Rituais da Boa Mesa - rituaisdaboamesa@gmail.com

Janaina Amaral

Receita: Tapioca de Cottage com Ovo Mexido

04 de Junho 2018 - 06:00

Ingredientes

4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada

1 colher (sopa) de azeite

1/2 tomate sem semente picado

1 ovo batido

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta do reino moída na hora

Salsa picada a gosto

2 colheres (sopa) de Cottage
 

Modo de preparo

- Em uma frigideira, aqueça o azeite, refogue rapidamente o tomate e misture o ovo batido. Tempere com o sal, a pimenta e mexa bem. Desligue o fogo e salpique a salsa. Reserve. Sobre uma frigideira pequena aquecida, peneire a goma de tapioca de maneira uniforme. Tampe e deixe no fogo baixo por 2 minutos. Recheie metade da tapioca com cottage e o ovo mexido. Dobre a tapioca sobre o recheio, desligue o fogo e sirva seguida.

Dica: Você pode substituir o Cottage Tradicional pelo Cottage Zero Lactose, com mesmo sabor porém sem lactose!
 

Tempo de preparo: 10 minutos

Rendimento: 1 porção

Dia de bolo: aprenda a preparar o bolo de sonho

02 de Junho 2018 - 06:00

Impossível resistir àquele aroma de bolo vindo do forno. Seja de fubá ou laranja para acompanhar o café da tarde, de chocolate recheado para as festas, ou o de coco gelado para os dias quentes, todos tem uma quedinha por ele.

E não tem como negar que aquele “bolo fofinho de vó”, que traz à tona as lembranças da infância em volta da mesa, cheia de amor e carinho, é o mais especial.

Pensando nisso, coloquei aqui uma receita que ensina como fazer um Bolo de Sonho. Muito saboroso e prático, é uma ótima opção para aquele lanche da tarde. Vai ser difícil resistir a um pedaço desta maravilha!

Como fazer um Bolo de Sonho

Ingredientes

Massa:

3 ovos grandes

1/2 xícara de açúcar refinado

3/4 xícara de Farinha Tipo I (sem fermento)

1 colher (sopa) de essência de baunilha

 

Recheio:

2 gemas

40g de açúcar

20g de Farinha Tipo I (sem fermento)

250 ml de leite

1/2 colher (chá) de essência de baunilha

 

Calda:

1 xícara de água

3/4 de xícara de açúcar

 

Modo de Preparo

Massa:

- Bata os ovos na batedeira até dobrar de volume. Adicione a essência de baunilha. Acrescente aos poucos o açúcar. Com uma espátula, incorpore aos poucos a farinha.

- Quando a mistura estiver homogênea, transfira para uma forma untada com manteiga e farinha de trigo. Asse em forno pré-aquecido, a 180 graus, por mais ou menos 25 minutos. Espere esfriar e desenforme.

 

Recheio:

- Em uma panela, coloque as gemas, a farinha e o açúcar. Misture bem. Acrescente leite e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Desligue o fogão e incorpore a baunilha. Transfira para um recipiente e cubra com papel filme.

- Leve para geladeira para resfriar.

 

Calda:

- Misture água e açúcar e leve ao fogo. Deixe ferver até derreter o açúcar. Deixar esfriar.

 

Montagem:

- Deixe o bolo esfriar e faça alguns furinhos com ajuda de um palito de dente, em seguida, pincele com a calda já fria. Cubra o bolo com o recheio e coloque a segunda camada do bolo por cima. Fure o segundo bolo e pincelar a calda de açúcar novamente. Polvilhe açúcar de confeiteiro.

 

Fonte: Dicas para cozinhar bem

Prepare uma Torta Mousse de Café

01 de Junho 2018 - 06:00

Seja um café expresso ou um capuccino, não há dúvidas de que a bebida é sucesso nos quatro cantos do País, mas você já experimentou essa delícia em sobremesas?

Pensando nos fãs de café, aqui vai uma receita de como preparar uma incrível Torta de Mousse de Café. Com sabor intenso e exótico, essa é a sobremesa ideal para quem gosta de fugir dos sabores já tradicionais como chocolate, morango ou maracujá.

Veja abaixo o passo a passo da receita e convide os amigos apaixonados por café para experimentar a sobremesa. Vai fazer o maior sucesso!

Como fazer Torta Mousse de Café

Ingredientes:

½ embalagem de Biscoito Água e Sal (400g)

1 embalagem de Tortinhas Chocolate (150 g)

1 xícara (chá) de Margarina Puro Sabor em temperatura ambiente

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

 

Mousse de Café:

250g de chocolate meio amargo

2 colheres (sopa) Margarina 

8 colheres (sopa) de açúcar

6 ovos

2 colheres (sopa) de café solúvel, diluído em ½ xícara de água

2 gotas de essência de baunilha

2 colheres (sopa) de licor de café 

 

Calda de Chocolate:

200 g de chocolate meio amargo

3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de Margarina 

250 ml de creme de leite fresco

3 colheres (sopa) de amido de milho

Modo de Preparo:

ü  Prepare a massa. Leve ao processador o biscoito água e sal e bata até obter uma farofa. Despeje em uma tigela funda, junte a margarina, o açúcar mascavo e amasse bem com os dedos para ligar tudo.

ü  Forre o fundo de uma forma desmontável (25 cm de diâmetro). Leve ao forno médio pré-aquecido (180ºC) por cerca de 10 minutos ou até que as beiradas comecem a pegar cor. Retire do forno e reserve.

ü  Prepare a mousse de café. Derreta o chocolate meio amargo com a margarina em banho maria ou no micro-ondas (potência média por 4 minutos) e deixe esfriar.

