Rituais da Boa Mesa - rituaisdaboamesa@gmail.com

Janaina Amaral

A temporada mais doce da cidade está de volta: SWEET COFFEE WEEK

15 de Junho 2018 - 10:52

De 07 a 16 de junho acontece a quarta edição do SWEET COFFEE WEEK. 


A inspiração da vez fica a cargo do amor. Pegando carona no dia dos namorados, nossa rota faz um convite por dias de mais amor e doçura. Cada estabelecimento participante vai oferecer um combo com um doce, um salgado e um café ou dois doces e um café por R$18,90. Além de um combo para viagem, batizado de sweet gift, perfeito para comer em casa ou para presentear alguém especial.
 
A proposta é que os consumidores possam provar seus doces favoritos e também experimentar novos sabores, já que boa parte dos lugares criam doces exclusivos para a temporada do Sweert Coffee Week, bem como de conhecer novos lugares. Serão 20 endereços dos melhores cafés e docerias da cidade, praticando o valor fixo nos combos e gifts de R$ 18,90. 
 
Todas os detalhes e informações estão à disposição dos consumidores no site e instagram, que tem um engajamento ímpar com os seguidores, somando até o momento mais de 13,5 mil e com histórico de mais 1 milhão de visualizações na última edição. Devido a tamanha interação, vamos lançar uma promoção e fazer de um desses seguidores, chamados carinhosamente de Sweet Lovers, degustador por um dia, em alguns dos participantes da rota.  

PARTICIPANTES:
A DOCEIRA
BARÕES DO CAFÉ
BERLIM CAFE
BOLO DA VOVÓ (Sweet Gift)
CAROLI DOUCES
CECÍLIA MINDÊLO
CHAPELLATO COFFEE SHOP
CHOCOLATERIA SANDRA MAIA
CROCK´S COOKIE SHOP
DAGUIA TORTAS FINAS 
FITNEZA COFFEE
JANA´S CAKES
LA SWEETS
MR. CUP CAKE
PARMA DOCES
RAFAELA FONTES CHOCOLATERIA (Sweet Gift)
REALIZE GOURMET
SUISSE BROWNIE 
THE BROWNIE FACTORY
VERRY SUGAR

Conheça alternativas saudáveis para as comidas típicas da Festa Junina

15 de Junho 2018 - 01:53

Quadrilhas, fogueiras e bandeirinhas. A festa junina, comemorada em todo o Brasil e que ganha grande expressão no Nordeste, tem como uma das principais tradições, as comidas típicas.

Pamonha, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca e bolo de milho são alguns dos alimentos consumidos nesse período. O ingrediente comum de todos eles é o milho. A nutricionista Roseanny Cristina, do Hapvida Saúde, explica que o cereal é um ótimo aliado da saúde por ser rico em vitaminas.

“O milho é uma fonte de fibras para saúde, rico em vitamina A e E, é um alimento que proporciona fonte de energia e melhora no funcionamento do organismo”.

Mas, apesar do milho trazer benefícios à saúde, a preparação dos pratos com outros ingredientes pode não ser tão saudável. “Os ingredientes que levam nas comidas de típicas, como manteiga e açúcar, podem acarretar problemas futuros. Sendo também prejudicial a um paciente diabético ou hipertenso”, ressalta a nutricionista.

Outros alimentos que fazem parte do cardápio da festividade são: vatapá, mugunzá, paçoca, baião de dois e pé de moleque. Com tantas opções dessa culinária típica, a palavra chave é moderação.

Segundo a profissional, é possível fazer a substituição de ingredientes. “Na hora de preparar os alimentos, pode trocar determinados itens por leite desnatado, açúcar demerara ou orgânico e manteiga orgânica”, ressalta.

A especialista recomenda ainda as opções de consumo mais naturais, sem adição de sal ou gordura em excesso como, por exemplo, o milho verde cozido, batata-doce sem óleo, pipoca e o acréscimo de biomassa de banana verde nas receitas de bolo para aumentar o teor das fibras.

