Rituais da Boa Mesa - rituaisdaboamesa@gmail.com

Janaina Amaral

Pão Doce de Coco para alegrar o lanche da tarde

20 de Abril 2018 - 10:13

Muito querido entre as famílias brasileiras, o pão está sempre presente em nossa vida e principalmente, na nossa mesa! Do salgado ao doce, do café da manhã à sobremesa, é o tipo de alimento que não pode faltar dentro de casa. Nada melhor do que um pão caseiro quentinho para acompanhar aquele café ou suco feito na hora, não é mesmo?

Aqui tem uma receita perfeita para adoçar as suas tardes: Pão Doce de Coco. Este pão combina com qualquer hora do dia e vai deixar a casa com um cheirinho supergostoso.

Ah! Uma dica importante para não deixar o fundo da massa ficar úmido, é desenformar o pão ainda morno e colocar em cima de uma grade para ele respirar. Assim o pão fica ainda mais macio e saboroso!

Confira o modo de preparo abaixo:

Como fazer Pão Doce de Coco

Ingredientes:

5 e 1/2 xícaras de Farinha Tipo I (sem fermento)

5g de fermento biológico seco

6 colheres de sopa de açúcar refinado

1/2 xícara de leite morno

1 ovo

1 lata de creme de leite

100g de Margarina derretida

1 lata de leite condensado

300g de coco ralado

6 colheres de sopa de margarina derretida para pincelar

200ml de leite de coco

4 colheres de sopa de açúcar refinado

 

Modo de preparo:

- Em um pote, dissolva o fermento com o açúcar e o leite; deixe essa mistura descansar por 10 minutos.

- Em uma tigela grande, coloque a farinha peneirada, faça um furo no meio e adicione a mistura do fermento. Adicione o ovo, o creme de leite e a margarina. Misture bem e trabalhe um pouco a massa; deixe-a descansar dentro da tigela enfarinhada até dobrar de volume.

- Faça o recheio misturando o leite condensado com o coco ralado.

- Abra a massa e pincele a margarina derretida. Adicione o recheio em toda a superfície, deixando apenas dois dedos na parte de fechar sem recheio. Enrole como um rocambole e corte as fatias.

- Coloque as fatias arrumadas em uma assadeira untada e enfarinhada, deixe-as descansar por 30 minutos e asse-as em forno preaquecido a 200 ºC por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.

- Misture o leite de coco e o açúcar para fazer a cobertura. Assim que tirar o pão do forno, distribua a cobertura por cima e deixe-o absorvê-la.

Receita de Polpetones de Batata Doce

19 de Abril 2018 - 03:25

Ingredientes: 

Frango

Batata Doce

Manteiga Gui

Pysilium 

1 Ovo 

Modo de Preparo 

Cozinha o frango e o tritura. Faz o purê de batata doce com manteiga gui, não usei leite. Mistura tudo com 4 colheres de sopa de pysilium e 1 ovo inteiro. Faz as bolinhas igual o polpetone. 
Coloca na Wayfair por 10 min, temperatura 180. Quem não tiver, pode usar o forno. 

Molho de tomate 

Coloca no fogo: 


1- Lata de tomate pelado
1- dente de alho amassado 
 

 

 

 

 

 

 

 

Balada Bar: unidades de Morro Branco e Ponta Negra ganham novo cardápio

19 de Abril 2018 - 03:22

A clientela do Balada Bar terá um grande motivo para comemorar nos próximos dias: o cardápio do bar está passando por uma renovação e promete trazer grandes novidades, com uma vasta opção de petiscos com novos sabores e visualmente requintados.

O responsável pela nova carta do menu é o renomado chef potiguar Jonatã Canela, atualmente participante do programa culinário da GNT, The Taste Brasil,que está na quarta temporada. 

O cardápio de petiscos das duas unidades – Morro Branco e Ponta Negra -  será renovado, mas alguns itens continuarão, tais como filé com fritas, paçoca, filé à parmegiana, pastéis, os mais pedidos pela clientela, e claro, o caranguejo (carro chefe do Balada Bar), segundo informações de Clarissa e Gustavo Costa, proprietários da casa

O chef Jonatã Canela atua no mercado prestando assessoria para coffee shop, bares e restaurantes, elaborando cardápios e atuando no recrutamento, treinamento e gerenciamento de pessoas.  Além de criar os novos petiscos, o chef está fazendo o treinando do pessoal da cozinha.

Receita: Bolo salgado de frango com espinafre

18 de Abril 2018 - 02:51

Que tal uma sugestão de lanche rápido? Aqui tem como preparar um bolo salgado recheado com frango, cenoura e espinafre. Confira como é possível elaborar um prato cheio de sabor usando poucos ingredientes:

 
Ingredientes para o bolo

1 peito de frango pequeno

1 maço de espinafre

2 cenouras grandes

500g de maionese (um vidro)

1 pacote de pão de forma

 

Ingrediente para decorar

1 cenoura média

 

Modo de preparo

Cozinhe o peito de frango sem pele em água com sal. Deixe esfriar e, com o auxílio de um miniprocessador, pique o frango. Reserve.