ü  Passe as gemas pela peneira, leve-as à batedeira com o açúcar e bata até ficarem esbranquiçadas. Acrescente o chocolate derretido, café diluído em ½ xícara (chá) de água, a gotas de essência de baunilha e o licor de café e reserve.

ü  Bata as claras em neve e misture com o creme de café com a ajuda de uma espátula, mexendo delicadamente para a mousse ficar fofa e reserve.

ü  Prepare a calda de chocolate. Em uma panela pequena, leve ao fogo o chocolate meio amargo, açúcar mascavo, a margarina, o creme de leite fresco, amido de milho e mexa até tudo ficar bem derretido. Reserve.

ü  Com a ajuda de uma colher acomode a mousse de café sobre a massa e leve à geladeira por 3 horas. Retire da geladeira, desinforme, despeje a calda por cima e enfeite as laterais com biscoito Tortinhas de Chocolate, decore com raspas de chocolate e sirva a seguir.

 

Rendimento: 15 porções

Preparo: Forno & Fogão, Micro-ondas e Geladeira

Tempo de Preparo: 30 minutos

Grau de Dificuldade: Fácil

Calorias por Porção: 523 kcal

 

Hambúrguer com receita caseira

30 de Maio 2018 - 08:58

O hambúrguer é um dos alimentos mais consumidos no mundo todo, seja como mistura nas refeições ou como lanche. Com a sua ascensão, principalmente, no happy hour com os amigos, tornou-se prato principal em diversos estabelecimentos ao redor do país.

Por isso, trago para você quatro passos muito importantes para fazer o hambúrguer perfeito:

1º passo - Tempere a carne. Coloque-a em uma tigela. Se você pretende fazer os hambúrgueres agora, tempere com sal e pimenta-preta moída na hora e misture bem. Se a intenção não é prepará-los nos próximos 15 minutos, não tempere a carne. O sal inicia o cozimento, o que faz perder o suco da carne e, consequentemente, provoca o ressecamento.

2º passo - Forme bolas de acordo com o tamanho desejado. Pegue porções da carne moída, moldando-as com paciência. É necessário deixar as bolas de carne bem feitas, sem rachaduras. Ao finalizar, coloque-as sobre uma folha de papel-manteiga.

3º passo – Agora é o momento de dar o formato ao hambúrguer. Aperte as bolinhas de carne com as palmas das mãos, delicadamente, até que os dois lados estejam achatados e arredonde as laterais.

4º passo - Tempere. Polvilhe os hambúrgueres com sal e pimenta, em seguida, espalhe um pouco de óleo de canola sobre eles. Coloque cada hambúrguer entre dois pedaços de papel-manteiga e conserve na geladeira até a hora de usá-los.

Outra dica essencial: a carne ideal deve ser fresca e sem excesso de umidade. Ah! Mantenha a carne bem refrigerada para conseguir um hambúrguer bem mais firme como resultado.

Aproveite estes passos e anote no seu caderninho de receitas para não perder! Chame a família e curta esta data preparando os incríveis Mini Hambúrgueres de Carne.

Não tem como resistir!

Como fazer Mini Hambúrguer de Carne

Ingredientes:

Hambúrguer

180 g de alcatra

sal a gosto

Molho

3 gemas

15 ml de vinho branco

50 g de margarina 

1/2 maço de manjericão fresco picado

15 ml de vinagre

Torradas

5 fatias de pão de forma

Modo de Preparo:

Hambúrguer

- Limpe bem a carne e retire toda a gordura. Pique-a bem fininha com a ponta de uma faca e tempere com sal. Modele no formato de mini hambúrguer com cerca de 20 g cada um.

- Pincele um pouco de margarina nos dois lados e coloque-o na grelha bem quente por três minutos.

Molho

- Em uma vasilha coloque as três gemas e leve ao fogo em banho-maria. Acrescente o vinho branco e, com um batedor de clara, mexa sem parar durante cinco minutos.

- Retire do fogo e ponha a margarina já derretida, o manjericão e o vinagre. Bata até ficar cremoso. Sirva sobre a torradinha com o molho por cima.

*Fonte:

Segredos de Chefs

Francine Maroukian

Espeteria, um jeito diferente de comer ESPETINHO chega a Natal

30 de Maio 2018 - 08:33

Com a proposta de oferecer Espeto Gourmert a um preço justo, a Espeteria que fica localizada em Ponta Negra, no Bairro Turístico mais badalado da cidade em frente ao tradicional Taverna Pub e bem próximoao já conhecido Rastapé, abre todas as segundas, quartas sextas e sábados, a partir das 19h.

Com capacidade para até 160 pessoas, o local é bastante aconchegante seja para grupo de amigos, famílias ou casais que queiram ter essa nova experiência que chega à capital dos Reis Magos. Alguns espetos gourmet como picanha, prime ribe, chorizo, bife de ancho, t-bone, entre outros com 200 gramas cada, são de da água na boca.

Já os espetinhos tradicionais, como os de Carne Bovina , Queijo Coalho, Carne com Bacon , Queijo Coalho com Geleia de Pimenta, Abacaxi com Provolone , Calabresa , Frango com 100 Gramas cada, são verdadeiras delícias gastronômicas que vai deixar você de água na boca.

Ah, sem esquecer das Cervejas Estupidamente Gelada como Itaipava , Devassa , Skol , Brahma por apenas R$ 6,50. Cervejas como Eisenbahn e Heineken custam apenas R$ 10,00 de 600ml.

Já para os amantes dos Drinks , não deixe de provar algumas tentações como Beijo na Boca, Sex on the Beach , Mojito , Caipifrutas , Caipirinha e muito mais.