Como fazer Torta de Doce de Leite

14 de Junho 2018 - 10:01

Ingredientes:

Massa

1 pacote de Biscoito Maria 

100g de Margarina
 

Recheio

1 envelope de gelatina em pó sem sabor

3 colheres (sopa) de água

2 latas de leite condensado cozido

1 lata de creme de leite

1 vidro de leite de coco (200ml)
 

Cobertura

400g de doce de leite cremoso

1 lata de creme de leite

1 colher (sopa) de cacau em pó

 

Modo de preparo:

- Misture os biscoitos e a Margarina com a ponta dos dedos até obter uma farofa e, com ela, forre o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível de 20 cm de diâmetro.

- Misture a gelatina com água e dissolva em banho-maria. Transfira para o liquidificador e bata com leite condensado cozido, o creme de leite e o leite de coco até ficar homogêneo. Despeje sobre a massa na fôrma e leve à geladeira por 3 horas. Desenforme e espalhe os ingredientes da cobertura misturados.

- Sirva gelado.
 

Tempo de preparo: 15 minutos + geladeira

Porções: 10 porções

Como fazer Naked Cake de Brownie

14 de Junho 2018 - 06:00

Ingredientes: 

Brownie:

2 Misturas para Bolo Brownie Tradicional

8 ovos

10 colheres de sopa de Margarina

 

Brigadeiro Branco com Morango:

1 lata de leite condensado

1 colher de sopa de margarina

3 colheres de sopa de chocolate branco

1 lata de creme de leite

1 caixa de morangos picados

 

Ganache de Chocolate:

300g de chocolate amargo

150g de creme de leite

 

Modo de Preparo:

 

Brownie:

- Em uma tigela, adicione o conteúdo dos pacotes aos ovos e à margarina.

Misture com uma colher a massa até ela ficar homogênea.

- Coloque a massa na forma untada e leve ao forno preaquecido para assar.

- Asse na temperatura de 200ºC a 210ºC. Após o tempo indicado para cada tipo de forma, que é em torno e 25 minutos, retire do forno, deixe esfriar, desenforme soltando as laterais, e sirva.

 

Brigadeiro Branco com Morango:

- Coloque os ingredientes, exceto o morango, em uma panela.

Em fogo médio, mexa sempre, para não grudar no fundo.

- Mexa até descolar do fundo da panela. Espere esfriar um pouco para usar como recheio.

 

Ganache de Chocolate:

- Em uma tigela, coloque o chocolate e metade do creme de leite, aqueça no micro-ondas, de 30 em 30 segundos, até sentir que o chocolate derreteu por completo. Cuidado para não queimar o chocolate.

- Retire do micro-ondas e adicione o restante do creme de leite até obter um creme liso e brilhante.

- Leve à geladeira para esfriar.

 

Montagem:

- Corte o brownie ao meio, na horizontal, com uma linha. Recheie com o brigadeiro branco e os morangos picados.

- Decore a parte de cima com a ganache e os morangos.

Como fazer Linguine com Camarão

13 de Junho 2018 - 06:00

Uma boa massa com o acompanhamento certo são capazes de transformar qualquer jantar em um verdadeiro banquete. Por isso, o Linguine com Camarão é a pedida perfeita. 

Ingredientes:

160 g de Macarrão Linguine

2 caixas de creme de leite

30 g de queijo parmesão

Suco de ½ limão

Raspas de limão

12 unidades de filé de camarão

Sal e pimenta a gosto

30 ml de azeite
 

Modo de Preparo:

Massa

- Cozinhe a massa conforme indicado na embalagem e reserve.
 

Molho

- Em uma panela, leve o creme de leite para ferver. Acrescente o creme de leite e o queijo parmesão, misture até o molho uniformizar e, por último junte, o suco de limão, as raspas e tempere com sal e pimenta.
 

Camarão

- Tempere os filés de camarão com sal e pimenta e reserve.

- Em uma frigideira, esquente o azeite e sele o camarão até ficar rosado.
 

Montagem

- Faça um ninho com o macarrão, distribua o camarão e sirva o molho a gosto.

Fonte: Vitarella

5 petiscos saudáveis para comer durante os jogos

12 de Junho 2018 - 06:00

Quem segue uma alimentação saudável e não quer cometer deslizes durante os jogos do mundial pode preparar petiscos saudáveis para beliscar durante a partida. Aqui vão cinco opções amigas da saúde.