 

Pré-cozinhe o espinafre, previamente higienizado, e pique também no miniprocessador. Repita o procedimento com as cenouras.

 

Separadamente, misture ¼ da maionese com cada um dos ingredientes processados até um creme. Caso necessário, acerte o sal e adicione temperos a gosto.

 

Para a cobertura, reserve ¼ da maionese, rale a cenoura média em ralador grosso e reserve.

 

Montagem

Coloque uma camada de pães sobre o prato de servir e passe o creme de frango. Faça mais uma camada de pães e, por cima, espalhe o creme de cenoura. Repita o procedimento com o creme de espinafre e finalize com a camada de pães. Para finalizar, passe a maionese e decore com as cenouras raladas.

 

Mantenha o bolo em geladeira.

 

Dica: Experimente substituir a cenoura da decoração por batata palha.

 

Rendimento: 15 porções

Tempo de preparo: 30 minutos + montagem

Fonte: Equipe da BLACK+DECKER.

Sanduíches Campeões! McDonald’s homenageia as oito seleções que já levantaram o caneco da Copa do Mundo

17 de Abril 2018 - 03:54

Os sanduíches mais queridos e esperados da Copa do Mundo da FIFA chegam à sua quinta edição com muitas novidades! Neste ano, o McDonald’s vai homenagear os oito países campeões de todos os tempos: Brasil, Alemanha, Espanha, Uruguai, Argentina, Inglaterra e França. E a Itália? Claro! A ‘azzurra’ jamais poderia ficar fora dessa.

A partir do dia 24 de abril, os clientes poderão provar sanduíches icônicos, desenvolvidos com ingredientes selecionados e o toque especial da Linha Signature. Além disso, pela primeira vez, as McFritas também ganham versões personalizadas e o McBrasil vai fazer parte do cardápio todos os dias da semana.

“Estamos na quinta edição dos sanduíches da Copa, uma campanha tão esperada pelos consumidores e que só existe no Brasil. Mas, dessa vez, fizemos uma grande mudança para homenagear os países campeões mundiais e assim conseguir escalar o queridinho dos consumidores, o McItália. Além disso, para surpreender ainda mais o público, todos os dias serviremos batatas temáticas de cada país”, afirma Roberto Gnypek, Vice-Presidente de Marketing do McDonald’s Brasil.

A criação dos sanduíches traz elementos típicos da gastronomia de cada país e alguns ingredientes diferenciados. Para este ano, o McBrasil traz a famosa maionese verde e um queijo típico brasileiro. O McFrança aparece com molho cremoso de queijo brie acompanhado de cogumelos caramelizados. Já o McEspanha e McUruguai surgem com fatias de copa, mas em releituras distintas - enquanto a Espanha apresenta um mix de folhas e maionese de oliva, o país celeste investe em cebola crispy e maionese chimichurri, um sucesso das edições anteriores e que também compõe o McArgentina.

O McInglaterra traz um delicioso barbecue com cebola crispy e fatias de bacon, já o McAlemanha uma deliciosa mostarda rústica acompanhada de tomate, fatias de bacon e cebola caramelizada. O McItália, que conquistou corações durante as quatro últimas Copas do Mundo, volta com o famoso polpetone, pepperoni, e molho de tomate seco.

Todos os lançamentos fazem parte da Linha Signature, plataforma de sanduíches premium da rede e serão acompanhados de batatas especiais, com McFritas ou Batatas Rústicas com diferentes molhos e bacon picado.

Conheça o cardápio completo:

McItália | Domingo: Composto por queijo muçarela, polpetone, tomate, pepperoni e melt de muçarela com tomate seco no pão de brioche. McFritas tradicionais com molho de muçarela com tomate seco e bacon picado.

McFrança | segunda-feira: Composto por cogumelos caramelizados, dois hambúrgueres, queijo emental, mix de folhas, cebola crispy e Melt Brie no pão com gergelim. Batatas Rústicas com molho Melt Brie e bacon picado.

McEspanha | terça-feira: Composto por queijo muçarela, dois hambúrgueres, mix de folhas, tomate, copa fatiada e maionese de oliva no pão de brioche. Batatas rústicas com molho de maionese de oliva e bacon picado.

McAlemanha | quarta-feira: Composto por cebola caramelizada, 2 fatias de queijo emental entre dois hambúrgueres, bacon, tomate e mostarda rústica no pão com gergelim. Batatas rústicas com molho de maionese e bacon picado.

McUruguai | quinta-feira: Composto por 2 fatias de queijo emental entre 2 hambúrgueres, copa fatiada, cebola crispy e maionese chimichurri no pão de brioche. McFritas tradicionais com molho de maionese chimichurri e bacon picado.

McInglaterra | sexta-feira: Composto por 2 fatias de queijo emental entre 2 hambúrgueres, picles, fatias de bacon, cebola crispy e molho barbecue no pão com gergelim. McFritas tradicionais com molho cheddar e bacon picado.

