Rituais da Boa Mesa - rituaisdaboamesa@gmail.com

Janaina Amaral

Receita: Frango com Creme de Ricota às Passas Brancas

03 de Setembro 2018 - 11:46

Ingredientes:

5 colheres (sopa) de Manteiga sem sal (36 g)

1 xícara (chá) de uva-passa branca (120 g)

1 embalagem de Creme de Ricota (250 g)

½ xícara (chá) de leite (100 ml)

3 colheres (sopa) de alcaparra picada (30 g)

4 filés de peito de frango (400 g)

noz-moscada (preferencialmente ralada na hora)

sal e pimenta-do-reino a gosto  

½ maço de tomilho (30 g)

Modo de Preparo:

- Derreta 3 colheres (sopa) de manteiga e adicione a uva-passa. Deixe cozinhar, mexendo constantemente, por 3 minutos, ou até que as uvas absorvam a manteiga e fiquem “infladas”.

- Adicione o Creme de Ricota, o leite e as alcaparras, mexendo bem, até ficar homogêneo. Quando levantar fervura, desligue o fogo.

- Tempere os filés com sal e pimenta-do-reino a gosto. Em uma frigideira de fundo grosso, bem aquecida, coloque o restante da manteiga e, assim que ela derreter, adicione os filés de frango. Deixe-os na frigideira, em fogo médio, por 3 minutos de cada lado.

- Na hora de servir, aqueça o molho, adicione o tomilho picado e sirva sobre o frango, acompanhado de salada de folhas.

Tempo de Preparo: 15 minutos

Rendimento: 4 porções

Comece a semana preparando receita fácil de Frittata

03 de Setembro 2018 - 06:00

Já virou costume aproveitar o final de semana para comer coisinhas gostosas. Mas, só porque ele chegou ao fim não significa que também temos que deixar estes pratos incríveis de lado.

Então, por que não dar início a sua semana de uma forma diferente e muito saborosa? A sugestão é preparar Frittata, receita típica da culinária italiana.

A Frittata é ideal para todos os momentos, além de ter um gostinho irresistível, podendo ser servida no café da manhã, no almoço ou até na hora do jantar.

Confira o modo de preparo abaixo e veja como fácil:

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de Margarina 

4 ovos

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

2 colheres (sopa) de salsinha picada

4 batatas médias (600 g)

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 cebola grande ralada
 

Modo de preparo:

- Bata ligeiramente os ovos. Junte o queijo ralado e a salsinha e reserve.

- Descasque as batatas e passe-as pelo ralo grosso. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Acrescente a cebola ralada. Coloque tudo na mistura de ovos e mexa bem.

- Aqueça a Margarina em uma frigideira. Despeje a frittata e deixe cozinhar até o lado de baixo dourar. Vire a frigideira sobre um prato e coloque a fritada novamente na frigideira, desta vez, com a parte dourada para cima. Doure o lado de baixo. Em seguida, coloque em um prato. Deixe esfriar um pouco antes de cortar em fatias.

Receita: Parafuso ao Molho de Laranja com Agrião e Uva

01 de Setembro 2018 - 06:00

Já pensando na possibilidade da seca e uma crise hídrica afetando o país, as famílias precisam sempre pensar em como economizar cada gota de água. Ao mesmo tempo, ninguém quer abrir mão de uma alimentação completa e com qualidade nutricional. Por sua versatilidade, as massas podem ser grandes aliadas das donas de casa: junto com alguma proteína e vegetais, transformam-se em uma refeição completa, necessitando de poucas louças e panelas.

A receita deliciosa que utiliza apenas uma panela e uma travessa para servir: Parafuso ao Molho de Laranja com Agrião e Uva.

O macarrão é a base perfeita para uma refeição, pois contém carboidratos essenciais, que saciam e dão energia. Basta adicionar pelo menos uma proteína, dois vegetais e o molho de sua escolha que o resultado é um almoço ou jantar prático, delicioso e nutricionalmente completo.

Bom apetite e economize água!

Ingredientes:

1 embalagem de Parafuso (500g)

a gosto sal, pimenta-do-reino e cebolinha picada

2 suco de laranjas

200g de ricota esfarelada

a gosto raspas de laranja

1 maço de agrião

300g de uvas brancas sem sementes e cortadas ao meio

3 colheres (sopa) de azeite

Modo de Preparo:

- Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

- Escorra a massa, acomode em um refratário grande, acrescente o azeite, a ricota, o suco de laranja, as uvas, raspas de laranja e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acerte o sal, tempere com pimenta do reino e cebolinha. Acomode por cima o agrião, polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções

Cerveja Outback é premiada na “Copa do Mundo das Cervejas”

31 de Agosto 2018 - 08:17

Essa semana, o World Beer Awards 2018 divulgou o ranking das melhores cervejas do mundo em diversas categorias. Entre as premiadas, a Cerveja Outback Colorado ficou entre as quatro melhores cervejas do ranking mundial na categoria Speciality Beer no estilo Experimental. Bem avaliada pela unicidade de sabor, aparência e aroma, a Cerveja Outback Colorado, do tipo Weiss, foi um grande destaque e trouxe para o Brasil a medalha de bronze.

