Rituais da Boa Mesa - rituaisdaboamesa@gmail.com

Janaina Amaral

Como fazer Barcas de Pão Sírio com Creme de Limão Siciliano

10 de Novembro 2018 - 06:00

Ingredientes

Creme de limão siciliano:
4 colheres (sopa) de Creme de Queijo Minas Frescal
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
2 colheres (sopa) de leite
Raspas de 1 limão siciliano

Barcas:
½ cebola descascada e cortada em fatias finas
1 colher (sopa) de azeite
1 abobrinha cortada em cubos pequenos
1 tomate cortado em cubos pequenos
Orégano seco a gosto
Salsinha seca a gosto
Pimenta-do-reino preta moída a gosto
1 colher (café) de sal
2 colheres (sopa) de amêndoas picadas
4 pães sírios pequenos cortados ao meio

Modo de preparo

Creme de limão siciliano:
- Em um recipiente, misture o Creme de Queijo Minas Frescal o suco de limão, o leite e as raspas. Reserve.

Barcas:
- Em uma frigideira, doure a cebola no azeite, acrescente a abobrinha, o tomate, o orégano, a salsinha, a pimenta e o sal e refogue rapidamente; junte as amêndoas e misture;
- Abra as metades de pão sírio e preencha-as com os vegetais refogados, formando uma “barca” recheada. Sirva com o creme de limão siciliano.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

 

Receita de Espetada Madeirense para festejar São Martinho no sábado

09 de Novembro 2018 - 06:00

Espetada madeirense é um prato regional, tradicional e muito saboroso da Ilha da Madeira em Portugal e um dos mais consumidos no dia 10 de novembro, véspera da data que se comemora São Martinho, santo que é conhecido pela sua generosidade.

Tendo apenas 4 ingredientes no seu preparo, a iguaria tem seu sabor inigualável pelo uso do espeto feito de maneira artesanal com o galho ainda verde do Loureiro.

Um prato muito simples de se preparar, mas que tem alguns segredos que Olivardo Sarqui, proprietário da Quinta do Olivardo, e um apaixonado e curioso pela culinária portuguesa, explica que fazem toda a diferença no resultado. “Uso contrafilé, além disso corto o talo do meio da folha de louro, para que não fique nenhum resíduo amargo no tempero”, diz.

Outro detalhe que o empresário destaca na preparação da iguaria é o uso do alho por inteiro: “este é um dos raros pratos que se usa a casca no tempero”.

A confecção do espeto é semelhante ao apontar de um lápis. A ponta tem que ser bem fina para que a carne deslize com facilidade. Outra dica é na sua montagem: “Em Portugal a gordura da carne é conhecida como flor, então na hora de colocar os cubos, deve-se colocar a flor – a gordura aqui no Brasil – de forma intercalada, uma de cada lado, assim na hora de ir para brasa a gordura envolve toda a carne, conferindo assim mais sabor ao prato”, afirma.

Encontrar o espeto pode ser a parte mais complexa da receita. Olivardo diz que “que é raro um vizinho não ter um pé de louro para doar uns galhos, mas informa que nos mercados municipais em geral tem o espeto original, mas caso realmente não encontre, uma solução é a de intercalar folhas de louro entre os pedaços de carne já temperados”.

A Espetada Madeirense é um dos pratos mais consumidos na Ilha da Madeira, como por exemplo, em piqueniques e romarias. “O curioso é que as pessoas levam seus próprios espetos e fazem o prato em churrasqueiras comunitárias, formando uma grande família pelos parques da cidade”, explica Olivardo.

O ponto da Espetada merece atenção. De acordo com Olivardo, “sempre preparada na brasa ou na lenha, não pode ser muito assada. O ideal é carne ser servida malpassada quase ao ponto”.

Os acompanhamentos são: entrada Bolo de Caco e junto da espetada Milho Frito, ambos pratos tradicionais da Ilha da Madeira.

Espetada Madeirense

Ingredientes:

1 quilo de contrafilé cortado em cubos

1 cabeça de alho esmagada com casca

2 folhas de louro picadas

Sal grosso a gosto

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes e monte o espeto intercalando a gordura dos lados do espeto.