Endereço: Rua Doutor Manoel Augusto Bezerra Araújo, 143 - Ponta Negra- Natal / RNE

Receita: Canjica na panela elétrica

30 de Maio 2018 - 06:00

Não há quem resista a uma canjica quentinha nos dias frios do inverno ou mesmo no cardápio das comemorações juninas. A boa notícia é que é possível preparar uma deliciosa receita típica utilizando uma moderna panela elétrica de pressão. Além de prático, é bem mais seguro e com baixo consumo de energia. Acompanhe a seguir a receita:

Canjica na panela elétrica de pressão

Tempo de preparo: 65 min

Rendimento: 10 porções

 

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 litro de leite

500 gramas de milho para canjica

1 lata de  creme de leite

50 gramas de coco ralado fresco

Açúcar a gosto

1 vidro de leite de coco

Paçoca ou canela em pó para polvilhar

 

Modo de preparo

 

1.      Deixe o milho para canjica de molho na água de um dia para o outro

2.      Coloque na panela elétrica de pressão e cozinhe em água por 60 minutos.

3.      Escorra a água e acrescente o leite, o leite de coco, o coco ralado, o leite condensado, o creme de leite e o açúcar a gosto.

4.      Mantenha o cozimento por mais 5 minutos.

5.      Acrescente a paçoca ou polvilhe com a canela em pó

6.      Sirva morna ou fria.

Fonte: Midea

Receita: opção de sopa de Cebola para aquecer a alma e o corpo

29 de Maio 2018 - 06:00

Para dar aquela esquentada na alma o no corpo não há nada melhor que uma boa sopa, não é mesmo? Seja de cebola, mandioquinha ou legumes, as sopas são sempre ótimas opções para manter um corpo quentinho e bem nutrido.

Pensando nisso,coloquei aqui uma receita que deixará toda a turma de casa com gostinho de quero mais: Sopa de Cebola.

Veja abaixo o passo a passo da receita e aproveite!

Como fazer Sopa de cebola

 Ingredientes:

4 colheres (sopa) de Manteiga sem Sal  (52 g)

20 échalotes (minicebolas) (500 g)

3 xícaras (chá) de caldo de galinha (600 ml)

1 embalagem de Creme de Queijo Minas Frescal  (220 g)

6 fatias de pão francês (70 g)

3 xícaras (chá) de Queijo Parmesão ralado (300 g)

½ maço de cebolinha picado (45 g)

 

Modo de Preparo:

·         Preaqueça o forno a 200 °C.

·         Em uma panela grande, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga, adicione as cebolas e refogue até dourarem. Junte o caldo de galinha e cozinhe até ficarem macias e desligue o fogo. Com uma escumadeira, retire 6 échalotes inteiras, reserve-as e bata o restante no liquidificador com o Creme de Queijo Minas Frescal.

·         Volte à mistura na panela e ligue o fogo novamente, mexendo bem, até levantar fervura. Distribua em 6 tigelas individuais, colocando uma das cebolas reservadas em cada tigela.

·         Passe o restante da manteiga nas fatias de pão, coloque em uma assadeira e leve ao forno até dourarem.

·         Coloque uma fatia na superfície de cada tigela reservada e cubra com Queijo Parmesão. Leve ao forno por mais 10 minutos, ou até gratinar. Finalize com a cebolinha por cima e sirva em seguida.

 

Rendimento

6 porções

 

Tempo de Preparo

35 minutos

Mundial de futebol é tema de proposta gastronômica no Valle Nevado Ski Resort

28 de Maio 2018 - 06:00

Valle Nevado Ski Resort, maior estação de esqui da América do Sul, preparou uma programação especial para seus hóspedes durante o campeonato mundial de futebol 2018. O resort de neve, que recebe turistas, principalmente, de diversos países da América Latina, com destaque para brasileiros e argentinos, elaborou novas propostas gastronômicas inspiradas no mundial e transmitirá todos os jogos ao-vivo.

Para a competição deste ano, o complexo preparou uma série de mimos para os hóspedes brasileiros e estrangeiros. Para atrair torcedores e turistas, o resort lança novas propostas gastronômicas, elaborando pratos inspirados em alguns países. O mundial, que terá início no dia 14 de junho, será transmitido em todos os 3 hotéis do complexo, bem como nos condomínios de apartamentos, para as partidas a partir do dia 22 de junho, quando a temporada abre oficialmente.  Todos os jogos serão transmitidos nos sinais internos das habitações. As partidas que coincidirem com o horário de serviço dos restaurantes e bares serão transmitidas em tempo real nos telões instalados no Valle Lounge, Bar Puerta del Sol e restaurante Bajo Zero.

Dentre as propostas gastronômicas elaboras especialmente, a Tábua das Américas combina mini empanadas de camarão e queijo, mini empanada napolitana, cubos de filé com pil, camarão gratinado e azeitonas marinadas - tudo acompanhado de uma cesta de pães caseiros. Já o Zabivaca leva camarão ao pil-pil, servido com batatas rústicas. Para fechar com chave de ouro as comemorações, o turista pode saborear a Tábua de Queijos e Frios sul-americanos. Ofertas válidas apenas para jogos do Brasil e Argentina no Valle Lounge, Bajo Zero e Bar Puerta del Sol. Para acompanhar, com promoção compre 2 e pague 1, além de Chopp Stella Artois, as famosas caipirinhas brasileiras prometem animar muito a torcida!

Além dos aperitivos, o resort organiza uma série de dinâmicas e atividades para entreter os torcedores durante os intervalos dos jogos. Dentre as novidades, concursos de dominação de bola, prêmio para os melhores resultados de metas, quiz dos mundiais e bolões com prêmios surpresas para os vencedores prometem deixar esses jogos ainda mais divertidos.  

