Rituais da Boa Mesa - rituaisdaboamesa@gmail.com

Janaina Amaral

Assista ao jogo do Brasil com aperitivos

26 de Junho 2018 - 10:40

Hoje, às 15h, a seleção Brasileira enfrenta a Sérvia, e como não dá para ficar de fora dessa torcida, sugiro duas opções práticas para você preparar um café da manhã incrível e saborear durante o jogo.

Saltvita com Patê de Atum é superfácil de fazer e bem levinha para curtir com o pessoal de casa. Já a Guacamole é o acompanhamento perfeito para as Torradas e trazem muito mais sabor a sua mesa. Assim, você não perde tempo na cozinha e aproveita todos os lances de barriga cheia.

Rumo ao Hexa!

Veja abaixo o como fazer as receitas e torça muuuito:

Como fazer Saltvita com Patê de Atum

Ingredientes:

100 g Saltvita 

200 g de atum em conserva

100 g de cream cheese

100 g de creme de leite

20 g de pimentões vermelhos em cubinhos

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Folhinhas de salsa para decorar
 

Modo de Preparo:

- Misture o atum, o cream cheese, o creme de leite.

- Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

- Colocar sobre o Saltvita e decore com cubinhos de pimentão vermelho e folhinha de salsa.

- Sirva.

 

Como fazer Guacamole com Torradas Integrais

Ingredientes:

2 embalagens de Torrada Integral  (320 g)

600 g de abacate maduro

350 g de tomate sem sementes em cubos

150 g de cebola em cubos

100 ml de azeite

Coentro picado a gosto

Sumo de limão a gosto

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto
 

Modo de Preparo:

- Amasse o abacate com ajuda de um garfo.

- Tempere o abacate com sumo de limão, coentro picado, sal, pimenta do reino a gosto.

- Insira o tomate picadinho e a cebola picadinha.

- Sirva com Torrada Integral Vitarella.

Delicie-se com um Smoothie Light de Cappuccino e Banana

25 de Junho 2018 - 10:50

Já imaginou uma bebida cremosa, de fácil preparo, com um toque de café e ainda light? Dá uma conferida nessa receita de uma bebida diferente com todo o sabor do Cappuccino. Inspire-se.

Ingredientes

2 bananas picadas congeladas

200 ml de leite desnatado

1 colher (sopa) de Cappuccino light 

1 colher (sopa) de aveia em flocos

4 unidades de nozes

Açúcar, adoçante ou mel a gosto

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no mixer ou liquidificador e sirva imediatamente.

Fonte: Melitta

Agora vai! Faça quitutes perfeitos para assistir aos jogos do Brasil

22 de Junho 2018 - 12:27

O Brasil ganhou e agora só falta um jogo para avançarmos às oitavas de finais. Aproveite que a próxima partida é no começo da tarde, às 15h, em 27 de junho, chame os amigos e organize um dia cheio de quitutes saborosos para dar mais ânimo para a sua torcida!

Sugiro dois petiscos incríveis que vão deixar a galera toda vibrando: Palitinhos de Polenta e Mini Churros Caseiro.

Gostosos e fáceis de fazer, estes pratos são perfeitos para o momento. Assista aos vídeos para não ter dúvidas.

Agora é só combinar com os amigos, vestir a camisa e torcer!

Veja as receitas abaixo:

Como fazer Palitinhos de Polenta

Ingredientes:

5 colheres (sopa) de Margarina

1 cebola picada

3 alhos picados

1 xícara de chá de fubá

4 xícaras (chá) água fria

1 clara

100g de parmesão ralado

Sal e pimenta a gosto

 

Modo de Preparo:

- Em uma panela, derreta 4 colheres da margarina e doure a cebola e o alho. Despeje 4 xícaras (chá) de água fria e junte o fubá, mexendo sem parar para não formar grumos.

- Abaixe o fogo, tempere com o sal e a pimenta e cozinhe por 20 minutos ou até soltar do fundo da panela.

- Retire do fogo e despeje a polenta ainda quente em uma assadeira ou refratário médio, alise com uma colher para obter a espessura de 1 cm e deixe esfriar.

- Com uma faca, faça cortes para obter os palitos. Ligue o forno em temperatura média (200ºC).

- Em um prato fundo, bata ligeiramente a clara com um garfo. Passe os palitos rapidamente pela clara, polvilhe-os com o parmesão e acomode-os numa assadeira untada com a margarina restante.

- Asse por 25 minutos ou até dourar.

 

Como fazer Mini Churros Caseiro

Ingredientes:

300 g de farinha de trigo

50 g de amido de milho

125 g de Margarina

2 g de sal refinado

10 g de açúcar refinado

3 ovos

500 ml de água

 

Modo de Preparo:

- Em uma frigideira, coloque a água, margarina, sal e açúcar. Leve ao fogo médio e deixe derreter toda a margarina sem deixar ferver. Adicione o amido de milho, a farinha de trigo e mexa bem.

- Retire do fogo e deixe esfriar. Leve a mistura à batedeira e misture os ovos um a um. Coloque no saco de confeiteiro com bico estrelado e corte em 10 cm. Frite à 160ºC por 5 minutos e passe na mistura de açúcar com canela.

- Sirva com creme de avelã e doce de leite.