Leve à churrasqueira por cerca de 8 a 10 minutos, sendo metade do tempo de cada lado do espeto.

Serve 4 pessoas

Como fazer Crepes com Creme de Manga

08 de Novembro 2018 - 06:00

Ingredientes:

Massa

½ embalagem de Biscoito Maizena

1 colher (sopa) de Farinha de Trigo tipo I (sem fermento)

2 ovos inteiros

1 gema

1 colher (sopa) Margarina

1 xícara (chá) de leite

1 colher (chá) de essência de baunilha

2 colheres (sopa) de conhaque
 

Recheio

3 mangas maduras picadas

½ lata de leite condensado

½ lata de creme de leite
 

Calda

2 mangas maduras em cubinhos

1 colher (sopa) de margarina

2 colheres (sopa) de açúcar
 

Para Servir:

Biscoito 

sorvete de creme
 

Modo de Preparo:

Prepare a massa dos crepes:

- Leve ao processador o biscoito maizena e bata até obter uma farofa. Coloque a farofa de biscoito no liquidificador junto com a farinha de trigo, ovos, gema, a manteiga ou margarina, leite, essência de baunilha e o conhaque, bata bem e reserve.

- Unte com margarina uma frigideira tipo panquequeira e espalhe de forma uniforme uma concha pequena de massa e deixe fritar dos dois lados. Repita o procedimento até terminar a massa e reserve.
 

Recheio

- Bata no liquidificador as mangas, creme de leite e leite condensando e reserve.
 

Calda

- Em uma frigideira pequena, derreta a manteiga ou margarina, junte os cubinhos de mangas, polvilhe com açúcar e deixe refogar por 3 minutos. Recheie os crepes com creme de manga e regue com a calda.

- Sirva acompanhado com sorvete e farofa de biscoito recheado.
 

Dica: Os crepes também podem ser recheados com geleias ou outras frutas e caldas de sua preferência.
 

Rendimento: 12 porções

Tempo de Preparo: 20 minutos

McDonald’s lança o esperado McVeggie

07 de Novembro 2018 - 06:00

O McDonald’s inova o cardápio da plataforma Signature, sua linha premium, a partir do dia 8 de novembro, com a chegada dos novos sanduíches McVeggie e Duplo Veggie, que prometem ser uma excelente opção para todos os gostos, inclusive para os consumidores vegetarianos que estão em busca de uma escolha mais indulgente. A novidade estará disponível em todos os mais de 930 restaurantes do McDonald’s no Brasil.

As novas e deliciosas combinações são compostas por ingredientes tipicamente brasileiros, entre eles o principal: queijo coalho empanado, acompanhado de um saboroso molho de pimenta biquinho, da queridinha cebola caramelizada, alface crespa, tomate, cenoura ralada e maionese no pão tipo brioche.

Apesar de ter a sua origem no nordeste do Brasil, o queijo coalho é consumido e saboreado em todo o país e aparece como o protagonista destes lançamentos do McDonald’s. Para aqueles que não se contentam com um só, o Duplo Veggie é uma opção ainda mais recheada, com dois queijos coalhos na receita.

“O McDonald’s sempre esteve atento às demandas de seus clientes e às mudanças no hábito de consumo – queremos que todos se sintam satisfeitos e encontrem combinações ideais para seus respectivos gostos quando entram em nossos restaurantes. Incrementamos mais uma vez a linha Signature, pensando em oferecer um produto premium, com qualidade e valor justo. Queremos continuar ditando tendência, levando inovação, novas experiências e novos sabores aos consumidores”, comenta João Branco, Diretor de Marketing do McDonald’s Brasil.

 

Preços Sugeridos

McVeggie: a partir de R$21,90

Duplo Veggie: a partir de R$25,90

Receita: Tortinha com recheio de queijo tipo cottage, quinoa e espinafre

06 de Novembro 2018 - 06:00

Uma receita prática e rápida para deixar o seu dia com muito mais sabor, mas sem gastar muito tempo: Tortinha Minuto.