Pipoca sem óleo e com pouco sal:erra quem pensa que a pipoca é uma vilã. Rica em antioxidantes, quando preparada sem óleo e com pouco sal se transforma em um petisco saudável. Uma xícara de pipoca tem, em média, 30 calorias.

Cenouras assadas com azeite, limão e ervas:para substituir a batata-frita – rica em carboidratos e cheia de óleo – as cenouras assadas podem ser uma boa pedida. Basta cortá-las em palitos, regar com um pouco de azeite, sal, limão e ervas a gosto, como o alecrim, e levar ao forno até que fiquem sequinhas.

Grão-de-bico crocante:cozido e depois torrado, o grão de bico é um petisco nutritivo e pode substituir opções ruins, como salgadinhos fritos.

Oleaginosas:as castanhas, como a de caju, amêndoas e até mesmo o amendoim são fontes de gorduras boas e também de vitaminas. Mas é preciso consumir com moderação, já que, em quantidade maior, eles são calóricos.

Chips de abobrinha: fáceis de fazer em casa, os chips de abobrinha são assados e substituem muito bem as calóricas batatas fritas, além de carregarem também várias vitaminas.

Mini pimentões são novidade na alta gastronomia

11 de Junho 2018 - 06:00

O mercado da gastronomia brasileira está aquecido, e com isso a horticultura ganha uma oportunidade única para inovar e oferecer novidades. Os produtos diferenciados se destacam tanto pelo sabor, quanto pela textura e formato do alimento. 

Esse é o caso dos recém-lançados mini pimentões da Isla Sementes: Kaiki (coloração amarela), Kalani (coloração vermelha) e Akamu (coloração alaranjada), que possuem um toque adocicado, têm textura firme e crocante e permitem que sejam consumidos in natura, como lanche ou aperitivos, e também no preparo de pratos.

E para quem quer aprender como usar os mini pimentões, o renomado chef gaúcho Marcelo Schambeck, proprietário do restaurante Del Barbiere, ensina uma receita de Salada de lentilha e nozes com Creme de pimentão.

O prato, que serve até 4 pessoas, leva lentinha, nozes, cebola, hortelã, e claro, os três tipos de mini pimentões, além de outros insumos. Veja a receita abaixo e aprenda como fazer.

Salada de lentilha e nozes com creme de pimentão

Receita para 4 pessoas 

Ingredientes:

- 200g de lentilha

- 50g de nozes

- 1/4 de maço de hortelã fresca

- 5 cebolas minis

- 2 pimentões vermelhos 

- 2 pimentões laranjas 

- 6 pimentões amarelos

- suco de 1 limão

- 50ml de vinagre de maça

- sal e pimenta do reino

- azeite 

 

Modo de preparo:

Aqueça o forno a 200ºC, coloque os pimentões amarelos numa forma e leve ao forno por 10 minutos. Retire e abafe com um papel filme. Dica: este processo é para ajudar a soltar a casca. Descasque e retire as sementes, ponha num liquidificador junto com um fio de azeite e o suco de limão. Bata até formar um creme liso. Ajuste o sabor com sal e pimenta do reino.

Cozinhe a lentilha em água fervente com uma pitada de sal. Retire quando estiver "al dente" escorra e reserve. Pique a hortelã, corte os pimentões laranjas e vermelhos em pequenos cubos e reserve. Descasque as cebolas e corte ao meio. Em uma frigideira, toste o lado cortado da cebola. 

Tempere a lentinha com azeite e vinagre, uma pitada de sal e pimenta do reino. Misture a hortelã, as nozes quebradas e o pimentão.

Sirva o creme e por cima a salada. Finalize com as cebolas e algumas folhas de hortelã.

Receita de Pamonha ao Queijo para deixar o seu Arraial ainda mais gostoso

09 de Junho 2018 - 06:00

As Festas Juninas estão começando e com elas vêm junto todas as delícias típicas da época, como bolos, paçoca, milho e pé de moleque. Vale a pena aproveitar esse momento e preparar um Arraial completo com as receitas que amamos. A ocasião é um excelente pretexto pra reunir os amigo e família.

Para dar aquela ajudinha, ensino o passo a passo de como preparar uma receita de Pamonha ao Queijo que vai arrasar no festejo.