Receita de Vinho Quente

21 de Junho 2018 - 04:59

Pular fogueira, dançar quadrilha e aproveitar cada delícia gastronômica. As festas juninas brasileiras são uma herança da colonização de Portugal no país. Lá, os arraiais populares eram feitor em homenagens aos santos, e as suas canções, tocadas por instrumentos específicos, como sanfona e cavaquinho, fazem parte da cultura musical e folclórica portuguesa.

Cada vez mais populares nas grandes cidades, além de continuar sendo o auge do mês em municípios do interior brasileiro, as festas juninas animam tudo ao seu redor com as quermesses, brincadeiras, músicas e comidas típicas. Seja entre fazer uma pescaria ou jogar a argola na garrafa, os petiscos estão sempre presentes. E que tal trazer para sua casa esse clima festivo do mês de junho com a receita de Vinho Quente?

Vinho quente

Ingredientes

1 copo de açúcar

2 xícaras de água

1 litro de vinho tinto seco

1 fatia de abacaxi

½ maçã sem casca e cortada em fatias

Cravo a gosto

Modo de preparo

Colocar na Panela de Pressão a água, o açúcar, a maçã, os cravos e as canelas e deixar ferver por cinco minutos. Depois disso, acrescente o vinho e deixe até ferver novamente e está pronto. Para servir, aconselhamos decorar com algumas outras frutas, como laranja.

 

Vinho é a bebida alcoólica preferida dos brasileiros na melhor idade, aponta pesquisa

19 de Junho 2018 - 10:01

A chegada do inverno movimenta o comércio alimentício, especialmente o de bebidas quentes e, entre elas, o vinho ganha o maior destaque. As razões para o sucesso são inúmeras: cultura, prazer e sofisticação são apenas algumas qualidades associadas à bebida que acompanha o homem desde os tempos mais remotos. Mas, atualmente, outro diferencial chama ainda mais atenção: sua ação sobre saúde. Diversos estudos e pesquisas, apontam seu potencial protetor sobre o sistema cardiovascular e sua atuação preventiva contra outras doenças, o que já é motivo mais que suficiente para os apreciadores comemorarem, e eles são muitos. Segundo uma pesquisa especializada, a bebida que ganhou o status de amiga do coração, também conquistou o paladar dos brasileiros, especialmente na melhor idade, e, atualmente, ocupa o topo na lista de consumo. Contudo, os especialistas alertam: as evidências científicas não são uma carta branca para o exagero, pois, para alcançar estes benefícios é preciso moderação. E as recomendações não param por aí, é preciso ter atenção na escolha do rótulo para que a bebida seja uma aliada da saúde.

Amadurecimento do consumo
Que o vinho é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, não restam dúvidas, mas na mesa dos brasileiros ele ainda vem conquistando seu espaço. Com uma média per capta de 2 litros por ano, o consumo no país está bem atrás de seus vizinhos chilenos e argentinos, no entanto, uma pesquisa recente mostra que esse cenário está começando a mudar. O estudo exclusivo, realizado pela Banca do Ramon, um dos empórios mais tradicionais do Mercado Municipal de São Paulo, ouviu 1.360 pessoas de todas as regiões do país a fim de obter uma perspectiva da relação dos brasileiros com a alimentação e seus hábitos de consumo, e constatou que o vinho ganha a preferência quando se trata de bebidas alc oólicas.

O levantamento “Do essencial ao Gourmet” contou com uma amostra composta, em sua maioria, por pessoas da melhor idade – 56% acima dos 50 anos; 20% na faixa etária entre 41 e 50; e 24% com menos de 40 anos – e revela que a grande maioria dos participantes consome bebidas alcóolicas (79%), sendo que 33,2% deles o fazem com regularidade. De acordo com os dados, entre esse universo, o vinho é, disparado, a bebida mais apreciada (64,5%). E não para por aí, pois ele é também a principal pedida na hora de presentear (79,6%).

Segundo o estudo, mais da metade dos entrevistados revela a preferência por rótulos de origem importada e isso também se estende às outras bebidas, tanto que a cachaça, tradicional pinga brasileira, ocupa a ultima posição no ranking do consumo, no entanto, o mais curioso é que, embora a agua ardente nacional seja pouco apreciada por esses indivíduos, a intenção de presentear com ela supera o consumo.

Hábito saudável
Para a nutricionista Juliana Tomandl, essa preferência dos brasileiros pode ser muito positiva, independentemente da idade, mas antes do consumo desenfreado é preciso se atentar para alguns detalhes importantes. De acordo com a especialista, além da moderação, que é a regra principal, o consumidor também deve saber que nem todo vinho traz os mesmos benefícios para a saúde, alguns se destacam quando o objetivo é fortalecer o organismo, mas outros não são tão saudáveis quanto parecem.

“As pessoas acreditam que todos os vinhos encontrados no supermercado são produtos que vão contribuir para a saúde, no entanto, nem todos os rótulos podem ser considerados bons para o organismo do ponto de vista nutricional. Isso porque nos processos industriais muitos químicos, aditivos e conservantes são utilizados para padronizar e aumentar a conservação da bebida, desde o cultivo da uva, até o engarrafamento. E o uso dessas substâncias impactam a saúde” – afirma a consultora da Banca do Ramon.