Com recheio nutritivo de quinoa, espinafre e queijo tipo cottage, esse tira gosto fica pronto em apenas 20 minutos e rende até 8 porções.

Veja abaixo o passo a passo. Bom apetite!

Tortinha Minuto

Ingredientes

Para o recheio:
- ½ xícara (chá) de quinoa (70 g)
- 1 colher (chá) de azeite (3 ml)
- 1 maço de espinafre grosseiramente picado (240 g)
- 1 cebola picada (80 g)
- 3 dentes de alho picados (10 g)
- 1 embalagem de Queijo tipo Cottage(250 g)
- Sal e noz-moscada

Para a massa:
- 8 fatias de pão de forma integral (200 g)
- 4 colheres (sopa) de azeite (52 ml)

Modo de Preparo 

- Comece cozinhando a quinoa: coloque 1 xícara (chá) de água em uma panela com uma pitada de sal. Quando ferver, despeje a quinoa, tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos ou até que a água tenha secado e a quinoa esteja cozida, macia, mas ainda com textura. Reserve.
- Aqueça o azeite em uma frigideira em fogo médio e refogue o espinafre com a cebola e o alho. Quando o espinafre se tornar verde escuro, transfira-o para outro recipiente e deixe amornar. Misture a quinoa, o espinafre refogado e o queijo cottage. Tempere com sal e noz-moscada e reserve.

Faça a massa

Achate as fatias de pão de forma com um rolo. Pincele azeite em 8 ramequins (pequenos potes de porcelana próprios para forno) de 9 cm de diâmetro e acomode as fatias de pão, fazendo cestinhas. Pincele azeite na superfície do pão. Asse em forno médio (180 °C), preaquecido, por 15 minutos ou até que o pão esteja dourado e crocante.

Montagem

Desenforme as cestinhas de pão e disponha sobre elas o recheio de espinafre, cottage e quinoa.

Rendimento
8 porções
Tempo de Preparo
20 minutos

Como fazer Lasanha de espinafre

02 de Novembro 2018 - 06:00

Os dias estão cada vez mais corridos e optar por fazer receitas rápidas e práticas tem sido de grande ajuda para a vida. Os alimentos das safras de outubro, novembro e dezembro são excelentes para essas ocasiões.

Massas que contenham em sua receita abóbora, aspargos, berinjela, ervilha, pimentão, tomate até mesmo aquela saladinha a base de brócolis, espinafre, couve-flor, folha de uva, almeirão e rúcula, por exemplo, são excelentes pedidas tanto para o almoço quanto para o jantar.

Ingredientes:

500g de massa de Lasanha 

2 litros de leite

150g de trigo

100g de manteiga

Noz moscada a gosto

3 cebolas

300g de folhas de espinafre

3 dentes de alho

100ml de azeite

600g de molho de tomate

Manjericão a gosto

400g de queijo muçarela fatiado

200g de queijo parmesão ralado

Sal a gosto

Pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe a massa da lasanha em água e sal por cinco minutos. Escorra e reserve.

Molho:

No liquidificador, processe o leite com o trigo, a manteiga, a cebola, a noz moscada ralada e metade do parmesão. Leve em fogo baixo mexendo sempre até encorpar o molho. Retire do fogo e reserve.

Para o espinafre:

Refogue as folhas de espinafre no azeite e no alho; tempere com sal e pimenta do reino a gosto e reserve.

Molho de tomate:

Em uma panela, coloque o azeite e duas cebolas picadas; acrescente o molho de tomate e tempere-o com folhas de manjericão, sal e pimenta do reino a gosto.

Montagem:

Disponha molho branco no refratário e o espinafre refogado.

Coloque a massa de lasanha; molho branco com espinafre; queijo muçarela; molho de tomate; massa de lasanha; molho branco com espinafre refogado; molho de tomate; queijo muçarela; queijo parmesão ralado e as folhas de manjericão. Leve ao forno por 30 minutos.