McArgentina | sábado: Composto por 2 fatias de queijo cheddar entre 2 hambúrgueres, bacon, tomate, alface crespa e maionese chimichurri no pão de brioche. Batatas rústicas com molho de maionese verde e bacon picado.

McBrasil | Todos os dias: Composto por dois hambúrgueres, queijo típico brasileiro, mix de folhas, bacon e maionese verde no pão de brioche. McFritas ou Batatas Rústicas especiais do dia.

Todos os sanduíches estarão disponíveis na rede McDonald’s no Brasil a partir de 24 de abril.

Receita leve e saborosa: Filé de Peixe com Molho de Espinafre e Queijo

16 de Abril 2018 - 03:53

Basta chegar o fim de semana para sairmos da linha. É bom as vezes, mas não podemos esquecer de mantermos o foco, tanto para não sairmos gastando à toa quanto exagerar no consumo de alimentos pesados.

Inovar no cardápio é fundamental, aprendemos novas técnicas na cozinha e, escolhendo bons ingredientes, mantemos uma alimentação equilibrada. Pensando nisso, aqui tem como preparar um Filé de Peixe com Molho de Espinafre e Queijo. O prato super levinho é cheio de benefícios para a saúde.

O peixe contém Ômega3 que ajuda a controlar a pressão e reduz o risco de doenças cardíacas. Já o espinafre possui sais minerais importantes, como o ferro, o fósforo e o cálcio que protege o sistema cardiovascular e, por último, porém não menos importante, o queijo. Este, por sua vez, é rico em proteínas, vitaminas e em cálcio, que fortalece os ossos e ainda protege contra doenças cardíacas e diabetes.

São muitos benefícios em um só prato, não é mesmo? Além de saborear uma opção bem cara de menu de restaurante, a sua saúde também ficará lá em cima. Aproveite o almoço de forma especial!

Veja abaixo como fazer.

Ingredientes:


1 maço de espinafre

2 dentes de alho amassados

1 colher (sopa) de manteiga

Sal e pimenta-do-reino a gosto

2 copos de iogurte natural

200 g de queijo tipo Minas ralado no ralo grosso

500 g de filé de peixe

Páprica a gosto

 

Modo de Preparo:

- Lave as folhas de espinafre, coloque-as em uma panela, tampe e leve ao fogo baixo até murcharem (cerca de 5 minutos). Deixe esfriar, esprema bem para retirar o líquido e pique. Reserve.

- Em uma panela, doure o alho na manteiga, junte o espinafre reservado e refogue ligeiramente. Tempere com sal e pimenta. Retire do fogo, junte o iogurte, o queijo tipo minas padrão e mexa até derreter. Reserve.

- Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Em um refratário retangular médio, disponha os filés de peixe. Tempere com sal e páprica.

- Espalhe o molho reservado e leve ao forno por 15 minutos.

- Sirva quente.

Incrível receita de aperitivo para o início da semana: Como fazer Cebola Gigante Empanada

13 de Abril 2018 - 09:31

Começou a semana! A gente já tem que lidar com a rotina e estar com disposição para até sexta-feira continuarmos com motivação. É bom sair da mesmice e saborear um prato gostoso e fácil de fazer. Que tal chamar os amigos mais próximos para um encontrinho rápido, enchendo a sua casa de alegria e positividade.


Essa receita aqui mostra como é simples preparar um ótimo aperitivo: Cebola Gigante Empanada.

A receita leva ingredientes acessíveis que podem ser encontrados em qualquer supermercado próximo. Dica especial: se quiser que as pétalas da cebola fiquem bem abertas, na hora em que a mergulhar na tigela com água e gelo, leve-a para a geladeira por duas horas; só após esse período, empane-a.

Ingredientes:

1 cebola grande

1 xícara de chá de Farinha de Trigo Tipo I  (sem fermento)

Pimenta-do-reino

1 colher de sopa de páprica picante

1 colher de sopa de orégano seco

1 colher de sopa de pimenta-do-reino

1 colher de chá de sal

1 xícara de chá de leite integral

1 ovo inteiro

Óleo para fritar

 

Ingredientes do Molho

 

1/2 lata de creme de leite com soro

2 colheres de sopa de ketchup

3 pitadas de páprica picante

1 pitada de pimenta-do-reino

1 pitada de orégano

2 pitadas de sal

 

Modo de Preparo

 

1.    Tire a casca da cebola delicadamente, cortando apenas uma das pontas.

2.    Corte a cebola como se fosse uma flor, sem empurrar a faca até o final, para não soltar as pétalas.

3.    Em uma panela com água fervendo, mergulhe a cebola e deixe-a imersa por 1 minuto; não a cozinhe demais, para que não fique mole.

