Saúde

Foto: Foto: Divulgação/Assecom
em 12 abril, 2018

Natal oferece serviço de atendimento domiciliar para usuários do SUS

Dentre os serviços que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece aos usuários do SUS em Natal, um de grande importância é o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que atua de maneira complementar às internações hospitalares e ao atendimento ambulatorial, com foco na assistência humanizada, dando continuidade aos cuidados com os pacientes no âmbito domiciliar. A Central do SAD funciona no Centro Integrado de Serviços em Saúde – Unidade Pescadores, no bairro das Rocas, zona Leste da capital.

“Vamos até a residência e fazemos todo o acompanhamento do paciente. Se observarmos que ele precisa de algum exame, fazemos o encaminhamento. Fazemos também coleta de sangue para saber a situação do paciente”, afirmou Milena Paiva, psicóloga do SAD.

A equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar é formada por médico, psicólogo, enfermeiro, técnico em enfermagem, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta. Atualmente, cerca de 70 pacientes são atendidos pelo serviço do município, que atua em toda a região Leste da cidade. “Existem outros SADs que atuam nas outras regiões de Natal, mas esses são de nível estadual. Os nossos pacientes são aqueles que estão acamados, que estejam com lesões, utilizando sondas, possuam algum tipo de comprometimento”, explicou Milena.

Para solicitar a assistência do SAD, qualquer morador da região Leste do município pode ir até a Central. Lá, a pessoa assinará uma ficha e posteriormente a equipe fará uma avaliação do paciente. Uma das exigências para é que o usuário tenha alguém que se responsabilize por ele.

“Inclusive, fazemos cursos para esses cuidadores, pois são essas pessoas que estão diariamente com os pacientes e precisam ter noções de como realizar determinados procedimentos, como também existe a necessidade de pegar receitas e medicações”, destacou Milena Paiva.

Para tirar qualquer dúvida sobre o serviço, basta ligar para o 3232-8425.