Muito popular em todo o Brasil, de acordo com o escritor Câmara Cascudo, a pamonha tem origem indígena e, ao decorrer de décadas foi recebendo incrementos no modo de preparo. Por exemplo, atualmente, é possível encontrar pamonhas recheadas com calabresa, queijo, bacon e doces. 

Agora que já sabe um pouquinho mais sobre esse quitute tão consumido nas festas de São João, chegou a hora de aprender a prepará-lo.

 

Veja abaixo o passo a passo completo e aproveite!

Como fazer Pamonha ao Queijo 

Ingredientes

10 espigas de milho verde

sal

pimenta-do-reino

noz-moscada

200 g de Queijo Prato Esférico ralado

 

Modo de Preparo

- Com o auxílio de uma faca bem afiada, corte as 2 extremidades de cada espiga. Retire as palhas, uma a uma, e reserve-as.

- Ainda com a faca, retire o milho das espigas: apoie a base reta sobre uma superfície plana e passe a faca rente à espiga para retirar o máximo de milho de cada uma.

- Coloque o milho para bater no liquidificador com 1 xícara (chá) de água por 30 segundos, ou até que essa mistura fique sem pedaços grandes. Em seguida, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto, misture o queijo Prato Esférico ralado e reserve.

- Ferva 1 litro de água e cozinhe as palhas reservadas por 2 minutos, para que elas fiquem mais macias e menos quebradiças. Retire da água e resfrie-as.

- Com as palhas menores, faça tirinhas. Com as palhas maiores, faça cones, torcendo e amarrando a parte inferior. Recheie um cone com um pouco do creme de milho (pouco mais que a metade) e feche com outro cone. Amarre a pamonha com uma tirinha de palha e repita o procedimento até usar todo o creme de milho.

- Ferva 2 litros de água e coloque a pamonha para cozinhar até que ela fique dura (de 60 a 90 minutos).

Depois de pronta, você pode servi-la fria ou esquentá-la novamente na hora de servir.

Rendimento

6 a 8 porções

Tempo de Preparo

120 minutos

Fonte: Tirolez

Essas receitas vão entusiasmar você a fazer drinques no Dia Mundial do Gim

07 de Junho 2018 - 11:14

Com o Dia Mundial do Gim - comemorado dia 10 de junho -  se aproximando, os amantes do gim de todo o mundo irão explorar formas novas e excitantes de saborear esse clássico do mundo das bebidas destiladas. Para celebrar a ocasião, o especialista em gim e destacado bartender, Tristan Stephenson, explorou três das tendências - baixo teor alcoólico nos coquetéis de gim, gim aromatizado e coquetéis com uma reviravolta apetitosa - mais interessantes em gim no momento através de três receitas. Confira!

Receitas de Tristan para o Dia Mundial do Gim

Coquetel com gim de baixo teor alcoólico – Queen Bee 
25ml de Tanqueray London Dry
10ml de água de mel
15ml de suco de limão fresco
Complete com água com gás
Guarneça com tomilho fresco
Tipo de taça: copo alto

Método
Encha um copo alto de vidro com gelo em cubo.
Despeje o Tanqueray London Dry, suco de limão, água de mel e misture.
Complete o copo alto com mais gelo.
Adicione um ramo de tomilho fresco no copo e então complete com água com gás e agite o coquetel mais uma vez antes de servir.

(8g de álcool por drinque)

Coquetel com gim aromatizado – Gin & Juice 
50ml de Tanqueray Flor de Sevilla
35ml de suco de toranja rosa 
25ml de chá Breakfast frio 
15ml de xarope de açúcar 
Guarneça com uma tira de casca de laranja 
Tipo de taça: Nick and Nora ou taça coupe

Método
Misture e agite Tanqueray Flor de Sevilla, suco de toranja, chá frio e xarope de açúcar. 
Esprema a casca de laranja sobre o coquetel e, finalmente, despeje no copo e sirva.

(16g de álcool por drinque)

Coquetel de gim com reviravolta apetitosa – Tanqueray Cooler 
35ml de Tanqueray No. Ten
35ml de vermute branco 
Água tônica de pepino 
Ramos de estragão 
Tipo de taça: Copa

Método
Encha uma taça copa com gelo.
Adicione Tanqueray No. Ten e vermute.
Complete com água tônica de pepino.
Guarneça com ramos de estragão fresco e misture.
Complete com mais gelo e sirva. 