De acordo com a nutricionista, as vantagens da bebida são provenientes da matéria prima: a uva. A fruta possui diversas propriedades terapêuticas graças a sua concentração de polifenóis. A produção desses compostos vegetais é estimulada como resultado de um processo de defesa natural da videira, que acontece diante de agressões externas, como exposição solar e pestes. Dentre eles Tomandl explica que o que mais se destaca é o resveratrol: “Algumas pesquisas indicam que a substância possui propriedades antienvelhecimento, que protegem o cérebro e estimulam a digestão. Além disso, ela também tem potencial para regular o colesterol e diminuir o acúmulo de coágulos nos vasos sanguíneos.

Essa substância é responsável pela coloração escura da uva, mas isso não quer dizer que quanto mais tinto o vinho, melhor, pois o processo de fabricação também é determinante para qualidade. Por isso, para quem deseja incorporar a bebida como um hábito saudável, a dica é optar por rótulos com intervenções químicas mínimas, especialmente os secos que contém menos açúcar, além disso é importante observar o teor alcoólico, que não deve ser muito alto.

Entrave econômico
O Brasil possui uma indústria sólida, além de regiões como a Serra Gaúcha, de grande tradição vinícola, mas, mesmo assim, o setor sofre com a constante alta dos impostos nacionais, uma das maiores barreiras para a popularização da bebida e expansão do consumo em um país onde o preço está, erroneamente, associado à qualidade do produto. Para se ter ideia, no mercado brasileiro a composição do preço final do vinho é, em maior parte, formada por tributos.

A alta carga de impostos torna os rótulos mais custosos antes mesmo de chegarem à nossa mesa. Dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostram que a fatia direcionada ao governo soma 54.73% sobre o preço de uma garrafa nacional e até 74.73% do custo final de um vinho importado. Por isso, para fugir dos preços elevados, o consumo brasileiro é composto, em geral, por vinhos de baixa qualidade, que, segundo a especialista, não favorecem a saúde.

Inverno favorece o consumo
Se há uma temporada ideal para apreciar um bom vinho com certeza é a estação mais fria do ano: o inverno. Sua chegada é propícia, no mês festivo em que acontecem as tradicionais festas juninas e arraiais pelo país inteiro. Embora a bebida possa, e deva, ser apreciada durante o ano todo, as baixas temperaturas são convidativas para degustar um bom rótulo. Os motivos são muitos: além da questão cultural, fatores como harmonização e sensação de aquecimento – devido à sua função vasodilatadora – contribuem para essa associação. Nessa época do ano o vinho é ainda mais requisitado, já que é o ingrediente principal do famoso “quentão”, preparado com cravo, gengibre, canela e frutas. Segundo a nutricionista o teor alcoólico da bebida é ba ixo graças à redução do seu preparo no fogo. A dica para uma versão mais saudável é substituir o açúcar refinado pelo mascavo, demerara ou, até mesmo, stevia e xilitol, que são adoçantes naturais.

Fonte: Banca do Ramon

Prepare a receita de Queijo Minas com Geleias Brasileiras para os jogos

18 de Junho 2018 - 09:26

Alguns detalhes fazem toda a diferença na hora de organizar um encontro em casa, ainda mais quando estamos empolgados com o desempenho da nossa seleção. Aqui, sugiro o preparo de receitinhas para aproveitar as disputas.

Para vibrar com o Brasil, a opção que tem total sinergia com o momento é Queijo Minas com Geleias Brasileiras

Veja o modo de preparo abaixo. Rumo ao Hexa!

Ingredientes

1 Queijo Minas Frescal (500 g) 

1 pacote de torradas para canapé (120 g) 

 

Geleia de abacaxi com gengibre

1 abacaxi em cubinhos (800 g) 

4 colheres (sopa) de gengibre bem picadinho (40 g) 

2 xícaras (chá) de açúcar (360 g) 

 

Geleia de jabuticaba com pimenta

1 pote de geleia de jabuticaba (310 g) 

2 pimentas-dedo-de-moça picadinhas, sem sementes (12g)

 

Geleia de acerola com mel: 

4 embalagens de polpa de acerola (400 g) 

1 xícara (chá) de mel (200 ml)

 

Modo de Preparo

- Retire o queijo da embalagem e deixe-o sobre um prato coberto, na geladeira, para que solte o excesso de soro. Enquanto isso faça as geleias: 

- Abacaxi: leve os ingredientes ao fogo, mexendo constantemente, por cerca de 30 minutos, ou até que a calda esteja em ponto de geleia (coloque um pouco de calda em um pires e pressione uma pequena porção entre o polegar e o indicador. Se, ao separar os dedos, formar uma calda fina, a geleia está no ponto).

- Jabuticaba: leve os ingredientes ao fogo com ½ xícara (chá) de água e cozinhe por 10 minutos, ou até ficar novamente em ponto de geleia.

- Acerola: misture a polpa com o mel e leve ao fogo, mexendo constantemente, por 20 minutos, ou até atingir o ponto de gelea.

- Corte o queijo em fatias redondas de 0,5 cm, empilhe essas fatias e corte-as em 8 partes (como se fosse uma pizza).