 

Reservas:

Telefone: 0800 892 1047 | E-mail: reservas@vallenevado.com | Site: http://www.vallenevado.com/pt/ | App: iOS ou Android | Tour operadores brasileiros credenciados

Receita: Tortinha de Brigadeiro

25 de Maio 2018 - 02:37

Que tal surpreender na próxima festa de família ou reunião com os amigos com uma versão ainda mais deliciosa do tradicional brigadeiro? A dica para deixar as celebrações e encontros ainda mais especiais é uma deliciosa Tortinha de Brigadeiro. Confira a receita abaixo:

Ingredientes

MASSA

2 xícaras (chá) farinha de trigo (220g)

3 colheres (sopa) rasadas amido de milho (24g)

1/2 xícara (chá) açúcar refinado (80g)

1 Pitada sal

1 gema (20g)

1 colher (sopa) ovo batido (10g)

2 colheres (sopa) Água gelada (30ml)

125 gramas Manteiga sem sal

BRIGADEIRO

2 latas leite condensado (790g)

2 colheres (sopa) rasadas farinha de trigo (16g)

4 colheres (sopa) Chocolate em pó (60g)

2 colheres (sopa) rasadas Manteiga sem sal (26g)

1/2 xícara (chá) creme de leite (100ml)

Manteiga sem sal para untar

chocolate granulado para decorar

 

Modo de preparo

MASSA

Misture os ingredientes secos e junte a gema com a colher de ovo batido previamente misturadas com a água gelada e a manteiga. Mexa até obter uma farofa grossa e reserve na geladeira por 15 minutos. Retire pequenas porções e forre o fundo e a lateral de forminhas para mini pão de mel  25 ml (4 x 2 cm) . Asse no forno preaquecido até dourarem. Reserve até esfriar.

BRIGADEIRO

Misture o leite condensado com a farinha de trigo e o chocolate em pó. Junte a manteiga e o creme de leite e mexa até obter uma mistura homogênea. Leve ao fogo e cozinhe até começar a se soltar do fundo da panela. Despeje sobre um prato untado e, depois de frio, coloque no saco de confeitar com bico pitanga.  Recheie a massa fria com brigadeiro e decore com o chocolate granulado.

Dicas

Caso queira substituir a manteiga por margarina, utilize somente as que contenham teor igual ou superior a 70% de lipídeos na sua composição.

Receita: Bolo de Abacaxi

24 de Maio 2018 - 03:00

Um bolo é sempre uma boa pedida a qualquer momento do dia, seja no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo como opção de sobremesa. Para ajudar as pessoas que gostam de variar nas opções de sabores do doce, coloquei aqui uma receita que ensina a preparar um bolo de abacaxi. Confira como é fácil de fazer:

Ingredientes

1 ½ xicara de chá de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

1 xícara de açúcar

1 pitada de sal

2 xícaras de chá de amido de milho

3 ovos

1 xícara de chá de óleo

1 xícara de chá de leite

Gotas de aroma de baunilha

½ lata de abacaxi em calda e em rodelas (200g)

50g de ameixas pretas sem sementes

 

Modo de preparo

Em uma vasilha, peneire e misture bem a farinha de trigo, o fermento em pó, o açúcar e o sal. Reserve. Na batedeira, bata as claras em neve em ponto firme. Retire e reserve.

Na tigela da batedeira, coloque os ingredientes peneirados e reservados. Adicione o óleo, o leite e as gemas e bata a cada adição, até conseguir uma massa bem fofa. Retire a tigela da batedeira e junte as claras em neve e o aroma de baunilha. Mexa delicadamente.

 

Unte uma forma retangular grande com margarina e polvilhe com farinha de trigo. No fundo da forma, ajeite as rodelas de abacaxi e coloque as ameixas no meio. Despeje a massa na forma e leve para assar em forno preaquecido a 180°C, por cerca de 45 minutos.

 

Rendimento: 12 fatias

Tempo de preparo: 20 minutos + tempo de forno

Fonte: BLACK+DECKER

Aprenda incrível receita de torta para comemorar o Dia Nacional do Café

23 de Maio 2018 - 02:08

Nada como um café quentinho e bem feito para começar a manhã com o pé direito, não é mesmo? Mas, já pensou em ter o gostinho intenso deste grão em receitas maravilhosas para deixar os seus dias ainda melhores?

Em 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café. Esta data é celebrada como forma de relembrar um período muito importante para o país: o início das grandes cafeeiras, que foram essenciais para o desenvolvimento econômico brasileiro.

Aqui tem uma receita especial para comemorar o sabor marcante deste ingrediente: Bolo de Café com Biscoito Maria.  

Curiosidade: moído ou torrado, acrescentá-lo na nossa rotina sem excessos pode trazer diversos benefícios ao organismo, pois estimula a digestão e ainda ajuda na prevenção de câncer de mama e próstata.

Veja abaixo o passo a passo para não errar, chame a família e os amigos para degustar esta irresistível combinação de café e biscoito!

 

Como fazer Bolo de Café com Biscoito Maria

Ingredientes:

2 pacotes de biscoito maria

1 caneca de café açucarado

250 g de Margarina em temperatura ambiente

250 g de açúcar em pó refinado

200 g de creme de leite

½ lata leite condensado

1 colher de sopa de canela

1 pacote de gelatina

5 colheres de sopa de água quente para hidratar a gelatina

Gotas de chocolate para decorar

 

Modo de preparo:

- Comece preparando o café. Adoce-o e reserve.

- Bata a Margarina até começar a ficar suave e, aos poucos, adicione o açúcar. Bata bem até ficar um creme suave.