Inspirada no famoso pão australiano do restaurante, a cerveja é apresentada em uma garrafa de 600 ml, possui 7% de teor alcoólico. De textura cremosa e sabor encorpado, traz na receita lúpulos australianos, centeio e açúcar mascavo. O rótulo traz ícones tribais e a imagem de um canguru, que remetem à inspiração da marca aos símbolos da Austrália. Realizado anualmente, o World Beer Awards é um dos mais importantes e influentes concursos cervejeiros do mundo. As degustações acontecem às cegas e centenas de cervejas de diversos países são avaliadas nos quesitos aroma, aparência, sabor e acabamento.


Sobre a Cervejaria Colorado

Desde sua fundação, em 1996, a Cervejaria Colorado vem ousando e misturando os mais legítimos sabores brasileiros em suas cervejas. Os tradicionais ingredientes malte e lúpulo foram combinados com ingredientes da nossa terra escolhidos a dedo, como café, rapadura, mandioca e mel, explorando nossa riqueza de sabores e convidando o consumidor a explorar deste universo de uma maneira diferente.

Receita: Creme de Abóbora com Gengibre e Castanhas

31 de Agosto 2018 - 06:00

Receita: Creme de Abóbora com Gengibre e Castanhas

Ingredientes:

½ cebola descascada e picada em cubos

1 colher (sobremesa) de azeite

4 xícaras (chá) de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos médios

1 colher (sopa) de gengibre ralado

1 litro de caldo de legumes caseiro ou água

Pimenta-do-reino preta moída a gosto

1 colher (café) de sal

1 pote de Creme de Ricota Light Tirolez

1 colher (sobremesa) de óleo de coco

1 dente de alho descascado e amassado

½ xícara (chá) de castanhas-de-caju picadas

Modo de Preparo:

- Em uma panela, doure a cebola no azeite, acrescente a abóbora e o gengibre e refogue;

- Adicione o caldo de legumes (ou a água), a pimenta e o sal e deixe cozinhar até que a abóbora fique macia; desligue o fogo e junte o Creme de Ricota Light Tirolez;

- Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo;

- Em uma frigideira, aqueça o óleo de coco e doure o alho e as castanhas;

- Sirva o creme de abóbora com o alho e castanhas dourados por cima.

Tempo de Preparo: 40 minutos

Rendimento: 6 porções

Deixe o seu molho pesto ainda mais saboroso

30 de Agosto 2018 - 06:00

Geralmente servido com massas de lasanhas, espaguetes, nhoques, entre outros, o pesto é um dos molhos que tem presença garantida nos restaurantes italianos. É impossível não notá-lo ou não se apaixonar por esta iguaria. Além de textura cremosa, coloração verde e um cheiro incrível, este molho tem um gostinho incomparável.

Originário da cidade de Gênova, no norte da Itália, a sua receita tradicional é composta por folhas de manjericão moídas, pinhões, queijo parmesão ou pecorino, alho, sal, azeite e pimenta preta. Outras versões podem ser encontradas, como o pesto siciliano, da Sicília, com base de tomates e amêndoas, e o pesto alla calabrese, da Calábria, feito com tomates, pimentões e ricota.

Mas, para adquirir a consistência perfeita e o sabor ideal deste molho, ensino algumas dicas imperdíveis. Confira:

  • Para reter mais o sabor fresco dos ingredientes em pestos e em outros molhos de ervas frescas, pique ou moa os ingredientes grosseiramente com um pilão em vez de usar um liquidificador;
  • Para fazer salsas e molhos de tomate, inclua as sementes, ou as peneire enquanto pressiona a sua geleia para dentro do molho. A geleia é a parte mais saborosa do tomate;
  • Enxague a cebola ou alho picados com muita água para remover os sabores fortes das superfícies cortadas;
  • Faça molhos frescos apenas um pouco antes de servir. Se fizer com antecedência, coloque-os na geladeira com papel-manteiga pressionado sobre a superfície.

Agora é hora de por a mão na massa! Prepare o Penne ao Molho Pesto e descubra como é fácil encantar o pessoal de casa! O melhor de tudo é que este molho é superprático de fazer e torna qualquer refeição em um cardápio digno de um chef de cozinha.