Como fazer Sopa de Cebola Com Torrada Gratinada

01 de Novembro 2018 - 06:00

Ingredientes:

8 torradas integral

8 cebolas cortadas em tirinhas

3 colheres de Margarina

1 xícara de vinho branco

1 xícara de queijo muçarela ralado grosso

½ xícara de bacon em cubos

2 colheres de Farinha de Trigo tipo I (sem fermento)

5 xícaras de caldo de carne

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de Preparo:

- Coloque em uma panela, em fogo baixo, a margarina e deixe derreter, depois acrescente a cebola (deixe refogar por mais ou menos 15 minutos ou até ficarem macias).

- Junte o vinho branco e raspe o fundo da panela, até o líquido evaporar.

- Adicione o bacon e deixe soltar um pouco da gordura.

- Polvilhe o trigo e mexa durante 2 minutos.

- Junte o caldo de carne, tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo, mexendo sempre.

- Preaqueça em forno a 200ºC.

- Coloque a sopa em quatro refratários individuais.

- No centro da sopa, coloque 2 torradas integrais. Polvilhe o queijo muçarela e leve-as ao forno até derreter o queijo. Sirva em seguida.

 

Rendimento: 4 porções

Tempo de Preparo: 50 minutos

 

*Fonte: Dicas Para Cozinhar Bem. MCGEE, Harold, 2010. Zahar, pág. 334.

Outback apresenta nova experiência em hambúrgueres com três criações exclusivas

31 de Outubro 2018 - 06:00

Pode se preparar: desta vez o conceito de burgers foi realmente atualizado. O Outback Steakhouse inovou mais uma vez e surpreenderá seus clientes com o Outback Burger Experience: três novos sanduíches com receitas exclusivas estarão no cardápio do restaurante por tempo limitado. O menu traz, a partir do dia 30 de outubro, uma experiência completa com dois burgers salgados e uma criação inédita de um burger doce para sobremesa.

As novidades surpreendem pela ousadia e trazem uma combinação de burger com a famosa costela desfiada; um hambúrguer recheado com queijo e coberto com mix de queijos e jalapenos empanados; e uma irresistível versão doce, feita com o celebrado brownie do restaurante, marshmallow gratinado, mor angos e creme de avelãs. Outro lançamento, exclusivo das unidades do restaurante no Brasil, é a batata-doce frita que chega para ser uma nova opção de acompanhamento. O Outback Burger Experience acontece em todos os restaurantes da marca no Brasil.

Os novos sabores

Os apaixonados pela tradicional costela do Outback vão ficar boquiabertos. O Ribs Double Decker (R$ 44) combina um suculento burger de 200g com a inconfundível costela de porco desfiada e fatias de queijo tipo emmenthal no pão brioche. A delícia também traz o delicioso molho Killer, temperado com mix de condimentos Outback, irresistível.

Já os amantes de queijo não podem perder o Triple Cheese Jalapeño (R$ 44), novidade que traz um hambúrguer de 220g temperado no melhor estilo Outback e recheado com muito queijo muçarela. Como se já não fosse suficiente, essa delícia ganha um mix de queijos gratinados e ainda leva um toque especial: jalapeños empanados com temperos do Outback. Para finalizar, um toque de molho cream cheddar e alface americano, tudo no pão tipo brioche.

As novidades são servidas com um acompanhamento à escolha do cliente. A boa-nova é a porção de batata-doce frita e temperada ao estilo Outback. Deliciosa e exclusiva nos restaurantes Outback do Brasil.

Para fechar, um burger superexclusivo de sobremesa para dar água na boca. O Chokkie Thunder Burger (R$ 32) apresenta o icônico brownie da sobremesa Chocolate Thunder from Down Under empanado e assado, servido em formato de hambúrguer com creme de avelãs, morangos frescos, marshmallows gratinados e finalizado à mesa com a autêntica calda de chocolate da marca. Tudo isso no pão australiano do restaurante. Realmente imperdível.

O vídeo com as novidades pode ser conferido aqui.

Como fazer Bolo-Pudim com Abacaxi

30 de Outubro 2018 - 06:00

Que tal preparar um doce com fruta cítrica? A sugestão é de uma sobremesa para o almoço ou jantar de final de semana com a família ou amigos: Bolo-Pudim com Abacaxi.