- Sirva o queijo no seu formato original (roda) acompanhado das torradinhas e das 3 geleias. Utilizando um garfo, pegue um pedaço do queijo, coloque-o sobre uma torradinha e espalhe a geleia de sua preferência.

 

Tempo de preparo: 60 minutos

Rendimento: 60 porções

A temporada mais doce da cidade está de volta: SWEET COFFEE WEEK

15 de Junho 2018 - 10:52

De 07 a 16 de junho acontece a quarta edição do SWEET COFFEE WEEK. 


A inspiração da vez fica a cargo do amor. Pegando carona no dia dos namorados, nossa rota faz um convite por dias de mais amor e doçura. Cada estabelecimento participante vai oferecer um combo com um doce, um salgado e um café ou dois doces e um café por R$18,90. Além de um combo para viagem, batizado de sweet gift, perfeito para comer em casa ou para presentear alguém especial.
 
A proposta é que os consumidores possam provar seus doces favoritos e também experimentar novos sabores, já que boa parte dos lugares criam doces exclusivos para a temporada do Sweert Coffee Week, bem como de conhecer novos lugares. Serão 20 endereços dos melhores cafés e docerias da cidade, praticando o valor fixo nos combos e gifts de R$ 18,90. 
 
Todas os detalhes e informações estão à disposição dos consumidores no site e instagram, que tem um engajamento ímpar com os seguidores, somando até o momento mais de 13,5 mil e com histórico de mais 1 milhão de visualizações na última edição. Devido a tamanha interação, vamos lançar uma promoção e fazer de um desses seguidores, chamados carinhosamente de Sweet Lovers, degustador por um dia, em alguns dos participantes da rota.  

PARTICIPANTES:
A DOCEIRA
BARÕES DO CAFÉ
BERLIM CAFE
BOLO DA VOVÓ (Sweet Gift)
CAROLI DOUCES
CECÍLIA MINDÊLO
CHAPELLATO COFFEE SHOP
CHOCOLATERIA SANDRA MAIA
CROCK´S COOKIE SHOP
DAGUIA TORTAS FINAS 
FITNEZA COFFEE
JANA´S CAKES
LA SWEETS
MR. CUP CAKE
PARMA DOCES
RAFAELA FONTES CHOCOLATERIA (Sweet Gift)
REALIZE GOURMET
SUISSE BROWNIE 
THE BROWNIE FACTORY
VERRY SUGAR

Conheça alternativas saudáveis para as comidas típicas da Festa Junina

15 de Junho 2018 - 01:53

Quadrilhas, fogueiras e bandeirinhas. A festa junina, comemorada em todo o Brasil e que ganha grande expressão no Nordeste, tem como uma das principais tradições, as comidas típicas.

Pamonha, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca e bolo de milho são alguns dos alimentos consumidos nesse período. O ingrediente comum de todos eles é o milho. A nutricionista Roseanny Cristina, do Hapvida Saúde, explica que o cereal é um ótimo aliado da saúde por ser rico em vitaminas.

“O milho é uma fonte de fibras para saúde, rico em vitamina A e E, é um alimento que proporciona fonte de energia e melhora no funcionamento do organismo”.

Mas, apesar do milho trazer benefícios à saúde, a preparação dos pratos com outros ingredientes pode não ser tão saudável. “Os ingredientes que levam nas comidas de típicas, como manteiga e açúcar, podem acarretar problemas futuros. Sendo também prejudicial a um paciente diabético ou hipertenso”, ressalta a nutricionista.

Outros alimentos que fazem parte do cardápio da festividade são: vatapá, mugunzá, paçoca, baião de dois e pé de moleque. Com tantas opções dessa culinária típica, a palavra chave é moderação.

Segundo a profissional, é possível fazer a substituição de ingredientes. “Na hora de preparar os alimentos, pode trocar determinados itens por leite desnatado, açúcar demerara ou orgânico e manteiga orgânica”, ressalta.

A especialista recomenda ainda as opções de consumo mais naturais, sem adição de sal ou gordura em excesso como, por exemplo, o milho verde cozido, batata-doce sem óleo, pipoca e o acréscimo de biomassa de banana verde nas receitas de bolo para aumentar o teor das fibras.

Como fazer Torta de Doce de Leite

14 de Junho 2018 - 10:01

Ingredientes:

Massa

1 pacote de Biscoito Maria 

100g de Margarina
 

Recheio

1 envelope de gelatina em pó sem sabor

3 colheres (sopa) de água

2 latas de leite condensado cozido

1 lata de creme de leite

1 vidro de leite de coco (200ml)
 

Cobertura

400g de doce de leite cremoso

1 lata de creme de leite

1 colher (sopa) de cacau em pó

 

Modo de preparo:

- Misture os biscoitos e a Margarina com a ponta dos dedos até obter uma farofa e, com ela, forre o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível de 20 cm de diâmetro.

- Misture a gelatina com água e dissolva em banho-maria. Transfira para o liquidificador e bata com leite condensado cozido, o creme de leite e o leite de coco até ficar homogêneo. Despeje sobre a massa na fôrma e leve à geladeira por 3 horas. Desenforme e espalhe os ingredientes da cobertura misturados.

- Sirva gelado.
 