Veja o passo a passo da receita abaixo:

Como fazer Penne ao Molho Pesto
 

Ingredientes:

1 pacote de Penne

2 dentes de alho

1/4 de xícara de nozes

1/4 de xícara de queijo parmesão

1 xícara de folhas de manjericão

½ xícara de azeite

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto
 

Modo de Preparo:

- Faça o macarrão seguindo as instruções da embalagem.

- Em um liquidificador, bata o alho, as nozes e o parmesão.

- Coloque o manjericão e bata novamente.

- Adicione o azeite e bata o suficiente para incorporar.

- Acerte o sal e a pimenta, se necessário.

- Misture com o penne e sirva.
 

*Fonte: Dicas para Cozinhar Bem. MCGEE, Harold. 2010, Zahar, pág. 315.

Como fazer Empadão de legumes

29 de Agosto 2018 - 06:00

Almoço ou jantar fica mais especial com a família reunida. Para agradar a todos não precisa de muito, basta utilizar ingredientes certos que os pratos ganham sabor especial e a aprovação de todos está garantida. Aqui, sugiro uma opção nutritiva e saborosa: Empadão de Legumes

A Margarina dá aquele toque na receita, proporcionando mais na cremosidade e gostinho irresistível. Já os benefícios nutricionais ficam por conta dos ingredientes que recheiam o empadão. O tomate, por exemplo, é rico em licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer. Já a seleta de legumes oferece inúmeras possibilidades nutricionais, pois pode conter cenoura, ervilha, vagem, brócolis, batata e couve-flor.

Confira a receita abaixo e surpreenda a sua família.

Como fazer Empadão de legumes

Ingredientes

Massa:

4 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Tipo I (sem fermento)

1 colher (chá) de sal

½ xícara (chá) de Margarina 

½ xícara (chá) de gordura vegetal hidrogenada

1 ovo batido

5 colheres (sopa) de água gelada

1 gema para pincelar

 

Recheio

1 colher (sopa) de Margarina

1 cebola grande picada

1 colher (sopa) de extrato de tomate

2 tomates maduros picados

2 latas de seleta de legumes (reserve a água da conserva)

4 colheres (sopa) de Farinha de Trigo Finna Tipo I (sem fermento)

Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto

 

Modo de preparo

- Em uma vasilha, peneire a farinha e o sal. Adicione a Margarina, a gordura e misture com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Acrescente o ovo, a água e misture até incorporar. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

- Em uma panela, aqueça a Margarina Puro Sabor e refogue a cebola até muchar. Acrescente o extrato de tomate, a seleta de legumes, a farinha dissolvida na água da conserva e mexa até engrossar.

- Tempere com sal, pimenta, cheiro-verde e deixe esfriar. Abra metade da massa com um rolo entre duas folhas plásticas e forre o fundo e a lateral de uma fôrma de aro removível de 20 cm de diâmetro. Espalhe o recheio e reserve.

- Abra o restante da massa e cubra a torta.

- Modele folhas com o restante e decore a torta. Pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até dourar.

- Deixe amornar, desenforme e sirva.

 

Tempo de preparo: 2h

Rendimento: 14 porções

Aprenda a preparar um Mousse de Amora Zero Lactose

28 de Agosto 2018 - 06:00

Durante muito tempo pessoas com intolerância a lactose tiveram uma grande dificuldade de encontrar produtos nas prateleiras dos supermercados brasileiros, mas há alguns anos, para alívio destes consumidores, esse cenário vem mudando. Atualmente, é bastante comum nos depararmos com alimentos zero lactose, seja queijos, leites ou as sobremesas que amamos.

Pensando em você, que segue uma dieta com essas restrições, ensino uma receitinha leve, saborosa e que vai adoçar o seu dia: Mousse de Amora.

Veja abaixo o passo a passo e saboreie essa delícia.

 Como fazer Mousse de Amora

Ingredientes

½ xícara (chá) de Queijo tipo Cottage Zero Lactose

½ xícara (chá) iogurte natural Zero Lactose

1 xícara (chá) de amora fresca ou congelada

2 colheres (sopa) de mel

Modo de Preparo:

- Coloque todos os ingredientes no copo do liquidificador e bata bem até que todos os ingredientes estejam bem misturados.

- Leve para gelar por no mínimo 3 horas antes de servir.

Traga mais sabor para a sua semana com uma receita de Spaghetti com Açafrão e Ragu de Cordeiro

27 de Agosto 2018 - 06:00

Quem disse que é preciso esperar o fim de semana para servir um cardápio especial? Você e sua família merecem sempre o melhor, por isso, trago uma receitinha de Spaghetti com Açafrão e Ragu de Cordeiro, que vai deixar sua semana muito mais gostosa. 