- No liquidificador, bata o creme de leite, o leite condensado, o creme da margarina com açúcar, a gelatina hidratada e a canela em pó.

- Em uma fôrma de 17 cm de diâmetro, forrada com um filme plástico para facilitar na hora de desenformar, molhe os Biscoitos Maria no café e comece a intercalar com o creme.

- Decore o bolo com gotas de chocolate e coloque na geladeira até servir.

Hummm! Outback lança sua famosa sobremesa com brownie na versão doce de leite

22 de Maio 2018 - 02:46

Um encontro entre a Austrália e a Argentina resultou em uma deliciosa novidade. Desde segunda (21), o Outback Steakhouse apresenta o Havanna Thunder (R$ 31), uma versão do brownie do restaurante que une o tradicional doce de leite argentino com o sabor único da marca de temática australiana. Em parceria com a Havanna, o lançamento traz o novo brownie com nozes pecan coberto por uma bola de sorvete de baunilha, chantilly e um delicioso crumble de biscoito amanteigado. Para finalizar, a combinação ganha ainda uma deliciosa calda de doce de leite. A novidade, feita para compartilhar, está disponível por tempo limitado em todos os restaurantes Outback do Brasil.

Receita: Arroz de Forno com Presunto e Queijo

21 de Maio 2018 - 02:38

Que tal uma sugestão prática, rápida e muito saborosa para o cardápio da semana? A sugestão da chef Ivy Oliveira, da Cozinha Experimental Camil, é uma deliciosa receita de arroz de forno, que promete dar cara nova para o arroz branco diário. Confira abaixo a receita:

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 25 minutos

Tempo de forno: 15 minutos

Tempo total: 40 minutos

 

Ingredientes:

ARROZ

1 colher (sopa) de óleo

1 cebola média picada

2 xícaras (chá) de Arroz 

4 xícaras (chá) de água fervente

2 colheres (chá) de sal

 

MONTAGEM

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1 cebola média picada

2 dentes de alho picados

1 xícara (chá) de Ervilha cozida

1 colher (chá) de sal

200 g de presunto em cubos pequenos

100 g queijo muçarela fatiado

1 pote de requeijão (200 g)

 

Para polvilhar:

queijo parmesão ralado

 

Modo de Preparo:

ARROZ

  1. Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola até ficar transparente.
  2. Acrescente o arroz e continue refogando até envolver bem os grãos no refogado.
  3. Junte a água, o sal e cozinhe com a panela parcialmente tampada por 10 minutos ou até o líquido secar e o arroz ficar cozido.
  4. Retire do fogo, tampe a panela e reserve.

 

MONTAGEM

  1. Em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar.
  2. Adicione a ervilha  cozida, o sal e misture. Reserve.
  3. Em um refratário, faça uma camada de arroz cozido, adicione o refogado de ervilhas reservados, o presunto e cubra com metade da muçarela fatiada e metade do requeijão.
  4. Adicione o restante do arroz cozido reservado, o restante do queijo muçarela e finalize com o requeijão.
  5. Polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno por 15 minutos ou até dourar levemente. Sirva em seguida.

DICA:

Experimente adicionar 2 ovos cozidos picados na hora da montagem.

Como fazer receita de Picadinho Indiano

18 de Maio 2018 - 14:40

Já que os dias estão mais frescos, que tal fazer um almoço bem especial levemente picante para o fim de semana?

Ao invés de você fazer o tradicional picadinho brasileiro, você pode acrescentar ingredientes muito utilizados na culinária indiana. Aqui vai uma dica incrível!

A sua família vai adorar! Veja o passo a passo completo abaixo.

Ingredientes

500 g de carne magra cortada em cubos médios (filé mignon, coxão mole, patinho)

Suco de 1 limão

1 pedaço de gengibre picado (aproximadamente 5 cm)

4 dentes de alho picados

Sal 

1 colher (sopa) de Manteiga sem Sal 

2 cebolas cortadas em cubos médios

½ colher (sopa) de canela em pó

1 colher (sopa) de coentro em grãos

4 pimentas-da-jamaica

½ colher (sopa) de açafrão

½ colher (sopa) de pimenta-síria

1 cenoura média cortada em cubos médios

½ abóbora de pescoço (paulista) cortada em cubos médios

1 embalagem de Creme de Leite (500 g)

2 pimentas-malaguetas sem sementes picadas

Folhas de 6 ramos de salsinha picadas

 

Modo de Preparo:

- Misture bem os cubos de carne com o suco de limão, o gengibre, o alho e sal a gosto. Deixe tomar gosto na geladeira enquanto pica os legumes da receita.

- Em uma panela ou frigideira de bordas altas, aqueça a manteiga e doure ligeiramente as cebolas. Reserve. 

- Na mesma panela, doure a carne aos poucos, mexendo para que os cubos dourem por igual. 

- Junte as especiarias (canela, coentro, pimenta-da-jamaica, açafrão e pimenta-síria) em um pilão e macere até formarem um pó homogêneo. Polvilhe esse pó sobre os cubos de carne dourados e refogue ligeiramente.

- Junte os cubos de cenoura e abóbora, o creme de leite e a pimenta-malagueta. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos ou até que a carne esteja macia e os legumes cozidos. Polvilhe a salsinha e sirva acompanhado de arroz branco.

 

Tempo de preparo: 25 minutos

Rendimento: 05 porções

Café em excesso pode causar sintomas de depressão

18 de Maio 2018 - 09:22

O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo. Apesar de ser composto pela cafeína, que tem alto poder estimulante e energizante, o maior problema não é a substância em si, mas a quantidade ingerida.