(18g de álcool por drinque)

POR DIAS COM MAIS AMOR E DOÇURA, A TEMPORADA MAIS DOCE DA CIDADE ESTÁ DE VOLTA

07 de Junho 2018 - 07:10

De 07 a 16 de junho acontece a quarta edição do SWEET COFFEE WEEK. 


A inspiração da vez fica a cargo do amor. Pegando carona no dia dos namorados, nossa rota faz um convite por dias de mais amor e doçura. Cada estabelecimento participante vai oferecer um combo com um doce, um salgado e um café ou dois doces e um café por R$18,90. Além de um combo para viagem, batizado de sweet gift, perfeito para comer em casa ou para presentear alguém especial.
 
A proposta é que os consumidores possam provar seus doces favoritos e também experimentar novos sabores, já que boa parte dos lugares criam doces exclusivos para a temporada do Sweert Coffee Week, bem como de conhecer novos lugares. Serão 20 endereços dos melhores cafés e docerias da cidade, praticando o valor fixo nos combos e gifts de R$ 18,90. 
 
Todas os detalhes e informações estão à disposição dos consumidores no site e instagram, que tem um engajamento ímpar com os seguidores, somando até o momento mais de 13,5 mil e com histórico de mais 1 milhão de visualizações na última edição. Devido a tamanha interação, vamos lançar uma promoção e fazer de um desses seguidores, chamados carinhosamente de Sweet Lovers, degustador por um dia, em alguns dos participantes da rota.  

PARTICIPANTES:
A DOCEIRA
BARÕES DO CAFÉ
BERLIM CAFE
BOLO DA VOVÓ (Sweet Gift)
CAROLI DOUCES
CECÍLIA MINDÊLO
CHAPELLATO COFFEE SHOP
CHOCOLATERIA SANDRA MAIA
CROCK´S COOKIE SHOP
DAGUIA TORTAS FINAS 
FITNEZA COFFEE
JANA´S CAKES
LA SWEETS
MR. CUP CAKE
PARMA DOCES
RAFAELA FONTES CHOCOLATERIA (Sweet Gift)
REALIZE GOURMET
SUISSE BROWNIE 
THE BROWNIE FACTORY
VERRY SUGAR

Como fazer Brigadeiro de Milho

06 de Junho 2018 - 11:47

Imagine o forró tocando, as pessoas dançando, o cheirinho de baião, milho e bolo no ar. Vamos entrar no clima da maravilhosa festa de São João. E, no Nordeste os festejos duram até o final de julho. Eita, coisa boa!

Além da alegria compartilhada nas festas entre os familiares e amigos, tem também muitas receitas saborosas. Se você está pensando em organizar uma bagunça em casa, ensino aqui um prato especial: Brigadeiro de Milho.

Aproveite bem esse clima caipira. Veja abaixo o modo de preparo do quitute.

Ingredientes:

1 colher (sopa) Margarina

1 lata de leite condensado

1/2 xícara (chá) de leite de coco

50 g de coco ralado

2 colheres (sopa) de açúcar

1 lata de milho verde escorrido

Açúcar granulado ou coco ralado para envolver

 

Modo de preparo:

- No liquidificador, bata o milho verde e o leite de coco. Passe por uma peneira e esprema até extrair todo o suco. Coloque em uma panela e misture com os demais ingredientes ao fogo médio. Mexa até soltar do fundo.

- Em um prato untado com margarina, despeje a massa após esta esfriar. Pegue pequenas quantidades com uma colher (de chá), molde bolinhas e depois passe-as pelo açúcar ou pelo coco ralado. Coloque em forminhas de doce e sirva.