4.    Retire a cebola da panela e mergulhe-a em uma tigela com água e cubos de gelo, para abrir as pétalas.

5.    Em uma tigela, coloque o leite e o ovo e misture bem.

6.    Em outra tigela, faça uma mistura com a farinha e os temperos.

7.    Empane a cebola, passando-a na mistura líquida e, em seguida, na mistura seca. Repita o processo.

8.    Frite a cebola em imersão até que fique dourada.

9.    Escorra-a em papel-toalha.

10.  Molho: misture todos os ingredientes até incorporar. Se quiser, prepare vários tipos de molhos para acompanhar a degustação.

 

Tempo de Preparo: 30 minutos

 

Macarrão tipo Gnocchi ao Molho de Nata com Salmão e Linhaça é a receita para o fim de semana

13 de Abril 2018 - 09:26

Aos fins de semana sobra um tempinho livre para fazer as coisas que tanto amamos, como ir ao cinema, assistir um filminho e, claro, reunir toda a família para bater papo e dar boas risadas. E se essa reunião for acompanhada de uma comidinha gostosa é melhor ainda!

Para fugir do já tradicional arroz com feijão que comemos diariamente, que tal botar a mão na massa e preparar aquele prato mais elaborado. Pensando nisso,aqui tem o preparo de um Gnocchi ao Molho de Nata com Salmão e Linhaça.

Agradar toda a família não é difícil, basta apenas um pouco de dedicação. Ah! Vale a pena pedir uma ajudinha, assim dá tempo de bater um papo e saber das novidades.

Veja como preparar essa receitinha abaixo.

Ingredientes:

1 embalagem de Gnocchi Grano Duro 500g

400g de salmão

3 dentes de alho picados

Caldo e raspas de 1 limão

3 colheres (sopa) de azeite

3 tomates sem sementes em cubos

1 maço de brócolis sem os talos

1 xícara (chá) de castanha do para triturada

1 xícara (chá) de linhaça torrada

Sal e ervas finas a gosto

Queijo parmesão a gosto

Molho de Nata:

2 colheres (sopa) de amido de milho

½ litro de leite

500g de nata

1 colher (sopa) de manteiga ou margarina

Sal e noz moscada gosto

Modo de Preparo:

- Comece preparando o salmão. Em uma assadeira média, acomode o salmão, tempere com alho, sal, ervas finas, azeite, caldo e raspas de 1 limão. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio (180ºC) preaquecido por 20 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe dourar por 5 minutos. Retire do forno, corte o salmão em lascas e reserve.

- Prepare o molho de nata. Dissolva bem o amido de milho no leite e leve ao fogo junto com os demais ingredientes, mexendo sempre até engrossar. Acerte o sal, acrescente a noz moscada e reserve.

- Em uma frigideira pequena, aqueça o azeite, salteie o brócolis e o tomate. Acerte o sal e reserve.

- Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

- Escorra a massa, acomode em um refratário grande, acrescente o molho de nata e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode por cima as lascas de salmão e o refogado de brócolis com tomate. Salpique a castanha do para, a linhaça, o queijo parmesão e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções

Tempo de Preparo: 1 hora

Cascudo Bistrô em novo endereço

12 de Abril 2018 - 01:47

O charmoso Cascudo Bistrô, ambiente especializado em cozinha contemporânea, comandado pelo conceituado chef Daniel Cavalcanti, deixou de funcionar na Praça das Flores, onde esteve durante 7 anos, no último domingo (8). A partir do próximo dia 20 de abril, passará a funcionar na Rua Mossoró, 825 (esquina com a Rodrigues Alves), também no bairro de Petrópolis.

Com a mudança, a capacidade do bistrô passa de 40 para 80 pessoas. Com projeto assinado pela arquiteta Gladys Fernandes, o novo ambiente tem mobiliário em estilo mais clássico, porém ser perder o toque de regionalismo que é a essência do Cascudo.

O novo endereço contará com uma área para eventos no piso superior. “A ideia é oferecer um espaço diferenciado, com estilo e a gastronomia do Cascudo Bistrô para quem deseja fazer eventos corporativos, aniversários, casamentos e reuniões. Essa outra estrutura deverá ser inaugurada até o final do próximo mês de maio”, explica o chef.

O cardápio do Cascudo Bistrô também terá muitas novidades, entre elas, um maior número de pratos para duas pessoas e uma opção voltada para o público vegano. A carta de vinhos também está sendo totalmente reformulada, agregando rótulos ainda mais exclusivos para os clientes da casa.

Cerveja Praya lança barco de surfe pelas Ilhas Mentawai, na Indonésia

11 de Abril 2018 - 02:40

Conhecida por ser um dos rótulos de cerveja artesanal mais conhecidos no eixo Rio-SP, a Praya, fundada em 2016 pelo ex-surfista carioca Marcos Sifu ao lado dos amigos Tunico Almeida, Paulo de Castro e Duda Gaspar acaba de lançar um barco de surfe pelas ilhas Mentawai, na Indonésia. O projeto foi Idealizado pelo fotografo e videomaker Gustavo Camarão, um dos mais renomados no país no setor do surf. Ao lado dos amigos Lucas de Nardi, Diego Ruschel e Fernando Sanguine, o barco batizado de Sibon Praya é especializado em viagens do surfe pelos principais pontos de ondas das ilhas Mentawai, na Indonésia. Região considerada pelos profissionais e amadores como a melhor do mundo para a prática do esporte.