“O exagero no consumo de café em altas doses, leva ao vício. Isso eleva o cortisol e sobrecarga aos rins. Se a ingestão for feita de maneira frenética, consequências como aumento da frequência cardíaca, colesterol e aceleração da coagulação sanguínea, resultam em doenças graves’’, explica Aléssia Palhano, cardiologista e nutróloga do Hapvida Saúde.

No entanto, o hábito de tomar café pela manhã, pode ser garantido como destaca a especialista. “O ideal é ingerir o equivalente a uma xícara pequena, logo ao amanhecer, em jejum. Não se deve colocar açúcar nem adoçante’’.

O café também tem benefícios como elementos antioxidantes, que combatem radicais livres, e até atuam na prevenção do câncer. A bebida é rica em ácido clorogênico, que protege o fígado, sendo mais presente no café verde e menos no torrado.

“Pessoas que consomem café, especialmente, em grandes quantidades, poderão ter o sistema nervoso abalado, com sintomas de depressão, síndrome do pânico e estresse. Tudo está relacionado ao consumo exagerado da cafeína. Então, o segredo é promover saúde na medida certa’’, alerta Aléssia.
 

Pães de Mel para deixar o fim de semana mais docinho

18 de Maio 2018 - 02:29

Com sabor marcante, há várias ocasiões para degustar esta iguaria, além de ser uma ótima lembrancinha. A receita chegou ao Brasil pelos europeus e conquistou o paladar de muitos doceiros podendo, hoje em dia, ser preparado com diversos recheios e coberturas. Inspirou, aliás, até apelidinhos carinhosos e músicas!

Que tal aprender como fazer em casa? Veja abaixo o modo de preparo e deixe os amigos e a família ainda mais felizes!

 

Como fazer Pães de Mel

 

Ingredientes

2 xícaras (chá) de leite

2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Tipo I (sem fermento)

1/2 xícaras (chá) de chocolate em pó

1 xícaras (chá) de açúcar mascavo

2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (café) de noz-moscada ralada

1 colher (café) de gengibre em pó

2 colheres (café) de canela em pó

2 xícaras (chá) de leite

1/2 xícara (chá) de mel

2 colheres (sopa) de Margarina amolecida

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Margarina Amorela e Farinha de Trigo para untar


Calda
2 xícaras (chá) de doce de leite 

Modo de Preparo

Passo 1 - Preaqueça o forno a 180°C. Enquanto isso unte uma forma retangular grande com a Margarina e farinha. Misture a Farinha de Trigo, o açúcar, o bicarbonato e o fermento em uma tigela.

Passo 2 - Em uma panela ao fogo médio, adicione o mel, a Margarina , a canela, o gengibre e a noz-moscada. Misture em fogo baixo até derreter a Margarina. Junte o leite. Assim que ficar morno, desligue.

Passo 3 - Junte o líquido com ingredientes em pó em uma tigela. Misture tudo até obter uma massa. Despeje na forma untada e leve ao forno preaquecido por 35 minutos. Depois retire e deixe esfriar. Corte em quadrados.

Passo 4 - Para fazer a calda aqueça o doce de leite em uma panela. Depois é só cobrir o pão de mel.

Abóbora e pera estão na lista dos alimentos que estão na safra este mês!

17 de Maio 2018 - 02:10

Acompanhar mensalmente os alimentos que estão na safra sempre garante boas compras e preço justo. Com uma infinidade de opções, o cardápio diário fica variado em sabor e em nutrientes. No mês de maio é o auge da produção da abóbora e da pera, dois frutos versáteis e que rendem receitas saborosas, como doces, bolos, tortas, pães e sopas.

Para aproveitar estas delicias, sugiro uma refeição completa e perfeita para receber a família e os amigos em um almoço ou jantar especial.

Como prato principal, a sugestão é a Parafuso ao Molho de Abóbora com Frango, um prato completo, saudável e repleto de energia. Já a sobremesa fica por conta da Torta de Pera, simples e prática de preparar e ao mesmo tempo surpreendente.

Nativa da América do Sul e facilmente encontrada em todo o Brasil, a abóbora ou também conhecida como jerimum em alguns Estados, é um fruto da aboboreira que possui aroma e sabor adocicado. Ele também contém nutrientes muito benéficos para o organismo, sendo fonte razoável de vitaminas A e C.

Mesmo com uma grande variedade de tipos e espécies, é importante saber como escolher a abóbora certa e qual a melhor forma de armazená-la.

As abóboras que possuem polpa e sementes frescas e a casca mais macia devem ser escolhidas quando estiverem bem firmes, e você pode mantê-la em temperatura ambiente por até uma semana. Já aquelas de polpa, cascas e sementes mais duras e grossas, como a japonesa, podem ficar em locais frescos por muitos meses.

Já as peras, são melhores quando adquiridas ainda verdes e deixa-las amadurecer em temperatura ambiente. São perfeitas para fazer geleias, e servir assadas ou cozidas, como sobremesa. Também são perfeitas quando consumidas cruas e geladas, quando adquirem a textura e sabor de um picolé doce e perfumado.

A polpa da pera escurece rapidamente, então o ideal é utilizar logo após o corte. Para evitar que isso aconteça, esfregue-a com suco de limão e ela manterá sua cor por mais tempo.