Tempo de preparo: 15 minutos + geladeira

Porções: 10 porções

Como fazer Naked Cake de Brownie

14 de Junho 2018 - 06:00

Ingredientes: 

Brownie:

2 Misturas para Bolo Brownie Tradicional

8 ovos

10 colheres de sopa de Margarina

 

Brigadeiro Branco com Morango:

1 lata de leite condensado

1 colher de sopa de margarina

3 colheres de sopa de chocolate branco

1 lata de creme de leite

1 caixa de morangos picados

 

Ganache de Chocolate:

300g de chocolate amargo

150g de creme de leite

 

Modo de Preparo:

 

Brownie:

- Em uma tigela, adicione o conteúdo dos pacotes aos ovos e à margarina.

Misture com uma colher a massa até ela ficar homogênea.

- Coloque a massa na forma untada e leve ao forno preaquecido para assar.

- Asse na temperatura de 200ºC a 210ºC. Após o tempo indicado para cada tipo de forma, que é em torno e 25 minutos, retire do forno, deixe esfriar, desenforme soltando as laterais, e sirva.

 

Brigadeiro Branco com Morango:

- Coloque os ingredientes, exceto o morango, em uma panela.

Em fogo médio, mexa sempre, para não grudar no fundo.

- Mexa até descolar do fundo da panela. Espere esfriar um pouco para usar como recheio.

 

Ganache de Chocolate:

- Em uma tigela, coloque o chocolate e metade do creme de leite, aqueça no micro-ondas, de 30 em 30 segundos, até sentir que o chocolate derreteu por completo. Cuidado para não queimar o chocolate.

- Retire do micro-ondas e adicione o restante do creme de leite até obter um creme liso e brilhante.

- Leve à geladeira para esfriar.

 

Montagem:

- Corte o brownie ao meio, na horizontal, com uma linha. Recheie com o brigadeiro branco e os morangos picados.

- Decore a parte de cima com a ganache e os morangos.

Como fazer Linguine com Camarão

13 de Junho 2018 - 06:00

Uma boa massa com o acompanhamento certo são capazes de transformar qualquer jantar em um verdadeiro banquete. Por isso, o Linguine com Camarão é a pedida perfeita. 

Ingredientes:

160 g de Macarrão Linguine

2 caixas de creme de leite

30 g de queijo parmesão

Suco de ½ limão

Raspas de limão

12 unidades de filé de camarão

Sal e pimenta a gosto

30 ml de azeite
 

Modo de Preparo:

Massa

- Cozinhe a massa conforme indicado na embalagem e reserve.
 

Molho

- Em uma panela, leve o creme de leite para ferver. Acrescente o creme de leite e o queijo parmesão, misture até o molho uniformizar e, por último junte, o suco de limão, as raspas e tempere com sal e pimenta.
 

Camarão

- Tempere os filés de camarão com sal e pimenta e reserve.

- Em uma frigideira, esquente o azeite e sele o camarão até ficar rosado.
 

Montagem

- Faça um ninho com o macarrão, distribua o camarão e sirva o molho a gosto.

Fonte: Vitarella

5 petiscos saudáveis para comer durante os jogos

12 de Junho 2018 - 06:00

Quem segue uma alimentação saudável e não quer cometer deslizes durante os jogos do mundial pode preparar petiscos saudáveis para beliscar durante a partida. Aqui vão cinco opções amigas da saúde.

Pipoca sem óleo e com pouco sal:erra quem pensa que a pipoca é uma vilã. Rica em antioxidantes, quando preparada sem óleo e com pouco sal se transforma em um petisco saudável. Uma xícara de pipoca tem, em média, 30 calorias.

Cenouras assadas com azeite, limão e ervas:para substituir a batata-frita – rica em carboidratos e cheia de óleo – as cenouras assadas podem ser uma boa pedida. Basta cortá-las em palitos, regar com um pouco de azeite, sal, limão e ervas a gosto, como o alecrim, e levar ao forno até que fiquem sequinhas.

Grão-de-bico crocante:cozido e depois torrado, o grão de bico é um petisco nutritivo e pode substituir opções ruins, como salgadinhos fritos.

Oleaginosas:as castanhas, como a de caju, amêndoas e até mesmo o amendoim são fontes de gorduras boas e também de vitaminas. Mas é preciso consumir com moderação, já que, em quantidade maior, eles são calóricos.

Chips de abobrinha: fáceis de fazer em casa, os chips de abobrinha são assados e substituem muito bem as calóricas batatas fritas, além de carregarem também várias vitaminas.

Mini pimentões são novidade na alta gastronomia

11 de Junho 2018 - 06:00

O mercado da gastronomia brasileira está aquecido, e com isso a horticultura ganha uma oportunidade única para inovar e oferecer novidades. Os produtos diferenciados se destacam tanto pelo sabor, quanto pela textura e formato do alimento. 

Esse é o caso dos recém-lançados mini pimentões da Isla Sementes: Kaiki (coloração amarela), Kalani (coloração vermelha) e Akamu (coloração alaranjada), que possuem um toque adocicado, têm textura firme e crocante e permitem que sejam consumidos in natura, como lanche ou aperitivos, e também no preparo de pratos.

E para quem quer aprender como usar os mini pimentões, o renomado chef gaúcho Marcelo Schambeck, proprietário do restaurante Del Barbiere, ensina uma receita de Salada de lentilha e nozes com Creme de pimentão.