Fonte: Amorela, marca da M. Dias Branco

Outback recebe Prêmio Alshop pela excelência em alimentação

06 de Junho 2018 - 11:42

O Outback Steakhouse Brasil, com 91 restaurantes no país, é o grande vencedor na categoria Alimentação/Restaurante do Prêmio Alshop 2018. O evento, que ocorre anualmente, está em sua 20ª edição e é a mais importante consagração de redes varejistas de shoppings do Brasil que concorrem ao prêmio em mais de 50 categorias. O Prêmio Lojista Alshop premia a excelência e a qualidade no varejo de shopping. Com votação popular, expressa a satisfação dos consumidores com as marcas. O Outback possui o selo Hors Concours da Alshop por ter sido reconhecido pela premiação diversas vezes.

Veja duas opções de receitas para preparar deliciosos Fondues nestes dias friozinhos

05 de Junho 2018 - 06:00

Faltando menos de 1 mês para a estação mais gelada do ano, chegou a hora de tirar aquela bota do armário, colocar um casaco quentinho e degustar as delícias do inverno. Neste período, muitas padarias e restaurantes da cidade oferecem rodízios de pratos quentes, como sopas, massas ou caldos. Mas com as baixas temperaturas e os ventos gelados, ficar em casa quase sempre parece a melhor opção, não é mesmo?

Então, que tal convidar os amigos para colocar o papo em dia e degustar uma deliciosa fondue? Sugiro duas receitas para aquecer as suas noites e deixá-las muito mais gostosas: Fondue de Cestinha e Fondue de Romeu e Julieta.

Para o preparo da Fondue o ideal é utilizar os queijos com olhaduras, aqueles “furadinhos”, como o Gruyère, o Emental e o Estepe. Entretanto, quando estamos com a casa cheia, não há nada melhor que praticidade na cozinha, por isso, uma ótima opção é a Fondue de Queijo. O produto que é comercializado em embalagens de 600g, 400g e 200g, leva a mistura de todos os queijos em um só, trazendo muito mais simplicidade e rapidez no preparo dos seus pratos.

Veja abaixo o passo a passo de cada receita e aproveite o inverno!  

Como fazer Fondue na Cestinha

Ingredientes:

- 1 rolo de massa de pastel (250 g)

- 1 colher (sopa) de Manteiga com sal (13 g)

- 1 lingüiça defumada fininha cortada em 4 e em fatias de 0,5 cm (120 g)

- 1 embalagem de Fondue (250 g)

- 1 Tomate sem sementes em cubos (200 g)

- 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado (12 g)

- Sal

- Pimenta do Reino

- Noz-moscada

 

Modo de Preparo

- Abra o rolo de pastel e, com o auxílio de um cortador redondo (7,5 cm de diâmetro), corte discos de massa. Vire forminhas de petit gateau (3,5 cm base X 6 cm de altura) com a base para cima e apóie sobre cada uma 1 disquinho de massa, apertando suavemente de modo a formar cestinhas.

- Leve para assar em forno preaquecido (180ºC) por 7 minutos, ou até que fiquem assadas, mas sem dourar.

- Enquanto isso derreta a manteiga e doure a lingüiça até ela ficar crocante. Reserve.

- Misture o conteúdo de embalagem de fondue com o tomate, a lingüiça e o cheiro-verde e tempere com pimenta do reino e noz-moscada a gosto.

Como fazer Fondue de Romeu e Julieta

Ingredientes:

- 1 embalagem de Goiabada (500 g)

- 1 embalagem de 250 g de Fondue

Modo de Preparo:

- Apóie a goiabada em uma tábua e corte-a, no sentido de comprimento, em fatias em 1 cm de altura. Com o auxílio de um cortador de biscoitos em formato de coração (2,5 cm), corte e coloque sobre um prato de serviço.

- Abra a embalagem de fondue e despeje o conteúdo em um caquelon pequeno (15 cm de diâmetro) e leve ao fogo, mexendo até que esteja quente e derretida.

- Monte o suporte em uma mesa decorada, acenda o réchaud (chama média) e aproveite a noite com seu par, mergulhando os coraçõezinhos na fondue.

Fonte: Tirolez

Receita: Creme de Abobrinha com Rúcula e Ricota

05 de Junho 2018 - 01:44

Para dar aquela esquentada não há nada melhor que uma boa sopa, não é mesmo? Seja de cebola, mandioquinha ou legumes, as sopas são sempre ótimas opções para manter um corpo quentinho e bem nutrido.

Pensando nisso, coloquei aqui uma receita que vai deixar toda a turma de casa com gostinho de quero mais:Sopa de Creme de Abobrinha com Rúcula e Ricota.