Aproveite e veja abaixo a tabela dos alimentos que começam sua safra no mês de maio:
 

LEGUMES EM SAFRA (MAIO)

ABÓBORA
ABOBRINHA
BATATA DOCE AMARELA
BATATA DOCE ROSADA
BERINGELA
BETERRABA
CARÁ
CENRA
CHUCHU
INHAME
MANDIOCA
MANDIOQUINHA
PIMENTA VERMELHA


FRUTAS EM SAFRA (MAIO)

ABACATE
ATEMOIA
BANANA MAÇÃ
CAQUI
JACA
KIWI
MAÇÃ NACIONAL
MAÇÃ GALA
PERA ESTRANGEIRA
QUINCAM
MEXERICA PONCAN
UVA ESTRANGEIRA

 

Como fazer Parafuso ao Molho de Abóbora com Frango

 

Ingredientes:

1 embalagem de Parafuso 500g

2 cebolas, picadas

1/2 kg de filé de frango, cozido e desfiado

800g de abóbora moranga, em cubos

2 xícaras (chá) de leite

a gosto queijo parmesão, ralado

4 colheres (sopa) de azeite

4 dentes de alho, picados

2 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados

1 vidro de leite de coco

a gosto sal e salsinha picada

 

Modo de Preparo:

- Comece preparando o refogado de frango. Numa frigideira média, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho, acrescente ½ kg de frango desfiado e deixe fritar até dourar. Junte os 2 tomates e deixe cozinhar até ficar macio. Acerte o sal, tempere com a salsinha e reserve.

- Prepare o molho de abóbora. Numa panela média, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho. Junte a abóbora e deixe refogar até desmanchar e formar um purê. Acrescente 1 vidro de leite de coco, 2 xícaras (chá) de leite, acerte o sal, mexa delicadamente e deixe refogar por mais 10 minutos e reserve.

- Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “Al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

- Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de abóbora e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode por cima o refogado de frango, polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir.

 

Rendimento: 6 porções

Calorias: 685 calorias

Tempo de Preparo: 40 minutos

 

 

Como fazer Torta de Pera

 

Ingredientes:

Massa

1/2 embalagem de Biscoito Maizena

100g de Margarina
 

Recheio

3 peras sem casca em fatias (600g)

1 colher (sopa) de açúcar

½ copo de iogurte desnatado
 

Calda

2 colheres (sopa) de geleia do sabor de sua preferência

1 colher (sopa) de açúcar

1 xícara (chá) de água

 

Modo de Preparo

Massa

- Bata no liquidificador o biscoito maizena até obter uma farofa. Passe para uma tigela e junte a margarina até formar uma massa homogênea.

- Forre o fundo e as laterais de uma forma média desmontável (22 cm de diâmetro), e leve ao forno (médio) pré-aquecido por 10 minutos. Reserve.
 

Recheio

- Misture as fatias de pera com metade do açúcar e o iogurte. Arrume as fatias de pera uma ao lado da outra sobre a massa reservada. Polvilhe com o açúcar restante e leve ao forno (médio) pré-aquecido por 5 minutos. Reserve.
 

Calda

- Leve ao fogo (baixo) a geleia com o açúcar e a água e deixe reduzir um pouco. Espere esfriar e sirva com a torta quente ou fria.
 

Rendimento: 10 porções

Valor calórico por porção: 173 calorias

 

Fonte: Estrela

Ouro Branco é a novidade das sobremesas do McDonald's!

16 de Maio 2018 - 01:59

O Ouro Branco, bombom de chocolate branco mais famoso do Brasil, acaba de ganhar versões exclusivas do McFlurry e McShake do McDonald’s. As novidades já estão no cardápio da rede de todo o país, a partir do dia 15 de maio.

O McFlurry Ouro Branco é composto por mix de baunilha, cobertura de chocolate e deliciosos pedaços de Ouro Branco picado, enquanto o McShake traz leite, cobertura de chocolate e complemento sabor Ouro Branco com mix de baunilha.

As sobremesas chegam ao McDonald's com preço sugerido de R$ 8,50 para o McFlurry e R$ 9,90 para o McShake. Os clientes ainda têm a opção do clássico McFlurry Ovomaltine e o McFlurry Tripo Chocolate Kopenhagen, além do McShake de Ovomaltine, McShake Chocolate Kopenhagen e Morango.

 

Sucos naturais e poderosos

15 de Maio 2018 - 02:19

Manter hábitos de vida saudáveis que contribuam para a saúde dos nossos rins e a ótima circulação de sangue é, sem dúvida, uma prioridade. Os sucos naturais podem nos ajudar nesse sentido.

Evitar o sedentarismo, o cigarro e ter uma alimentação equilibrada e livre de açúcares, sal e gorduras saturadas também é essencial. Além disso, lembramos da importância de fazer exames periódicos com nossos médicos.

Como você já sabe, a natureza sempre põe ao nosso alcance produtos que podem potencializar o equilíbrio interno de que necessitamos para que os rins filtrem o sangue de maneira adequada, e para que ele flua muito melhor pelo nosso organismo.

Existem frutas e verduras ricas em nutrientes adequados que, se consumidas de forma regular, podem fazer muito pela sua saúde. Hoje convidamos você a descobrir esses deliciosos sucos naturais.

Sucos naturais: cenoura, limão e pepino

Para potencializar a correta circulação sanguínea, eliminar toxinas e otimizar a saúde dos nossos rins, vamos precisar, sobretudo, de alimentos diuréticos ricos em antioxidantes.

Combinar a cenoura com o pepino e o suco de um limão nos ajudará a alcalinizar nosso organismo, a eliminar esses elementos nocivos que tendem a nos deixar doentes e, além do mais, ajudará a regular a pressão arterial.

Devemos levar em conta que os rins não apenas têm a função de filtrar o sangue e eliminar toxinas — também eliminam o excesso de sódio e liberam três hormônios essenciais:

  •     A eritropoietina, encarregada de estimular a produção de glóbulos vermelhos.
  •     A renina, que regula a pressão arterial.
  •     O calcitriol, que é a forma ativa da vitamina D e que nos permite manter o cálcio dos ossos.