O prato, que serve até 4 pessoas, leva lentinha, nozes, cebola, hortelã, e claro, os três tipos de mini pimentões, além de outros insumos. Veja a receita abaixo e aprenda como fazer.

Salada de lentilha e nozes com creme de pimentão

Receita para 4 pessoas 

Ingredientes:

- 200g de lentilha

- 50g de nozes

- 1/4 de maço de hortelã fresca

- 5 cebolas minis

- 2 pimentões vermelhos 

- 2 pimentões laranjas 

- 6 pimentões amarelos

- suco de 1 limão

- 50ml de vinagre de maça

- sal e pimenta do reino

- azeite 

 

Modo de preparo:

Aqueça o forno a 200ºC, coloque os pimentões amarelos numa forma e leve ao forno por 10 minutos. Retire e abafe com um papel filme. Dica: este processo é para ajudar a soltar a casca. Descasque e retire as sementes, ponha num liquidificador junto com um fio de azeite e o suco de limão. Bata até formar um creme liso. Ajuste o sabor com sal e pimenta do reino.

Cozinhe a lentilha em água fervente com uma pitada de sal. Retire quando estiver "al dente" escorra e reserve. Pique a hortelã, corte os pimentões laranjas e vermelhos em pequenos cubos e reserve. Descasque as cebolas e corte ao meio. Em uma frigideira, toste o lado cortado da cebola. 

Tempere a lentinha com azeite e vinagre, uma pitada de sal e pimenta do reino. Misture a hortelã, as nozes quebradas e o pimentão.

Sirva o creme e por cima a salada. Finalize com as cebolas e algumas folhas de hortelã.

Receita de Pamonha ao Queijo para deixar o seu Arraial ainda mais gostoso

09 de Junho 2018 - 06:00

As Festas Juninas estão começando e com elas vêm junto todas as delícias típicas da época, como bolos, paçoca, milho e pé de moleque. Vale a pena aproveitar esse momento e preparar um Arraial completo com as receitas que amamos. A ocasião é um excelente pretexto pra reunir os amigo e família.

Para dar aquela ajudinha, ensino o passo a passo de como preparar uma receita de Pamonha ao Queijo que vai arrasar no festejo.

Muito popular em todo o Brasil, de acordo com o escritor Câmara Cascudo, a pamonha tem origem indígena e, ao decorrer de décadas foi recebendo incrementos no modo de preparo. Por exemplo, atualmente, é possível encontrar pamonhas recheadas com calabresa, queijo, bacon e doces. 

Agora que já sabe um pouquinho mais sobre esse quitute tão consumido nas festas de São João, chegou a hora de aprender a prepará-lo.

 

Veja abaixo o passo a passo completo e aproveite!

Como fazer Pamonha ao Queijo 

Ingredientes

10 espigas de milho verde

sal

pimenta-do-reino

noz-moscada

200 g de Queijo Prato Esférico ralado

 

Modo de Preparo

- Com o auxílio de uma faca bem afiada, corte as 2 extremidades de cada espiga. Retire as palhas, uma a uma, e reserve-as.

- Ainda com a faca, retire o milho das espigas: apoie a base reta sobre uma superfície plana e passe a faca rente à espiga para retirar o máximo de milho de cada uma.

- Coloque o milho para bater no liquidificador com 1 xícara (chá) de água por 30 segundos, ou até que essa mistura fique sem pedaços grandes. Em seguida, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto, misture o queijo Prato Esférico ralado e reserve.

- Ferva 1 litro de água e cozinhe as palhas reservadas por 2 minutos, para que elas fiquem mais macias e menos quebradiças. Retire da água e resfrie-as.

- Com as palhas menores, faça tirinhas. Com as palhas maiores, faça cones, torcendo e amarrando a parte inferior. Recheie um cone com um pouco do creme de milho (pouco mais que a metade) e feche com outro cone. Amarre a pamonha com uma tirinha de palha e repita o procedimento até usar todo o creme de milho.

- Ferva 2 litros de água e coloque a pamonha para cozinhar até que ela fique dura (de 60 a 90 minutos).

Depois de pronta, você pode servi-la fria ou esquentá-la novamente na hora de servir.

Rendimento

6 a 8 porções

Tempo de Preparo

120 minutos

Fonte: Tirolez

Essas receitas vão entusiasmar você a fazer drinques no Dia Mundial do Gim

07 de Junho 2018 - 11:14

Com o Dia Mundial do Gim - comemorado dia 10 de junho -  se aproximando, os amantes do gim de todo o mundo irão explorar formas novas e excitantes de saborear esse clássico do mundo das bebidas destiladas. Para celebrar a ocasião, o especialista em gim e destacado bartender, Tristan Stephenson, explorou três das tendências - baixo teor alcoólico nos coquetéis de gim, gim aromatizado e coquetéis com uma reviravolta apetitosa - mais interessantes em gim no momento através de três receitas. Confira!

Receitas de Tristan para o Dia Mundial do Gim

Coquetel com gim de baixo teor alcoólico – Queen Bee 
25ml de Tanqueray London Dry
10ml de água de mel
15ml de suco de limão fresco
Complete com água com gás
Guarneça com tomilho fresco
Tipo de taça: copo alto

Método
Encha um copo alto de vidro com gelo em cubo.
Despeje o Tanqueray London Dry, suco de limão, água de mel e misture.
Complete o copo alto com mais gelo.
Adicione um ramo de tomilho fresco no copo e então complete com água com gás e agite o coquetel mais uma vez antes de servir.