Com o apoio da Cerveja Praya, o Sibon Praya levará os hóspedes aos principais spots das ilhas, entre elas a Burger World Area e a Lances Right. A embarcação tem capacidade para 12 hóspedes a bordo, em cabines duplas climatizadas, dois banheiros, ampla sala com ar condicionado com vídeo game, DVD, além de oferecer equipamento de snorkel, stand up paddle, pesca e lanchas auxiliares. O pacote com 11 dias, transfer de ida e volta do aeroporto de Pandang ao Porto, alimentação a bordo que inclui café da manhã, almoço, jantar  e lanches preparados pelo chef da embarcação e claro, incluindo cerveja Praya, sai no total por US$2.750 por pessoa, sem passagem aérea inclusa. Toda a reserva pode ser realizada através do site 

Alentejo: descubra a região portuguesa com edifícios históricos e passeios a cavalo

10 de Abril 2018 - 02:50

O Alentejo é considerada a região mais autêntica de Portugal e tem uma das vilas locais mais charmosas: Monsaraz.

Localizado no alto de uma colina, o povoado é cercado por muralhas e abriga um castelo construído no século 14. Suas estreitas ruas de pedra e casinhas caiadas de branco foram o cenário escolhido, por exemplo, pela rainha do pop, Madonna, para explorar as atrações locais.

A vila medieval também está bem próxima ao Alqueva, um dos maiores lagos artificiais da Europa, cujo céu noturno é um convite para os olhos. Primeira região a receber a certificação Starlight, que atesta a sua qualidade para a observação de estrelas, a área é protegida da poluição luminosa das grandes cidades e os turistas podem explorar o universo de forma única, acompanhados de um bom vinho alentejano.

Famoso também por seus vinhos, o Alentejo está entre os 10 melhores destinos vinícolas do mundo. Nos arredores da cidade alentejana, o viajante pode não só provar a bebida, mas também acompanhar todo o processo de produção nas quintas e herdades da região, como a Herdade do Esporão, charmosa e com diferentes atividades de enoturismo.

Os viajantes também podem explorar a região a cavalo para curtir as deslumbrantes paisagens alentejanas. Com planícies incríveis que são presenteadas com tons de dourado durante o pôr do sol, monumentos históricos imponentes e gastronomia que conquista os turistas do mundo inteiro, o Alentejo possibilita curtir um roteiro único, como uma verdadeira estrela do pop.

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de três títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.

Alentejo: descubra a região portuguesa favorita da rainha do pop

10 de Abril 2018 - 02:49 O Alentejo é considerada a região mais autêntica de Portugal e tem uma das vilas locais mais charmosas: Monsaraz. Localizado no alto de uma colina, o povoado é cercado por muralhas e abriga um castelo construído no século 14. Suas estreitas ruas de pedra e casinhas caiadas de branco foram o cenário escolhido, por exemplo, pela rainha do pop, Madonna, para explorar as atrações locais. A vila medieval também está bem próxima ao Alqueva, um dos maiores lagos artificiais da Europa, cujo céu noturno é um convite para os olhos. Primeira região a receber a certificação Starlight, que atesta a sua qualidade para a observação de estrelas, a área é protegida da poluição luminosa das grandes cidades e os turistas podem explorar o universo de forma única, acompanhados de um bom vinho alentejano. Famoso também por seus vinhos, o Alentejo está entre os 10 melhores destinos vinícolas do mundo. Tanto que a própria rainha do pop provou a bebida em uma taverna da vila. Nos arredores da cidade alentejana, o viajante pode não só provar a bebida, mas também acompanhar todo o processo de produção nas quintas e herdades da região, como a Herdade do Esporão, charmosa e com diferentes atividades de enoturismo. Os viajantes também podem explorar a região a cavalo para curtir as deslumbrantes paisagens alentejanas. Com planícies incríveis que são presenteadas com tons de dourado durante o pôr do sol, monumentos históricos imponentes e gastronomia que conquista os turistas do mundo inteiro, o Alentejo possibilita curtir um roteiro único, como uma verdadeira estrela do pop. Sobre o Alentejo Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de três títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.

Mussulo Resort

09 de Abril 2018 - 04:15

Quer relaxar, recarregar as baterias? Minha dica é o Mussulo Resort, na Paraíba. O resort é sistema all inclusive, ideal para família com filhos. A culinária do restaurante é diversificada e atrativa, o café da manhã de variedades de frutas, sucos da estação e a opção de omeletes, tapiocas recheadas, tudo feito na hora. 