A receita é super criativa e fácil de fazer. O diferencial dessa gostosura é a combinação de ingredientes, que leva a mistura de bolo sabor chocolate e pudim preparado com suco concentrado de abacaxi. E para deixar ainda mais apetitosa, faça uma calda da fruta bem caprichada e decore.

Como fazer Bolo-Pudim com Abacaxi

Ingredientes:

 

Para caramelizar:

2 xícaras (chá) de açúcar

 

Bolo:

1 pacote de Mistura para Bolo sabor chocolate

250ml de leite

 

Pudim:

2 latas de leite condensado

5 ovos

1 xícara (chá) de suco de abacaxi (concentrado)

2 colheres (sopa) de amido de milho

 

Calda de abacaxi:

1 abacaxi sem casca picado

1/2 xícara (chá) de açúcar

 

Modo de Preparo:

Para Caramelizar:

- Caramelize uma forma de 25cm de diâmetro e reserve.

Bolo:

- Misture o conteúdo da embalagem ao leite e mexa na batedeira por 5 minutos, coloque-o na forma caramelizada e reserve.

Pudim:

- Bata no liquidificador todos os ingredientes do pudim. Despeje tudo na massa de bolo reservada. Leve o pudim ao forno em banho-maria. Deixe cozinhar por 60 minutos, a 200ºC.

Calda de Abacaxi:

- Coloque os ingredientes em uma panela. Leve-os ao fogo e deixe cozinhar até secar a água. Depois do bolo-pudim frio e desenformado, coloque a calda de abacaxi em cima.

 

Como fazer Bolo de Banana

29 de Outubro 2018 - 06:00

banana, fonte de vitaminas e mineiras, tem um gosto único e não pode faltar na sua fruteira. Esta fruta torna o seu bolo a pedida ideal para qualquer momento do dia e pode ser a carta curinga da ocasião, pois fica pronto em 30 minutos.

Ingredientes:

8 colheres (sopa) de Margarina

4 bananas cortadas em fatias compridas

2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo com fermento

1 xícara (chá) de leite

1 xícara (chá) de açúcar

açúcar e canela para polvilhar

3 ovos

Calda

2 colheres de margarina

3 colheres de açúcar
 

Modo de Preparo:

Calda

- Misture a Margarina com açúcar em uma frigideira até ficar em ponto de calda.

Massa

- Misture Margarina, açúcar, farinha, fermento e leite.

Montagem

- Coloque a calda em uma forma untada com Margarina e polvilhada com Farinha de Trigo. Em seguida distribua as bananas cortadas e por fim, coloque a massa. Polvilhe com açúcar com canela. Leve para assar em forno médio.

Receita: Omelete de Minas Frescal com Alho-poró

27 de Outubro 2018 - 06:00

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de Manteiga (28 g) 
1 dente de alho picado (4 g) 
1 talo pequeno de alho-poró picado (100 g) 
1 colher (chá) de sal (4 g) 
Noz-moscada a gosto 
Pimenta-do-reino a gosto 
3 fatias de peito de peru defumado cortado em tiras (33 g) 
1 xícara (chá) de Queijo Minas Frescal (150 g) cortado em cubos pequenos 
3 ovos (100 g) 
3 colheres (sopa) de leite (20 ml)

Modo de Preparo:
- Aqueça 1 colher (sopa) de manteiga e doure o alho. Junte o alho-poró e refogue até que comece a dourar. Tempere com ½ colher (chá) de sal, noz-moscada e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e misture o peito de peru e os cubos do queijo. 
- À parte, bata ligeiramente com um garfo os ovos, o leite e o restante do sal. Tempere com noz-moscada.
- Aqueça o restante da manteiga em uma frigideira grossa e antiaderente. Despeje a mistura de ovos, espalhando-a bem. Com a ajuda de uma espátula, vá empurrando levemente as bordas da omelete para o centro da frigideira. Quando as bordas estiverem firmes, coloque o recheio de alho-poró e queijo em um dos lados da omelete e dobre-a ao meio.
- Passe para uma travessa e sirva em seguida, ainda quente.

