Saúde

em 19 dezembro, 2018

Mutirão dos Hospitais Universitários atenderá crianças e idosos de lares e abrigos

Levar atendimento de saúde e humanização para crianças e idosos que vivem em lares e abrigos em todo o país. Esse é o objetivo da terceira edição da ação Ebserh Solidária, que será realizada no dia 20 de dezembro nas cidades atendidas pelos hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)

No Rio Grande do Norte, os três hospitais da UFRN estarão mobilizados na ação. O Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) fará atendimentos na Casa Irmã Ananília e no Abrigo Monsenhor Paulo Herôncio, ambos em Currais Novos. Já o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e a Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc) prestarão assistência no Espaço Solidário de Mãe Luiza, no Instituto Juvino Barreto e em duas unidades municipais de acolhimento para proteção da criança que funcionam sob tutela do Judiciário.

A expectativa é de que sejam atendidas em torno de 1,3 mil crianças e 1,7 mil idosos, com a participação de aproximadamente 1,2 mil profissionais dos 40 hospitais vinculado à Rede Ebserh dentre assistenciais e administrativos, além da participação de alunos e residentes

Serão beneficiadas pessoas que vivem nas instituições sociais escolhidas pelos próprios hospitais participantes, de maneira a oferecer serviços de saúde para aqueles que têm dificuldade de acesso a atendimento médico-hospitalar. Com o mutirão, os pacientes não precisarão se deslocar ao hospital, pois os serviços irão até eles.

Os atendimentos oferecidos contemplam diferentes especialidades, tais como, pediatria, fisioterapia, psicologia, nutrição, geriatria, cardiologia, dermatologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, assistência social, enfermagem, educação física e outros. Também serão realizadas ações educacionais preventivas em saúde e doações de presentes devido à proximidade do Natal.

O presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, ressaltou o caráter solidário e humanizado da ação. “É a terceira vez que juntamos os esforços de toda a rede em prol das pessoas que mais precisam. E essa edição é especial, pois teremos a oportunidade não apenas de levar educação e saúde, mas também de levar um abraço, um sorriso e um afago justamente em uma época do ano tão significativa, que é o Natal”.