Levando o Spaghetti Grano Duro com ingrediente principal, o seu prato ficará incrível, pois essa massa premium feita com grão duro, um tipo de trigo especial, após o cozimento, deixa a massa naturalmente al dente, ou seja, soltinha e macia, porém resistente à mordida.

Veja abaixo o modo de preparo e aproveite cada momento!

Spaghetti com Açafrão e Ragu de Cordeiro

Ingredientes

- 1 pacote de Spaguetti Grano Duro

- 1 cebola branca picadinha

- 2 dentes de alho picados

- ½ colher de chá de açafrão em pó

- 1 colher de chá de açafrão-da-terra

- 3 xícaras de molho de tomate

- 2 colheres de sopa de extrato de tomate

- 300 gramas de carne de cordeiro cozida e desfiada

- 3 colheres de sopa de óleo de canola

- 2 colheres de sopa de manteiga

Modo de Preparo

- Em uma panela, coloque o óleo de canola e refogue a cebola picada e o alho.

- Coloque então a carne picadinha, despeje o molho de tomate, o extrato de tomate e cozinhe até que a carne fique bem macia.

- Acrescente o açafrão em pó e reserve. Reserve duas conchas do molho para misturar na massa previamente cozida.

- Unte uma forma com óleo de canola.

- Coloque metade do spaghetti na forma, despeje então o ragu de cordeiro e cubra com a outra metade do spaghetti.

- Leve ao forno preaquecido em 180º por cerca de 40 minutos ou até que esteja dourada.

-Finalizar com açafrão e salsinha picada.

- Sirva em seguida.

Como fazer Mousse de Chocolate com Biscoito Maria e toque de Laranja

25 de Agosto 2018 - 06:00

Ingredientes:

500g de chocolate meio amargo

500 ml de chantilly

200 ml de creme de leite de caixinha

50 ml de suco de laranja

300g de biscoito Maria quebradinho

Raspas de laranja a gosto

 

Modo de preparo:

 

– Derreta o chocolate em banho maria. Depois misture com o creme de leite. Reserve.

– Una o creme de chocolate meio amargo com o chantilly delicadamente.

– Coloque o suco de laranja e incorpore delicadamente.

– Refrigere a mousse por 1 hora.

– Coloque na mousse o biscoito maria quebradinho e mexa delicadamente para envolver o biscoito.

– Sirva em tacinhas, finalizando com raspas de laranja.

 

Rendimento: 6 porções

Como fazer Salada de Parafuso

24 de Agosto 2018 - 06:00

Ficar dentro do orçamento pode parecer uma tarefa impossível, ainda mais quando o assunto é comida, não é mesmo? Mas, para preparar pratos incríveis, você não precisa gastar muito e nem sair de casa! Dar preferência a ingredientes que você já tem faz toda a diferença na hora de cozinhar.

Por isso, separei uma receita prática e econômica para aquele almoço com a família e os amigos: Salada de Parafuso.

Rápida de fazer, a Salada de Parafuso é uma opção perfeita para saborear, além de ser leve e nutritiva, também é bastante colorida, deixando a sua mesa mais bonita.

Fazer um almoço gostoso assim nunca ficou tão fácil. E o melhor de tudo, fica pronta em até 45 minutos!

Veja abaixo e já deixe anotado no seu caderno de receitas:

Como fazer Salada de Parafuso

Ingredientes:

500g de Parafuso

400g de tomate cereja

400g de queijo prato

200 ml de azeite

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

300g   de brócolis

200g   de azeitona preta

Modo de preparo:

 

– Cozinhe o parafuso em água e sal por 8 minutos. Escorra e reserve.

– Cozinhe o brócolis em água e sal por 5 minutos. Escorra e reserve.

– Corte o tomate cereja no meio e o queijo prato em cubinhos.

– Misture o parafuso cozido com o queijo, o tomate cereja, o brócolis, e a azeitona preta.

– Tempere com sal e pimenta do reino à gosto.

– Regue com azeite e sirva.

Rendimento: 8 porções

Pioneira na confeitaria de Flower Cakes no Brasil, Amélia Lino lança livro com receitas inéditas e passo a passos de flores em bicos de confeitar

23 de Agosto 2018 - 09:30

Em um livro com uma linguagem simples e objetiva, ela ensina a produzir flores e a fazer receitas de coberturas, cremes, massas e recheios com muitas dicas e segredos.. Nas técnicas aplicadas, utiliza chantilly estabilizado, glossy buttercream e bean paste, criando decorações impecáveis, consideradas verdadeiras obras de arte. 

Com 100 páginas, a obra Flower Cakes tem edição limitada, publicado pela Agência Fatz, pode ser adquirida através do WhatsApp (31) 992129925 ou durante os cursos e as sessões de autógrafos por R$ 180.