(8g de álcool por drinque)

Coquetel com gim aromatizado – Gin & Juice 
50ml de Tanqueray Flor de Sevilla
35ml de suco de toranja rosa 
25ml de chá Breakfast frio 
15ml de xarope de açúcar 
Guarneça com uma tira de casca de laranja 
Tipo de taça: Nick and Nora ou taça coupe

Método
Misture e agite Tanqueray Flor de Sevilla, suco de toranja, chá frio e xarope de açúcar. 
Esprema a casca de laranja sobre o coquetel e, finalmente, despeje no copo e sirva.

(16g de álcool por drinque)

Coquetel de gim com reviravolta apetitosa – Tanqueray Cooler 
35ml de Tanqueray No. Ten
35ml de vermute branco 
Água tônica de pepino 
Ramos de estragão 
Tipo de taça: Copa

Método
Encha uma taça copa com gelo.
Adicione Tanqueray No. Ten e vermute.
Complete com água tônica de pepino.
Guarneça com ramos de estragão fresco e misture.
Complete com mais gelo e sirva. 

(18g de álcool por drinque)

POR DIAS COM MAIS AMOR E DOÇURA, A TEMPORADA MAIS DOCE DA CIDADE ESTÁ DE VOLTA

07 de Junho 2018 - 07:10

De 07 a 16 de junho acontece a quarta edição do SWEET COFFEE WEEK. 


A inspiração da vez fica a cargo do amor. Pegando carona no dia dos namorados, nossa rota faz um convite por dias de mais amor e doçura. Cada estabelecimento participante vai oferecer um combo com um doce, um salgado e um café ou dois doces e um café por R$18,90. Além de um combo para viagem, batizado de sweet gift, perfeito para comer em casa ou para presentear alguém especial.
 
A proposta é que os consumidores possam provar seus doces favoritos e também experimentar novos sabores, já que boa parte dos lugares criam doces exclusivos para a temporada do Sweert Coffee Week, bem como de conhecer novos lugares. Serão 20 endereços dos melhores cafés e docerias da cidade, praticando o valor fixo nos combos e gifts de R$ 18,90. 
 
Todas os detalhes e informações estão à disposição dos consumidores no site e instagram, que tem um engajamento ímpar com os seguidores, somando até o momento mais de 13,5 mil e com histórico de mais 1 milhão de visualizações na última edição. Devido a tamanha interação, vamos lançar uma promoção e fazer de um desses seguidores, chamados carinhosamente de Sweet Lovers, degustador por um dia, em alguns dos participantes da rota.  

PARTICIPANTES:
A DOCEIRA
BARÕES DO CAFÉ
BERLIM CAFE
BOLO DA VOVÓ (Sweet Gift)
CAROLI DOUCES
CECÍLIA MINDÊLO
CHAPELLATO COFFEE SHOP
CHOCOLATERIA SANDRA MAIA
CROCK´S COOKIE SHOP
DAGUIA TORTAS FINAS 
FITNEZA COFFEE
JANA´S CAKES
LA SWEETS
MR. CUP CAKE
PARMA DOCES
RAFAELA FONTES CHOCOLATERIA (Sweet Gift)
REALIZE GOURMET
SUISSE BROWNIE 
THE BROWNIE FACTORY
VERRY SUGAR

Como fazer Brigadeiro de Milho

06 de Junho 2018 - 11:47

Imagine o forró tocando, as pessoas dançando, o cheirinho de baião, milho e bolo no ar. Vamos entrar no clima da maravilhosa festa de São João. E, no Nordeste os festejos duram até o final de julho. Eita, coisa boa!

Além da alegria compartilhada nas festas entre os familiares e amigos, tem também muitas receitas saborosas. Se você está pensando em organizar uma bagunça em casa, ensino aqui um prato especial: Brigadeiro de Milho.

Aproveite bem esse clima caipira. Veja abaixo o modo de preparo do quitute.

Ingredientes:

1 colher (sopa) Margarina

1 lata de leite condensado

1/2 xícara (chá) de leite de coco

50 g de coco ralado

2 colheres (sopa) de açúcar

1 lata de milho verde escorrido

Açúcar granulado ou coco ralado para envolver

 

Modo de preparo:

- No liquidificador, bata o milho verde e o leite de coco. Passe por uma peneira e esprema até extrair todo o suco. Coloque em uma panela e misture com os demais ingredientes ao fogo médio. Mexa até soltar do fundo.

- Em um prato untado com margarina, despeje a massa após esta esfriar. Pegue pequenas quantidades com uma colher (de chá), molde bolinhas e depois passe-as pelo açúcar ou pelo coco ralado. Coloque em forminhas de doce e sirva.