Às vezes, dizemos a nós mesmos que nosso rins estão funcionando bem, que estamos saudáveis. Entretanto, temos que levar em conta que uma alimentação inadequada e a poluição ambiental sobrecarregam nossos corpos com toxinas, e tudo isso dificulta o trabalho adequado dos rins.

Com este suco, você poderá proteger seu sistema imunológico, obter os antioxidantes adequados e favorecer a circulação sanguínea apropriada. Anote os ingredientes e forma de preparo:

Ingredientes

  •     2 cenouras
  •     1 pepino
  •     Suco de 1 limão
  •     1 copo de água (200 ml)

Como fazer:

Se você sofre com problemas renais, precisa levar em conta que é preciso consumir sempre um tipo de água adequado às suas necessidades.

O melhor tipo de água para cuidar de nossa saúde é a que apresenta uma mineralização fraca ou muito fraca. Evite as que apresentam um alto teor de cálcio ou magnésio.

Para preparar este suco, basta lavar bem as cenouras, descascar o pepino e obter o suco do limão.

No liquidificador, bata todos os ingredientes juntamente com o copo de água, até obter uma mistura refrescante e homogênea.

Consumir nas primeiras horas da manhã.

Suco de limão e melancia

Este suco à base de limão e melancia é ideal para o lanche da tarde, por exemplo. Refrescante, é rico em antioxidantes e muito diurético.

A melancia é a fruta com maior teor de água. Seu valor calórico é muito baixo, e além disso, graças ao licopeno, ela contribui para a saúde do sistema nervoso.

Combinar o suco de melancia com o de limão nos permitirá hidratar o organismo e melhorar a circulação do sangue, além de favorecer a eliminação de toxinas graças a sua ação diurética.

Ingredientes

  •     1 xícara de melancia em pedaços
  •     Suco de 1 limão
  •     1 copo de água (200 ml)

Como fazer:

Este suco é muito fácil de preparar e fica pronto em apenas alguns segundos. Para isso, basta cortar a melancia em cubos, levar ao liquidificador e adicionar o suco do limão.

Junte o copo de água e você obterá uma bebida muito agradável. Se o sabor estiver muito intenso, você pode adoçá-lo com um pouco de mel.

Suco de aipo e rabanete

Não se preocupe com o sabor picante do rabanete. Esse sabor característico se deve aos glucosinolatos, compostos de alto poder antioxidante que favorecem a eliminação de toxinas e que, além disso, combatem agentes cancerígenos.

Não deixe de provar a maravilhosa combinação de rabanetes e aipo: é um modo muito bom de contribuir para sua saúde renal, graças às suas várias vitaminas, minerais e por contribuir para o sistema imunológico, aumentando as defesas do corpo diante de infecções.

Ingredientes

  •     1 ramo de aipo
  •     2 rabanetes
  •     1 copo de água (200 ml)

Como fazer:

Primeiro, devemos lavar os vegetais muito bem. Depois de prontos, recomenda-se cortá-los em pedaços para facilitar na hora de bater no liquidificador.

No liquidificador, junte o aipo e os dois rabanetes. Acrescente a água. Bata até obter uma bebida homogênea e consuma durante a manhã, ao menos três vezes por semana.

Fonte: Melhor com Saúde

Como fazer Salpicão Light com Creme de Queijo Minas

14 de Maio 2018 - 02:38

O queijo é um alimento saboroso, versátil e muito apreciado por indivíduos de todas as idades. Incluí-lo na dieta traz diversos benefícios, principalmente para os idosos que buscam praticidade e nutrição. 

Nesse cenário, os queijos – sejam eles frescos, maturados, amarelos, etc. – ganham destaque já que são opções práticas, acessíveis, ricas em nutrientes essenciais à manutenção da saúde e fáceis de manusear e de degustar. Outro aspecto que conta é a variedade de queijos existentes, cada qual com suas características, que podem ser consumidos em diferentes ocasiões, desde o café da manhã, sendo consumido puro ou em lanches, até o jantar, como ingrediente na culinária.

Além de atividades e exercícios diárias para o bem-estar, é importante ressaltar duas coisas. Primeiro, que o valor nutritivo dos queijos deve ser considerado em uma dieta equilibrada. Segundo, que o grau de gordura e colesterol presentes em sua composição devem ser comparados a outros alimentos em quantidades habituais de consumo para certificar o benefício. 

Aprenda uma receita bem saborosa e equilibrada para o seu dia a dia.

Ingredientes

- Sal 

- 300 g de peito de frango 

- 1 maçã verde pequena (150 g) 

- 1 limão 

- 1 cenoura pequena (120 g) 

- 1 talo de salsão (40 g) 

- Salsinha e cebolinha a gosto (40 g) 

- 1 embalagem de Creme de Queijo Minas Light (220 g)

 

Modo de preparo

Ferva água e sal em uma panela em fogo médio. Coloque então o peito de frango e deixe por 20 minutos ou até que esteja cozido. Desfie o peito de frango ainda quente com dois garfos. Deixe esfriar e reserve. 

Descasque e corte a maçã verde em cubos e coloque gotas de limão para evitar que escureça. Descasque e rale a cenoura no ralo fino e fatie finamente o salsão. Pique a salsinha e a cebolinha.

Em uma tigela, coloque o frango, a maçã, o salsão, a cenoura, a salsinha, a cebolinha e o creme de queijo minas light. Misture bem e leve para a geladeira por 20 minutos antes de servir. Sirva gelado.

 

Tempo de preparo: 30 min

Rendimento: 8 porções