Os próximos cursos práticos acontecem em Macapá (27/8), Belém (29/8), Salvador (31/8), Brasília (de 4 a 6/9), São Luís (18 a 20/9) e Fortaleza (24 e 26/9).

Amélia Lino:

A profissional desenvolveu a técnica de flower cakes no Brasil e virou referência na confeitaria brasileira.

Depois de abrir mão da carreira de Direito para cuidar dos filhos e acompanhar o marido em obras de construção civil pesada pelo país, Amélia Lino passou a se dedicar à arte de fazer bolos.

A paixão pela confeitaria foi ficando cada vez mais latente em sua vida e, de forma autodidata, começou a decorar bolos com uma perfeição inigualável em Novo Progresso, PA, e por outros municípios por onde passou.

Foi até a Europa e a Coreia do Sul para aprender mais sobre as técnicas utilizadas na produção de flower cakes. Em pouco tempo, sua arte foi ganhando admiradores e ela passou a compartilhar seu conhecimento.,

Montou cursos práticos e, hoje, percorre o Brasil ministrando aulas de flower cakes, feitas com chantilly estabilizado, bean paste e glossy buttercream. Além disso, oferece o curso de Master Instructor em que o participante recebe uma certificação internacional coreana. Ela é professora Titular Nível Master Instructor na Korea Design Cake Art Association.

A história de Amélia é um exemplo de empreendedorismo. Em menos de 2 anos, já treinou milhares de alunos e as vagas de seus cursos se esgotam rapidamente.

Receita: Bolo integral de maçã

23 de Agosto 2018 - 06:00

Para acompanhar o lanche da tarde ou até mesmo complementar o café da manhã, nada melhor do que um saboroso bolo. Porém, que tal uma nova opção de receita? Confira a sugestão que ensino como preparar um bolo integral de maçã.

Ingredientes

½ tablete de manteiga clarificada

2 xícaras de açúcar

4 ovos

2 xícaras de chá de farinha de trigo integral

1 colher de sopa de fermento químico

3 maçãs picadas com casca

canela a gosto

Modo de preparo

Peneire todos os ingredientes e separe. Bata bem a manteiga com 1 ½ xícara de açúcar e acrescente as quatro gemas, uma a uma, enquanto bate a mistura. Acrescente duas xícaras de farinha de trigo integral, uma colher de fermento químico e ½ xícara de leite morno. Em seguida, bata as quatro claras em neve na batedeira e misture com os demais ingredientes.

Coloque a massa em uma assadeira redonda de 26 cm, jogue as maçãs picadas por cima e cubra com o açúcar restante e a canela.

Leve ao forno quente, 180 °C, por cerca de 30 minutos. Quando estiver frio, vire o bolo e corte em pedaços.

Receita: Pavê de Banana com Chocolate

21 de Agosto 2018 - 06:00

banana, consumida tanto em receitas salgadas ou doces, pode ser encontrada em várias opções, como prata, maçã, da terra, ouro, nanica, entre outros. Independente da escolha, a banana é fonte de vitaminas e minerais e é muito rica em potássio. Este fruto traz inúmeras qualidades ao organismo e fica uma delícia no recheio do Pavê de Banana com Chocolate.

Como fazer Pavê de Banana com Chocolate

Ingredientes:

1 embalagem de Biscoito Maizena 

1 lata de creme de leite

1 xícara (chá) de licor de chocolate

200g de chocolate ao leite

150ml de leite

5 bananas nanicas maduras, picadas

1 colher (sopa) de açúcar

1 caixinha de creme de leite

1 envelope de gelatina sem sabor

1 lata de leite condensado
 

Modo de Preparo:

Comece preparando o creme de banana. Em um refratário médio, acomode as bananas, ½ xícara (chá) de água, polvilhe o açúcar, leve ao micro-ondas por 5 minutos ou até que as bananas fiquem macias, deixe amornar e reserve. Dissolva o envelope de gelatina sem sabor em 5 colheres (sopa) de água fria, leve ao banho-maria ou micro-ondas e deixe aquecer sem ferver. Leve ao liquidificador, o creme de leite, o leite condensado, o leite, as bananas cozidas e bata até envolver bem todos os ingredientes. Acrescente a gelatina dissolvida e deixe bater por mais 2 minutos e reserve.

Prepare a cobertura. Derreta o chocolate ao leite no micro-ondas e deixe esfriar. Acrescente a caixinha de creme de leite, reservando 1 colher (sopa) para decorar, misture bem e reserve.

Monte o pavê de banana com chocolate num refratário médio da seguinte forma: biscoito maizena umedecidos no licor de chocolate, creme de banana, biscoito maizena umedecidos no licor de chocolate, creme de banana, biscoito maizena umedecidos no licor de chocolate, creme de banana, biscoito maizena e leve à geladeira por 20 minutos.