Tempo de Preparo
15 minutos
Rendimento
2 porções

Viaje pelos sabores do Centro de Portugal

26 de Outubro 2018 - 06:00

Conhecer o Centro de Portugal é a oportunidade de viajar por um mundo de sabores e degustar algumas das maiores iguarias do país. Região de cidades como Coimbra, Aveiro e Viseu, o Centro oferece pratos ricos, fortes e diversos.

No litoral, aparece a tradição portuguesa dos bons peixes frescos, principalmente com a Lampreia à Bordalesa, que consiste em um refogado de peixe muito bem temperado, servido com arroz e pão. Quando o assunto é mar, também são populares as caldeiradas, sopas de peixe, peixes grelhados e, é claro, o famoso bacalhau, que tem seu lugar de honra em Ílhavo, cidade que conta com um museu dedicado à estrela da culinária portuguesa.

No interior, a carne passa a ser protagonista. Um dos pratos mais famosos é o secular Leitão à Bairrada, de carne suculenta e perfeitamente temperada. Considerado uma das sete maravilhas da gastronomia de Portugal, é feito com leitões selecionados, assado no forno a lenha e servido com batatas cozidas e salada.

Já a Vitela de Lafões é uma carne saborosa, suculenta e tenra, que também costuma ser assada em forno a lenha, apreciada principalmente em Viseu. Outras carnes também são valorizadas: o cabrito assado está presente nas mesas de toda a região, assim como a chanfana de cabra, cozida lentamente em vinho tinto. Por fim, carnes de caça, como perdiz e coelho bravo, são iguarias características em Leiria, Fátima e Tomar.

Não é só nos restaurantes que é possível provar as delícias do Centro de Portugal. Diversas lojas vendem o famoso queijo da Serra da Estrela, produzido artesanalmente com leite de ovelhas, com sabor intenso e textura amanteigada. Os melhores, sem dúvidas, são aqueles vendidos na própria Serra.

Já em Fundão, as rainhas são as cerejas, que têm um paladar doce e fresco, muito utilizado em receitas locais, como bombons, geleias e licores.

Sobre o Centro de Portugal

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Acesse www.centerofportugal.com.

Você sabia que neste 25 de Outubro é comemorado o Dia Mundial do Macarrão?

24 de Outubro 2018 - 06:00

O macarrão é um dos pratos mais amados pelos brasileiros e está sempre presente na nossa mesa, seja em um jantar especial ou em um almoço rápido na segunda-feira, por isso, não é à toa que ganhou um dia só para ele. Versátil, é o tipo de prato que agrada a toda família e uma ótima opção para quem não pode ficar horas na cozinha preparando algo mais elaborado.

Em formatos variados, o macarrão é quase uma unanimidade para os apaixonados por massas, pois além da enorme praticidade no preparo, combina com diversos tipos de molhos e acompanhamentos.

Se você gosta de sabores marcantes, ensino uma receita incrível para preparar um cardápio especial: Bucatini Oriental.

Veja abaixo o passo a passo da receita que vai deixar todos de casa com água na boca!

Como fazer Bucatini Oriental

Ingredientes:
200 gramas de Bucatini Grano 
200 ml  de molho Bechamel
120 gramas de cogumelos (shitaki, shimeji, champignon)
50 gramas de cebola  picada
1/2 dente de alho picado
1 c/s de azeite
15 gramas de salsa picada
Sal e pimenta á gosto 

Preparo:
- Refogue no azeite a cebola e o alho até dourar, adicione os cogumelos, deixe refogar por mais ou menos dois minutos, em seguida adicione o Bechamel, e deixe até que fique bem quente.
- Finalize com sal e pimenta.
- Espalhe sobre a massa já no prato, e decore com a salsinha picada.

Rendimento: 2 porções
Calorias: 955 kcal

Como fazer Brigadeiro de Rapadura com Castanha de Caju

23 de Outubro 2018 - 06:00

Derivada da cana de açúcar, a rapadura é um dos doces queridinhos dos nordestinos e faz sucesso entre os brasileiros. Além de ser uma delícia, ainda traz vários benefícios ao organismo por substituir o açúcar branco e ser rica em ferro.