Veja abaixo o passo a passo das receitas e aproveite!

Ingredientes:

½ maço de rúcula

2 abobrinhas italianas picadas grosseiramente

1 cebola descascada picada grosseiramente

800 ml de água ou caldo de vegetais caseiros

1 colher (café) de sal

Pimenta-do-reino branca moída a gosto

1 embalagem de Ricota (200 g) despedaçada

 

Modo de Preparo:

·         Separe os caules das folhas de rúcula e reserve;

·         Em uma panela, coloque as abobrinhas, a cebola, os caules das folhas de rúcula e a água ou caldo. Leve ao fogo até que os legumes fiquem cozidos;

·         No liquidificador, bata o conteúdo da panela até obter um creme. Volte o creme para a panela e tempere com sal e pimenta.  Junte os pedaços de ricota;

·         Pique as folhas de rúcula grosseiramente. Sirva a sopa com as folhas de rúcula cruas por cima.

Receita: Tapioca de Cottage com Ovo Mexido

04 de Junho 2018 - 06:00

Ingredientes

4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada

1 colher (sopa) de azeite

1/2 tomate sem semente picado

1 ovo batido

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta do reino moída na hora

Salsa picada a gosto

2 colheres (sopa) de Cottage
 

Modo de preparo

- Em uma frigideira, aqueça o azeite, refogue rapidamente o tomate e misture o ovo batido. Tempere com o sal, a pimenta e mexa bem. Desligue o fogo e salpique a salsa. Reserve. Sobre uma frigideira pequena aquecida, peneire a goma de tapioca de maneira uniforme. Tampe e deixe no fogo baixo por 2 minutos. Recheie metade da tapioca com cottage e o ovo mexido. Dobre a tapioca sobre o recheio, desligue o fogo e sirva seguida.

Dica: Você pode substituir o Cottage Tradicional pelo Cottage Zero Lactose, com mesmo sabor porém sem lactose!
 

Tempo de preparo: 10 minutos

Rendimento: 1 porção

Dia de bolo: aprenda a preparar o bolo de sonho

02 de Junho 2018 - 06:00

Impossível resistir àquele aroma de bolo vindo do forno. Seja de fubá ou laranja para acompanhar o café da tarde, de chocolate recheado para as festas, ou o de coco gelado para os dias quentes, todos tem uma quedinha por ele.

E não tem como negar que aquele “bolo fofinho de vó”, que traz à tona as lembranças da infância em volta da mesa, cheia de amor e carinho, é o mais especial.

Pensando nisso, coloquei aqui uma receita que ensina como fazer um Bolo de Sonho. Muito saboroso e prático, é uma ótima opção para aquele lanche da tarde. Vai ser difícil resistir a um pedaço desta maravilha!

Como fazer um Bolo de Sonho

Ingredientes

Massa:

3 ovos grandes

1/2 xícara de açúcar refinado

3/4 xícara de Farinha Tipo I (sem fermento)

1 colher (sopa) de essência de baunilha

 

Recheio:

2 gemas

40g de açúcar

20g de Farinha Tipo I (sem fermento)

250 ml de leite

1/2 colher (chá) de essência de baunilha

 

Calda:

1 xícara de água

3/4 de xícara de açúcar

 

Modo de Preparo

Massa:

- Bata os ovos na batedeira até dobrar de volume. Adicione a essência de baunilha. Acrescente aos poucos o açúcar. Com uma espátula, incorpore aos poucos a farinha.

- Quando a mistura estiver homogênea, transfira para uma forma untada com manteiga e farinha de trigo. Asse em forno pré-aquecido, a 180 graus, por mais ou menos 25 minutos. Espere esfriar e desenforme.

 

Recheio:

- Em uma panela, coloque as gemas, a farinha e o açúcar. Misture bem. Acrescente leite e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Desligue o fogão e incorpore a baunilha. Transfira para um recipiente e cubra com papel filme.

- Leve para geladeira para resfriar.

 

Calda:

- Misture água e açúcar e leve ao fogo. Deixe ferver até derreter o açúcar. Deixar esfriar.