Retire da geladeira, acomode por cima a cobertura de chocolate e com a ajuda de uma colher decore com o creme de leite reservado. Retorne para geladeira por mais 2 horas e sirva a seguir.
 

Rendimento: 10 porções

Tempo de Preparo: 40 minutos

Escondidinho com Cenoura é um novo jeito de reinventar esse clássico

20 de Agosto 2018 - 06:00

Não há quem resista a um prato quentinho que faz a casa inteira ficar cheirando. Além disso, nos preparos diários é importante incluir ingredientes ricos em nutrientes. Isso faz toda a diferença!

Sugiro um dos pratos queridinhos pelos brasileiros feito com um ingrediente base diferente: Escondidinho com Cenoura.

O que torna esta receita especial é a união de sabores, já que o queijo tipo Estepe é mais adocicado e combina perfeitamente com a cenoura e o restante dos temperos, principalmente o curry. O toque salgado fica por conta do queijo Parmesão gratinado, dando muito mais sabor ao seu prato.

Use a criatividade e escolha o recheio de acordo com a sua vontade, o resultado será irresistível!

Aproveite e surpreenda quem você ama!

Como fazer Escondidinho com Cenoura

Ingredientes

2 batatas em cubos (300 g)

3 cenouras em cubos (400 g)

2 colheres (sopa) de Manteiga sem sal (26 g)

sal a gosto

pimenta-do-reino

noz-moscada

2 dentes de alho picados (10 g)

1 cebola roxa picada (150 g)

500 g de carne moída

1 colher (sopa) de curry (8 g)

¼ de maço de cheiro-verde picado (20 g)

4 xícaras (chá) de Queijo tipo Estepe ralado (440 g)

1 xícara (chá) de Queijo Parmesão ralado (110 g)
 

Modo de Preparo

- Cozinhe a batata em 5 xícaras (chá) de água (1 litro), começando com a água fria. Assim que a água ferver, adicione as cenouras.

- Quando ambas estiverem bem cozidas, escorra a água e, em seguida, bata com o auxílio de um mixer até obter um purê liso e homogêneo. Adicione 2 colheres (sopa) de manteiga com ele ainda quente e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto. Reserve o purê.

- Em uma panela em fogo médio, derreta o restante da manteiga, adicione o alho e, assim que começar a dourar, a cebola. Refogue por 2 minutos e adicione a carne. Cozinhe até que a carne fique dourada e tempere com o curry, o cheiro-verde, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto.

- Em uma travessa retangular (20 x 30 cm), disponha uma fina camada de purê e espalhe por cima a carne refogada. Em seguida, despeje o queijo estepe, o restante do purê (espalhando bem) e, por fim, cubra com o queijo parmesão. Leve ao forno preaquecido (180 °C) por 30 minutos, ou até que a superfície esteja totalmente dourada. Sirva em seguida.
 

Rendimento: 6 a 8 porções

Tempo de Preparo: 40 minutos

Inove no cardápio com uma sopa inspirada na culinário do Panamá: Como fazer Sopa Borracha

18 de Agosto 2018 - 06:00

O nome da receita pode gerar algumas interpretações, mas na realidade ela vem do significado em espanhol da palavra “borracha”, que traduzida para o português é bêbado. Isso porque no modo de preparo você irá utilizar rum e vinho do porto. Mas, pode ficar tranquilo que durante o processo parte do álcool das bebidas evapora. Você vai sentir mesmo é uma explosão de sabores! Vale a pena experimentar!

Aqui ensino como fazer essa iguaria que é ideal para fazer no jantar, depois de um dia intenso.

Inspirada na culinária panamenha, a sopa leva também frutas secas, canela, limão e Cookies de Aveia e Passas para dar aquele gostinho único.

Veja abaixo o modo de preparo e aproveite!

Ingredientes:

1 pacote de Cookies de Aveia e Passas

2 xícaras de uvas passas brancas e pretas

2 xícaras de ameixas secas sem caroço

2 xícaras de rum

2 xícaras de vinho do porto

1 ½ xícara de açúcar

2 paus de canela

2 fatias de limão

2 xícaras de água

Modo de Preparo:

- Deixe marinar as ameixas e as uvas passas em uma tigela grande com o rum e o vinho do porto de um dia para o outro.

- Em uma panela, coloque a água, açúcar, limão, canela e cravo.

- Leve para ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar lentamente até formar um xarope não muito grosso.

- Deixe esfriar.

- Adicione a mistura de passas e ameixas com a calda.

- Banhe os Cookies de Aveia e Passas com a calda, certificando-se de que fiquem todos embebidos por completo.

- Deixe descansar em geladeira.

- Decore com passas e ameixas.