Na estadia degustei de uma feijoada maravilhosa. Também fui nos frutos do mar, Paella, peixes e saladas.  A noite também tem um rodízio de pizza com forno a lenha, vocês acreditam que não fui, vou ter que voltar, hahahah

No bar da piscinas os petiscos são isca de peixe, batata frita, camarão alho e óleo, filé de carne e sanduíches, tudo vem quentinho. Lá tem muita diversão para as crianças, seja no parque ou na piscina, a equipe de recreadores é top. Como o resort não é à beira mar, o grupo Mussulo tem um espaço na praia e disponibiliza vans para os hóspedes. Quero agradecer a Wrt Turismo pelo convite, ao  Mussulo Resort que disponibilizou para todos os 27 jornalistas e formadores de opinião um FDS massa e de quebra, coincidentemente, comemoramos o Dia do Jornalista lá.
 

Aproveite as sobras dos ovos de Páscoa para fazer deliciosas barrinhas de Wafer

09 de Abril 2018 - 02:27

O feriado já acabou, mas a geladeira segue tomada pelos papéis coloridos dos ovos de Páscoa da criançada. Então, que tal aproveitarmos o que sobrou dos chocolates e prepararmos uma sobremesa bem divertida?

Aqui tem o preparo de uma receita incrível para você aproveitar as sobras de chocolate e fazer outra gostosura para os pequenos. Levando ingredientes como o biscoito wafer de chocolate Vitarella, xerém de castanha e coco, as barrinhas são muito práticas de fazer e ficam uma delícia!

Dica do chef: O chocolate pode ser derretido em banho maria, mas atenção! Não deixe que a água ferva, pois o excesso de umidade pode atingir o chocolate e prejudicar sua consistência.

Ingredientes

2 pacotes de wafer de chocolate  wafer

120 gramas de xerém de castanha

1 xícara de chá de coco ralado

250 gramas de glucose de milho

250 gramas de chocolate picado (os restos dos ovos)

100 gramas de creme de leite

Modo de Preparo:

Faça a ganache: derreta o chocolate no microondas e misture o creme de leite, reserve.
Cortar em cubos pequenos o biscoito e colocar em um recipiente, juntar a castanha e o coco. Acrescente a glucose e misture bem.
Forre uma travessa quadrada com um plástico filme, para facilitar a retirada do doce depois de pronto
Para montar, faça uma camada de massa de biscoito, coloque a ganache de chocolate e cobra com o restante da massa
Cubra com filme plástico e leve à geladeira para firmar
 

Rendimento: 4 porções

Tempo de Preparo: 20 minutos

"Estação MasterChef Júnior Brasil" abre nesta quinta-feira (05) no Natal Shopping

05 de Abril 2018 - 03:53

O Natal Shopping recebe, a partir desta quinta-feira (05) até o dia 22 de abril, uma atividade inédita e muito especial para a diversão da garotada. Trata-se da “Estação MasterChef Júnior Brasil”, uma exposição interativa inspirada no programa de TV fenômeno mundial em audiência, o MasterChef Júnior Brasil.  

Enquanto passam pelas várias etapas do circuito, os visitantes poderão descobrir curiosidades do universo gastronômico por meio das seguintes estações temáticas:  “Como se tornar um chefe”, “O look do chef”, “Conheça os Indispensáveis”, “Os facilitadores”, “Descobrindo o mundo de aromas e sabores”, “As vedetes da cozinha” e, no fim, após passarem por um labirinto divertido, poderão conhecer e preparar canapés em uma réplica da famosa e desejada cozinha MasterChef Brasil.

A “Estação MasterChef Júnior Brasil” é uma parceria com a Endemol Shine Brasil, proprietária dos formatos MasterChef Brasil e Masterchef Júnior Brasil. MasterChef é uma marca lifestyle construída sobre quatro pilares:  comida, exploração, entretenimento e aprendizagem.  Já o projeto “Estação MasterChef Júnior Brasil”, inédito mundialmente, busca trabalhar da mesma forma, valendo-se do lúdico para proporcionar uma experiência sensorial a crianças entre 05 e 12 anos.

Logo na chegada, as crianças entram na brincadeira conhecendo os caminhos para se tornarem chefs de cozinha. Depois, aprendem sobre os detalhes do uniforme de um profissional da gastronomia, o kit de acessórios indispensáveis para um chef e como utilizar os equipamentos que facilitam a preparação das receitas. Elas ainda fazem uma imersão no universo dos alimentos e temperos e conhecem curiosidades sobre as panelas, seus diferentes tamanhos, cores e funcionalidades. Por fim, estão mais do que prontas para preparar uma receita na cozinha MasterChef, sempre de olho no famoso cronômetro, igual ao do programa.

Informações Importantes

As situações apresentadas na “Estação MasterChef Júnior” são lúdicas e totalmente seguras. Todas as atividades e simulações são apoiadas em pesquisa, objetos cenográficos, jogos e brincadeiras;
Em todo o circuito, o público é acompanhado por monitores experientes e treinados;
Os visitantes podem utilizar câmeras e filmadoras para registrar a diversão.
 