Então, por que não preparar um incrível Brigadeiro de Rapadura com Castanha de Caju?

Além de ser fácil de fazer, o pessoal de casa vai adorar!  Aproveite o fim de semana e curta esta maravilhosa iguaria!

Veja abaixo o passo a passo:

Ingredientes:

1 colher (sopa) de Margarina

60g de rapadura ralada

395g de leite condensado

200g de castanha de caju triturada

100g de chocolate branco ralado

10g de Farinha de Trigo Tipo I (sem fermento)
 

Modo de Preparo:

Coloque Margarina, leite condensado, rapadura e chocolate em uma panela. Mexa bem. Leve ao fogo baixo e continue mexendo até que a mistura se desprenda da panela. Coloque o brigadeiro em um recipiente untado para que esfrie, depois de frio enrole os brigadeiros, um a um, com um pouco de Margarina nas mãos. Enrole os brigadeiros na castanha de caju triturada e coloque-os em forminhas.

Como fazer Salada de Penne com Brócolis e Maçã

22 de Outubro 2018 - 06:00

Ingredientes:

1 embalagem de Penne Sêmola (500g)

1 maço pequeno de brócolis (só as flores) cozido “al dente”

150g de mussarela em cubinhos

20 tomatinhos cereja

2 maças em cubinhos passadas no suco de limão

100g de castanha-do-pará picada

1 copo de requeijão light

3 colheres (sopa) de leite desnatado

2 colheres (sopa) de molho inglês

1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado light

sal e salsa picadinha a gosto
 

Modo de Preparo:

- Em uma saladeira coloque os 6 primeiros ingredientes. Reserve.

- Misture o requeijão light com o leite, o queijo e o molho inglês. Tempere com o sal e a salsa . Coloque sobre a salada e misture delicadamente. Leve à geladeira até o momento de servir. Sirva fria.
 

Rendimento: 6 porções

Valor Calórico por porção: 491,90 Kcal

Como fazer Rabanada com Geleia de Maçã Caseira

20 de Outubro 2018 - 06:00

Ingredientes para a rabanada:

8 unidades de Torrada Integral

100 ml de leite integral

2 ovos

1 colher de chá de melaço

4 colheres de sopa de açúcar refinado

1 colher de sopa de canela em pó

Margarina para grelhar
 

Ingredientes para a geleia de maçã:

4 maçãs cortadas em cubos, sem casca e sem sementes

Suco de 1 limão

150 g de açúcar refinado

150 ml de água

1 colher de chá de canela em pó
 

Modo de preparo:

- Misture o leite, os ovos e o melaço em um recipiente fundo.

- Mergulhe as torradas, uma a uma, nessa mistura.

- Passe as torradas no açúcar com canela e leve-as para grelhar em uma frigideira com margarina, até dourar.

- Passe-as no papel toalha.

- Para fazer a geleia, coloque em uma panela todos os ingredientes e deixe-os em fogo baixo até que a geleia engrosse e ganhe consistência, mexa de vez em quando.

- Espere a geleia esfriar para, em seguida, derramá-la sobre a rabanada.
 

Tempo de preparo: 45 minutos

Rendimento: 04 porções

Receita: Mousse de Maracujá Saudável

19 de Outubro 2018 - 06:00

Ingredientes:

- Castanha de caju crua e sem sal (100g)

- Maracujá (1 unidade) - Agar agar (2 g)

- Sementes de chia (80g)

- Canela em pó (2 g) - Xylitol ou erytritol (80g = 3 colheres de sopa)

Modo de Preparo:

1. Deixar as castanhas de molho em água por 12 horas.

2. Desprezar a água e enxaguar.

3. Bater no liquidificador com 1/2 xícara de água morna até virar um creme liso e homogêneo.

4. Hidratar o agar agar por 15 minutos em 1/2 xícara de água.

5. Levar ao fogo e ferver em fogo baixo por 3 minutos.

6. Adicionar o maracujá, as sementes de chia e o adoçante ao creme de castanha, Xylitol ou erytritol, 1 pitada de canela (opcional).