Fonte: Adria

Receita: Como fazer Talharim Tricolor de Abobrinha, Cenoura e Tomate

17 de Agosto 2018 - 06:00

Refogar é um dos métodos mais práticos e rápidos de cozinhar alimentos sem que se perca o seu valor nutricional. Este método de cocção é originário do oriente, e é perfeito para manter a cor, o sabor e a textura dos alimentos.

Confira estas dicas imperdíveis para você preparar o refogado perfeito:

- Pique os vegetais em pedaços pequenos e uniformes para que possam ser misturados com facilidade e cozidos rapidamente;

- Vegetais longos, como cenoura, abobrinha, pepino, alho porró, devem ser cortados à Juliene (em tiras finas);

- Brócolis e couve flor devem ser separados em pequenos buquês;

- Use uma espátula de metal ou uma escumadeira tipo chinesa para mexer os legumes enquanto refogam;

- A panela ideal para refogar é de fundo cargo, como uma Wok, redonda e com as laterais inclinadas. As melhores são de aço ou ferro;

- Para melhor resultado, primeiro aqueça a panela e só depois acrescente um fio de azeite em suas laterais. Só acrescente os legumes quando o óleo estiver bem quente;

- E finalmente, não coloque todos os ingredientes ao mesmo tempo, senão eles cozinharão ao invés de refogar!

Agora é só aproveitar estas dicas e preparar um delicioso Talharim Tricolor de Abobrinha, Cenoura e Tomate, e deixar toda a família com água na boca:

Ingredientes:

1 pacote de Massa Sêmola com Ovos Talharim

40 ml de azeite

1 cebola cortada em tiras finas

2 dentes de alho picado

1 cenoura cortada em tiras finas

1 abobrinha cortada em tiras finas

1 bandeja de tomate cereja

folhas de manjericão a gosto

pimenta-do-reino a gosto

sal a gosto

queijo parmesão a gosto
 

Modo de Preparo:

- Faça o Talharim Fortaleza seguindo as instruções da embalagem.

- Em uma panela grande, doure a cebola e o alho no azeite. Junte a cenoura e cozinhe por 5 minutos. Adicione o tomate e a abobrinha, cozinhe por 2 minutos. Acerte o sal e a pimenta-do-reino.

- Em uma travessa coloque o talharim escorrido, e adicione o molho por cima, misture levemente para incorporar.

- Regue mais azeite se necessário, polvilhe o queijo e as folhas de manjericão por cima.
 

Tempo de Preparo: 30 minutos

Rendimento: 6 Porções
 

*Fonte: Técnicas culinárias essenciais – Le Cordon Bleau, Ed. Marco Zero, 2000

Mitos e verdades sobre a destilação de bebidas em casa ou home distilling

16 de Agosto 2018 - 06:00

O hobby da destilação em casa ou, em inglês, home distilling vem ganhando cada vez mais adeptos. No meio cervejeiro a prática já é bastante difundida.

Um dos fundadores da Escola da Cachaça, o especialista Leandro Dias, esclarece as principais verdades e mitos sobre esta prática. Confira: 

Mito - Os equipamentos para se fazer o destilado em casa são caros.

Isso é mito. O “alambiquinho”, por exemplo, custa em torno de mil reais. Um kit completo com balde, alambique, sacarímetro, entre outras coisas, sai cerca de R$1200, o que é algo acessível, já que as pessoas podem parcelar também.

Verdade - É possível economizar produzindo o próprio destilado?

Sim, é possível obter uma economia de até 1000% se comparado a compra de tradicionais rótulos do mercado.

Mito – É necessário um espaço grande para se ter um home distilling.

As pessoas acham que precisa montar o home distilling em um sítio ou fazenda, mas não é nada disso. É possível montar em uma mesa de um apartamento. 

Verdade – A bebida feita por meio da destilação em casa é personalizada?

A bebida que o aluno vai produzir em casa, nunca será igual a nenhum outro rótulo disponível no mundo. É algo extremamente personalizado, já que a própria pessoa fará o processo de fermentação, destilação, envelhecimento e o blend (mistura de ingredientes). 

Mito – As pessoas acham que é muito difícil fazer as suas próprias bebidas destiladas.

É difícil quando você não conhece as técnicas. No home distilling é ensinado a receita de procedimentos a serem executados. Qualquer pessoa, independente da idade, consegue fazer. 

Verdade – É possível iniciar um negócio ao fazer a destilação em casa?

Como empreendedorismo, a pessoa pode começar a aprender as técnicas em um mini alambique, já que no home distilling as técnicas de produção são as mesmas de um alambique profissional, considerando a maneira que fermenta e destila. Tudo o que é ensinado é praticado em grande escala. O aluno estará apto a montar a própria destilaria ou trabalhar em uma.