Fonte: Amorela, marca da M. Dias Branco

Outback recebe Prêmio Alshop pela excelência em alimentação

06 de Junho 2018 - 11:42

O Outback Steakhouse Brasil, com 91 restaurantes no país, é o grande vencedor na categoria Alimentação/Restaurante do Prêmio Alshop 2018. O evento, que ocorre anualmente, está em sua 20ª edição e é a mais importante consagração de redes varejistas de shoppings do Brasil que concorrem ao prêmio em mais de 50 categorias. O Prêmio Lojista Alshop premia a excelência e a qualidade no varejo de shopping. Com votação popular, expressa a satisfação dos consumidores com as marcas. O Outback possui o selo Hors Concours da Alshop por ter sido reconhecido pela premiação diversas vezes.

Veja duas opções de receitas para preparar deliciosos Fondues nestes dias friozinhos

05 de Junho 2018 - 06:00

Faltando menos de 1 mês para a estação mais gelada do ano, chegou a hora de tirar aquela bota do armário, colocar um casaco quentinho e degustar as delícias do inverno. Neste período, muitas padarias e restaurantes da cidade oferecem rodízios de pratos quentes, como sopas, massas ou caldos. Mas com as baixas temperaturas e os ventos gelados, ficar em casa quase sempre parece a melhor opção, não é mesmo?

Então, que tal convidar os amigos para colocar o papo em dia e degustar uma deliciosa fondue? Sugiro duas receitas para aquecer as suas noites e deixá-las muito mais gostosas: Fondue de Cestinha e Fondue de Romeu e Julieta.

Para o preparo da Fondue o ideal é utilizar os queijos com olhaduras, aqueles “furadinhos”, como o Gruyère, o Emental e o Estepe. Entretanto, quando estamos com a casa cheia, não há nada melhor que praticidade na cozinha, por isso, uma ótima opção é a Fondue de Queijo. O produto que é comercializado em embalagens de 600g, 400g e 200g, leva a mistura de todos os queijos em um só, trazendo muito mais simplicidade e rapidez no preparo dos seus pratos.

Veja abaixo o passo a passo de cada receita e aproveite o inverno!  

Como fazer Fondue na Cestinha

Ingredientes:

- 1 rolo de massa de pastel (250 g)

- 1 colher (sopa) de Manteiga com sal (13 g)

- 1 lingüiça defumada fininha cortada em 4 e em fatias de 0,5 cm (120 g)

- 1 embalagem de Fondue (250 g)

- 1 Tomate sem sementes em cubos (200 g)

- 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado (12 g)

- Sal

- Pimenta do Reino

- Noz-moscada

 

Modo de Preparo

- Abra o rolo de pastel e, com o auxílio de um cortador redondo (7,5 cm de diâmetro), corte discos de massa. Vire forminhas de petit gateau (3,5 cm base X 6 cm de altura) com a base para cima e apóie sobre cada uma 1 disquinho de massa, apertando suavemente de modo a formar cestinhas.

- Leve para assar em forno preaquecido (180ºC) por 7 minutos, ou até que fiquem assadas, mas sem dourar.

- Enquanto isso derreta a manteiga e doure a lingüiça até ela ficar crocante. Reserve.

- Misture o conteúdo de embalagem de fondue com o tomate, a lingüiça e o cheiro-verde e tempere com pimenta do reino e noz-moscada a gosto.

Como fazer Fondue de Romeu e Julieta

Ingredientes:

- 1 embalagem de Goiabada (500 g)

- 1 embalagem de 250 g de Fondue

Modo de Preparo:

- Apóie a goiabada em uma tábua e corte-a, no sentido de comprimento, em fatias em 1 cm de altura. Com o auxílio de um cortador de biscoitos em formato de coração (2,5 cm), corte e coloque sobre um prato de serviço.

- Abra a embalagem de fondue e despeje o conteúdo em um caquelon pequeno (15 cm de diâmetro) e leve ao fogo, mexendo até que esteja quente e derretida.

- Monte o suporte em uma mesa decorada, acenda o réchaud (chama média) e aproveite a noite com seu par, mergulhando os coraçõezinhos na fondue.

Fonte: Tirolez

Receita: Creme de Abobrinha com Rúcula e Ricota

05 de Junho 2018 - 01:44

Para dar aquela esquentada não há nada melhor que uma boa sopa, não é mesmo? Seja de cebola, mandioquinha ou legumes, as sopas são sempre ótimas opções para manter um corpo quentinho e bem nutrido.

Pensando nisso, coloquei aqui uma receita que vai deixar toda a turma de casa com gostinho de quero mais:Sopa de Creme de Abobrinha com Rúcula e Ricota.

Veja abaixo o passo a passo das receitas e aproveite!

Ingredientes:

½ maço de rúcula

2 abobrinhas italianas picadas grosseiramente

1 cebola descascada picada grosseiramente

800 ml de água ou caldo de vegetais caseiros

1 colher (café) de sal

Pimenta-do-reino branca moída a gosto

1 embalagem de Ricota (200 g) despedaçada

 

Modo de Preparo:

·         Separe os caules das folhas de rúcula e reserve;

·         Em uma panela, coloque as abobrinhas, a cebola, os caules das folhas de rúcula e a água ou caldo. Leve ao fogo até que os legumes fiquem cozidos;

·         No liquidificador, bata o conteúdo da panela até obter um creme. Volte o creme para a panela e tempere com sal e pimenta.  Junte os pedaços de ricota;

·         Pique as folhas de rúcula grosseiramente. Sirva a sopa com as folhas de rúcula cruas por cima.