hospitais, delegacias de polícia, e outras unidades ligadas às Secretarias de Saúde, Educação, Segurança, Tributação, Justiça e Cidadania, Assistência Social e Detran, além de modernizar o setor público e oferecer melhoria no atendimento à população.

O Governo Federal assegurou a liberação de R$ 15 milhões para viabilizar a Infovia Potiguar, dos quais R$ 6 milhões já foram repassados para a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que será executora do projeto a ser implementado por etapas, utilizando a rede de fibra ótica da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF).

Coordenado pelo Gabinete Civil e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o projeto é realizado através de parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e conta ainda com a colaboração do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

Autor(a): Alice Lima
Fonte: (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)