Mito – É perigoso destilar bebidas em casa.

O mesmo cuidado que você tem para fazer um arroz na sua casa é o mesmo cuidado que você vai ter que ter ao fazer o seu destilado. O alambique é um sistema aberto, não é como a panela de pressão. Não há perigo de explodir, por exemplo.

Mito – Há dificuldades em conseguir a matéria prima para a produção de destilados.

Há muitos fornecedores no Brasil, não sendo isso um impeditivo. 

Receita: Purê de Abóbora

15 de Agosto 2018 - 06:00

A abóbora ou jerimum é um dos frutos mais benéficos para a alimentação e consequentemente para o nosso organismo, já que, além de rico em sabor, é fonte de cálcio, ferro, fósforo e potássio.

Agosto é um dos meses em que a abóbora é encontrada com muita facilidade nas feiras e supermercados no Nordeste por estar na época de sua safra. Então, você encontra este fruto por um preço muito mais em conta.

Aproveite o seu gostinho único preparando o Purê de Abóbora Saborosa.

É uma ótima opção para servir como acompanhamento com o tradicional arroz e feijão, massas ou carnes. Prática, esta receita fará um sucesso na mesa de casa.

Não tem como errar! Veja só o modo de preparo abaixo:
 

Como fazer Purê de Abóbora Saborosa

Ingredientes:

3 colheres de sopa de Margarina Puro Sabor

800g de abóbora cortada em cubos

Sal a gosto

Pimenta-do-reino preta moída na hora a gosto

Cebolinha picada
 

Modo de preparo:

- Adicione os cubos de abóbora em uma panela, preencha com água e leve ao fogo. Deixe cozinhar até que fiquem macios. Peneire e misture com a margarin enquanto ainda estiver quente.

- Para finalizar, tempere com a pimenta e o sal e polvilhe a cebolinha picada. Sirva.

Um grande encontro: pratos favoritos do Outback em combinações perfeitas e inéditas

14 de Agosto 2018 - 06:00

O Outback Steakhouse preparou o maior encontro de todos os tempos. Até o final de setembro, o restaurante de temática australiana apresenta aos seus clientes o Encontro dos Favoritos, menu especial que traz grandes novidades criadas a partir da união dos pratos mais amados da marca.

Só para ter uma ideia, em 2017 o Outback do Shopping Center Norte, restaurante da rede que mais recebe clientes no mundo, vendeu aproximadamente 143 mil litros de chope, 29 toneladas da Bloomin’ Onion® - a famosa cebola - e cerca de 95 toneladas de costela – insumo que dá origem à Ribs On The Barbie.

São três configurações inéditas –um prato principal, um aperitivo e um milk shake - que prometem oferecer aos apaixonados pelos ícones da rede uma experiência única, repleta dos sabores característicos do restaurante.

Na hora do Chopp ou do Drink – Cinco aperitivos campeões juntos pela primeira vez

Big Five Boomerang (R$ 65), novidade que chega para sanar a dúvida sobre qual aperitivo favorito escolher. Pela primeira vez, os clientes podem aproveitar os 5 principais aperitivos da marca juntos: a Kookaburra Wings® (sobreasas de frango empanadas), Aussie Cheese Fries® (batatas fritas cobertas com mix de queijos e bacon), Billy Ribs (costelinhas de porco ao molho billabong), Firecracker Shrimp (camarões empanados envoltos em molho exclusivo) e pétalas de cebola gigante Bloomin’ Onion®. Servidos em um boomerang gigante, característico da Austrália, os aperitivos famosos são acompanhados de molhos Bloom e Blue Cheese, e são ideais para compartilhar entre amigos.  

Um prato principal de respeito – Costela e cebola em combinação inédita

Como prato principal, a marca apresenta uma deliciosa união da tradicional Ribs com a Bloomin’ Onion. Chamada Royal Bloomin’ Ribs (R$ 67), a novidade é crocante e surpreendente. Nesta nova versão, a costela de porco é desossada e empanada no mesmo mix de temperos do famoso aperitivo.  O prato ganha ainda pétalas da cebola gigante dourada, bacon e os molhos Cheese Ranch e Barbecue. A delícia vem com um acompanhamento e a escolha certa são as crocantes batatas fritas.

Para finalizar, um lançamento de encher os olhos

A famosa sobremesa com brownie de chocolate da casa ganha uma magnífica versão no Encontro dos Favoritos: Rock Thunder Shake (R$ 32,50), um delicioso milkshake de chocolate com creme de avelã, crumble de biscoito e o clássico brownie do Chocolate Thunder from Down Under® no topo com chantilly. Imperdível.

O Encontro dos Favoritos do Outback acontece por tempo limitado em todos os restaurantes da marca no Brasil.