SERVIÇO

Estação Masterchef Júnior

Para crianças entre 05 e 12 anos

Data: de 05 a 22 de abril/2018

Local: Praça de Eventos do Natal Shopping

Horário: domingo a sexta-feira, das 14h às 20h e aos sábados, das 10h às 20h

Valor: segunda a quinta-feira, R$10,00 por criança e sexta a domingo, R$15,00 por criança

* Parte da renda será revertida para a AMICO

Aprenda a fazer uma batata suíça com apenas três ingredientes

05 de Abril 2018 - 03:37

Com apenas três ingredientes e em 20 minutos você terá uma refeição deliciosa. É possível substituir o bacon por outra proteína que você tenha em casa. As sobras são um prato cheio (literalmente) para esta receita.

Anote:

Ingredientes

  • 1 xícara de requeijão cremoso
  • 4 batatas grandes
  • 100g de bacon em cubos pequenos
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  1. Cobrir com o restante de batatas.
  2. Cobrir a frigideira com metade das batatas raladas. Temperar com sal e pimenta do reino preta.
  3. Dourar o bacon e juntar com o requeijão. Reservar.
  4. Levar as batatas para cozinhar em uma panela com água. Quando começar a ferver, marcar 7 minutos e retirar as batatas. Levar para a geladeira. Ralar as batatas frias no grosso. Reservar.
  5. Untar uma frigideira com manteiga e levar ao fogo médio.
  6. Dispor a mistura de bacon e requeijão.
  7. Com o auxílio de outra frigideira, untada e aquecida, virar e dourar do outro lado.

Sirva-se e bom apetite!

Vinho mineral, terroso, amanteigado? Afinal, o que isso quer dizer?

05 de Abril 2018 - 03:29

O consumo de vinhos no Brasil vem aumentando anualmente, com um crescimento de 22 milhões para 30 milhões somente em 2017, segundo dados da Wine Inteligence’s Brazil Landscapes. Retrato disso é que cada vez é mais comum vermos carrinhos de compra com algumas garrafas deste néctar.

E junto com os vinhos, vieram aqueles papos meio difíceis de entender, com termos como amadeirado, muito tanino, frutado, mineral. Para compreender melhor isso, foi consultado João Paulo Gama, sommelier do Gero Brasília, para desmistificar alguns termos. Confira os que geram mais dúvidas:

Amanteigado
É uma característica tanto do paladar quanto do olfato de um vinho, normalmente associado à uva chardonnay, quando envelhecida em barris de carvalho. Sua percepção é mais fácil na boca, realmente lembrando aquele sabor de manteiga no pão.

Terroso
Percebido no olfato, é o aroma de terra úmida que alguns vinhos tintos têm. É considerada uma característica positiva somente em vinhos mais complexos e, normalmente, mais envelhecidos.

Mineral
“A mineralidade vem do solo, do próprio terreno, como normalmente ocorre em vinhos da uva Riesling. É um aroma que lembra um pouco o gás de isqueiro, de carro novo, ou até mesmo de asfalto novo quando acaba de ser aplicado”, explica o sommelier.

Frutado
O nome explica tudo. É uma característica na qual você percebe frutas no paladar e olfato do vinho. Em vinhos tintos: ameixa, amora, morango, mirtilo e outras frutas vermelhas. Em vinhos brancos, pera e pêssego são mais comuns.

Decantação
É o ato de colocar o vinho em outro recipiente, o decanter, que possui usos distintos para os vinhos jovens e envelhecidos.  “Um vinho jovem passa a mostrar suas reais características e o vinho mais envelhecido deposita suas partículas sólidas no fundo do recipiente”, diz Gama.

Tanino
Os taninos são característicos de vinhos tintos. Resumindo um assunto complexo: é uma substância que confere sabor amargo e adstringência (aquela sensação de aspereza ao passar a língua no céu da boca) à bebida. Confere textura ao vinho.

Amadeirado
É uma característica dos vinhos envelhecidos em barril. Confere a ele aromas de baunilha, cedro, caramelo e pão, por exemplo.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/gastronomia/beber/vinho-mineral-terroso-amanteigado-afinal-o-que-isso-quer-dizer

Receita prática de Bolo de Macaxeira

05 de Abril 2018 - 03:17

Casa cheia, aquela bagunça gostosa, risadas e boas histórias contadas quase sempre ao redor de uma mesa farta e apetitosa. Poucos momentos são tão acolhedores e transmitem tanto carinho quanto às reuniões familiares. Dar uma paradinha para um bate papo no lanche da tarde sempre é uma delícia.

Pensando nisso, aqui vai uma receita tipicamente brasileira: Bolo de Macaxeira.

Curiosidade: O ingrediente principal desta gostosa iguaria é conhecido como macaxeira na região Nordeste. Já em partes do Sul e Sudeste identificam como mandioca, mas também pode ser chamado de Aipim, como lá no Rio de Janeiro. Apesar dos nomes distintos, dado a extensão de nosso país, este delicioso bolo combina com todos os paladares e tem sabor irresistível!