7. Bater um mais um pouco e acrescentar o agar agar fervido.

8. Dispor em tacinhas individuais e levar à geladeira por pelo menos 1 hora.

9. Acrescentar sementes

Fonte: Namu

Aprenda a preparar um Pão sem Glúten

18 de Outubro 2018 - 06:00

Sem sombra de dúvidas, o queridinho e mais consumido por aqui é o pão francês. Versátil, esse alimento vai bem com cremes, queijos, geleias, entre outros. Entretanto, as pessoas que seguem uma alimentação equilibrada ou possuem alguma restrição ao glúten, procuram evitar essa delícia.

Por isso, coloquei aqui uma incrível receita de Pão sem Glúten, que fica pronto em 5 minutos, para você deixar o seu lanche ainda mais saboroso.

Veja abaixo o passo a passo e aproveite!

 Pão sem Glúten

Ingredientes
3 ovos
2 colheres de sopa de Requeijão
50g de Parmesão ralado (2 colheres de sopa bem cheias + ou -)
1 colher de chá fermento
Creme de Ricota

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes, exceto o Creme de Ricota por 5 minutos. Use uma travessa que possa ir ao micro-ondas. Leve ao micro-ondas por 5 minutos em potência alta. Depois de desenformado, use o acompanhamento que desejar. Aqui foi usado Creme de Ricota.

Marmita saudável e com sabor: Guisado de frango ao açafrão

17 de Outubro 2018 - 06:00

Ingredientes:

- Frango em pedaços (coxa, sobrecoxa e peito) (1 kg)

- Limão (1 unidade)

- Cebola roxa (200g)

- Sal marinho moído ou sal rosa (10 g)

- Pimenta do reino preta (1 pitada)

- Erva-doce ou funcho (150 g)

- Açafrão espanhol (opcional) (1 g)

- Açafrão em pó (cúrcuma) (3 g)

- Louro (1 folha)

- Alho picado (15 g = 2 dentes)

- Tomilho (1 ramo)

- Vinho branco seco (200 ml)

- Caldo de frango ou de legumes (500 ml)

- Azeite de oliva extra virgem (7 ml)

 - Óleo de girassol (7 ml)

 Modo de preparo:

1. Marinar o frango por pelo menos 2 horas com vinho branco, sal, pimenta, alho picado, louro, tomilho.

2. Separar o frango da marinada e reservar.

 3. Aquecer o óleo em uma panela com tampa e selar o frango até ficar dourado.

 4. Retirar o frango da panela e acrescentar o azeite.

5. Refogar a cebola, a erva-doce (funcho), o açafrão-da-terra e o açafrão espanhol, alecrim, sal.

6. Adicionar o frango selado, a marinada e o caldo de frango.

7. Cozinhar em fogo baixo até que o frango esteja macio e cozido.

Receita: Gratinado de Abóbora

16 de Outubro 2018 - 06:00

Ingredientes:

- Abóbora japonesa (1 kg)

- Alho (10 g = 3 dentes)

- Azeite (20 ml = 3 colheres de sopa)

- Sal marinho moído ou sal rosa (1 colher de café)

– Noz moscada ralada (1 pitada)

- Canela em pó (1 pitada)

- Folhas de sálvia ou alecrim (opcional) (5 g)

- Queijo parmesão ou gruyère ralado (100 g)

 Modo de Preparo:

1. Embrulhar a abóbora no papel alumínio e colocar em uma assadeira antiaderente.

 2. Assar em forno pré-aquecido a 200˚C por 25 minutos.

3. Retirar as sementes na polpa com uma colher.

4. Amassar com um garfo ou passar num processador e adcionar os temperos: sal,pimenta, noz moscada, canela, azeite, os dentes de alho descascados, picados  e as folhas de sálvia ou alecrim.

5. Colocar o purê em uma refratária e salpicar o queijo ralado por cima.

6. Levar ao forno para gratinar.

Fonte: Namu