Veja abaixo e aproveite para surpreender a família e os amigos.

Ingredientes

2 colheres (de sopa) de Margarina 

1kg de macaxeira crua descascada e picada

100g de coco ralado

4 colheres (de sopa) de açúcar

1 lata de leite condensado

1 vidro de leite de coco (200 ml)

3 ovos

Modo de Preparo

- Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje a massa em uma forma untada com Margarina Puro Sabor. Leve ao forno médio por mais ou menos 40 minutos. 

Tempo de preparo: 40 minutos. 

Rendimento: 20 pedaços.

Como escolher entre molho, polpa ou extrato de tomate?

04 de Abril 2018 - 03:04

Basta uma rápida olha na prateleira do mercado para descobrirmos uma infinidade de opções de atomatados: molhos, polpas e extratos, com ou sem tempero, contendo ou não pequenos pedaços... Como fazer então para escolher a melhor opção para nossa receita?

De acordo com a nutricionista Bianca Naves, a diferença básica está na concentração, ou seja, quantos tomates são usados para fazer cada um, mas não é só isso. Por isso, ela separou algumas informações importantes, que vão te ajudar na escolha:

O molho de tomate é o tomate pronto para o consumo. Pode conter cebola, alho, manjericão, etc. Os molhos prontos servem basicamente para economizar tempo na cozinha, podendo ser usados em massas, pizzas, ou qualquer outro prato servido com molho. É o produto em forma líquida, pastosa, emulsão ou suspensão à base de especiaria(s) e ou tempero(s) e ou outro(s) ingrediente(s), fermentados ou não, utilizados para preparar e ou agregar sabor ou aroma aos alimentos e bebidas.

A polpa de tomate (também chamada de purê) é basicamente o tomate processado. As polpas são a opção mais flexível dos atomatados, pois servem como ingredientes para o preparo de uma infinidade de receitas. É feito com tomates sem pele e sem sementes, formando um tipo de suco de tomate. Não tem pedaços de tomate nem qualquer tipo de tempero. É levemente concentrado, mas bem menos que o extrato. Ideal para receitas em que o molho já tem seus próprios temperos ou que precisam realçar o sabor autêntico do tomate.

O extrato de tomate precisa ser diluído para ser utilizado. Ele deve ser usado principalmente para dar cor aos pratos com molhos à base de tomate, e podem também ser usados para engrossar molhos já que são mais concentrados. É feito da polpa do tomate concentrada, acrescida de sal e/ou açúcar. É o mais concentrado dos três. O extrato é recomendado como complemento para o preparo de molhos e proporciona mais cor e consistência, mas, se utilizado em exagero, pode comprometer o prato.

A passata de tomates é a polpa de tomate cozida, sem a pele, sementes, conservantes ou temperos. Você pode usar a passata quando quiser preparar um molho caseiro, pois pode adicionar os seus temperos e ingredientes para deixá-lo do seu jeito. As passatas têm um suco mais espesso composto apenas de tomate, sal e um corretor de acidez. Vem em frascos de vidro e são muito mais similares aos molhos feito em casa. Inclusive, podem ser usadas junto com dois tomates maduros descascados para produzir um molho bem encorpado.

Receita: Bolo de chocolate com cobertura Biomassa de Banana Verde

03 de Abril 2018 - 03:24

Quem não gosta de bolo de chocolate? E se ele ganhar uma versão saudável e saborosa? Daquelas que você pode comer sem culpa. Aqui tem uma versão saudável do famoso prato: Bolo de chocolate com cobertura Biomassa de Banana Verde, uma receita leve e deliciosa pra quem quer manter uma alimentação saudável e não sair da dieta.

Ingredientes:

·        3 ovos 

·        Raspas de 1 limão 

·        1 xícara de chá de cacau em pó (100%) 

·        2 Colheres de sopa de óleo de coco (ou manteiga derretida sem sal)

·        1 Colher de sopa de fermento em pó 

·        1/2 xícara de chá de açúcar mascavo 

·        1 pote de iogurte natural 

·        1/2 Xícara de chá de farinha de arroz integral 

·        1/2 Xícara de chá de farinha aveia

 

Modo preparo bolo:

Bata as claras em neve reserve. Numa bacia misture bata a mão mesmo as gemas, óleo de coco e o açúcar mascavo, e o iogurte natural, vá adicionando as farinhas e o chocolate, coloque as raspas de limão e as Claras em neve, por último o fermento em pó, asse em forno médio por cerca de 40 minutos. Desenforme e coloque a cobertura de Biomassa. 

 

Calda 

·        1 Xícara de chá de biomassa de banana verde derretida ( eu derreto com um pouco de água e levo ao fogo baixo até amolecer) 

·        1/2 Barra  de chocolate 54% cacau 

 

Modo preparo calda:

Depois de derreter q biomassa, desligue o fogo e coloque o chocolate picadinho, mexa até derreter.