 

Montagem:

- Deixe o bolo esfriar e faça alguns furinhos com ajuda de um palito de dente, em seguida, pincele com a calda já fria. Cubra o bolo com o recheio e coloque a segunda camada do bolo por cima. Fure o segundo bolo e pincelar a calda de açúcar novamente. Polvilhe açúcar de confeiteiro.

 

Fonte: Dicas para cozinhar bem

Prepare uma Torta Mousse de Café

01 de Junho 2018 - 06:00

Seja um café expresso ou um capuccino, não há dúvidas de que a bebida é sucesso nos quatro cantos do País, mas você já experimentou essa delícia em sobremesas?

Pensando nos fãs de café, aqui vai uma receita de como preparar uma incrível Torta de Mousse de Café. Com sabor intenso e exótico, essa é a sobremesa ideal para quem gosta de fugir dos sabores já tradicionais como chocolate, morango ou maracujá.

Veja abaixo o passo a passo da receita e convide os amigos apaixonados por café para experimentar a sobremesa. Vai fazer o maior sucesso!

Como fazer Torta Mousse de Café

Ingredientes:

½ embalagem de Biscoito Água e Sal (400g)

1 embalagem de Tortinhas Chocolate (150 g)

1 xícara (chá) de Margarina Puro Sabor em temperatura ambiente

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

 

Mousse de Café:

250g de chocolate meio amargo

2 colheres (sopa) Margarina 

8 colheres (sopa) de açúcar

6 ovos

2 colheres (sopa) de café solúvel, diluído em ½ xícara de água

2 gotas de essência de baunilha

2 colheres (sopa) de licor de café 

 

Calda de Chocolate:

200 g de chocolate meio amargo

3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de Margarina 

250 ml de creme de leite fresco

3 colheres (sopa) de amido de milho

Modo de Preparo:

ü  Prepare a massa. Leve ao processador o biscoito água e sal e bata até obter uma farofa. Despeje em uma tigela funda, junte a margarina, o açúcar mascavo e amasse bem com os dedos para ligar tudo.

ü  Forre o fundo de uma forma desmontável (25 cm de diâmetro). Leve ao forno médio pré-aquecido (180ºC) por cerca de 10 minutos ou até que as beiradas comecem a pegar cor. Retire do forno e reserve.

ü  Prepare a mousse de café. Derreta o chocolate meio amargo com a margarina em banho maria ou no micro-ondas (potência média por 4 minutos) e deixe esfriar.

ü  Passe as gemas pela peneira, leve-as à batedeira com o açúcar e bata até ficarem esbranquiçadas. Acrescente o chocolate derretido, café diluído em ½ xícara (chá) de água, a gotas de essência de baunilha e o licor de café e reserve.

ü  Bata as claras em neve e misture com o creme de café com a ajuda de uma espátula, mexendo delicadamente para a mousse ficar fofa e reserve.

ü  Prepare a calda de chocolate. Em uma panela pequena, leve ao fogo o chocolate meio amargo, açúcar mascavo, a margarina, o creme de leite fresco, amido de milho e mexa até tudo ficar bem derretido. Reserve.

ü  Com a ajuda de uma colher acomode a mousse de café sobre a massa e leve à geladeira por 3 horas. Retire da geladeira, desinforme, despeje a calda por cima e enfeite as laterais com biscoito Tortinhas de Chocolate, decore com raspas de chocolate e sirva a seguir.

 

Rendimento: 15 porções

Preparo: Forno & Fogão, Micro-ondas e Geladeira

Tempo de Preparo: 30 minutos

Grau de Dificuldade: Fácil

Calorias por Porção: 523 kcal

 

Hambúrguer com receita caseira

30 de Maio 2018 - 08:58

O hambúrguer é um dos alimentos mais consumidos no mundo todo, seja como mistura nas refeições ou como lanche. Com a sua ascensão, principalmente, no happy hour com os amigos, tornou-se prato principal em diversos estabelecimentos ao redor do país.

Por isso, trago para você quatro passos muito importantes para fazer o hambúrguer perfeito:

1º passo - Tempere a carne. Coloque-a em uma tigela. Se você pretende fazer os hambúrgueres agora, tempere com sal e pimenta-preta moída na hora e misture bem. Se a intenção não é prepará-los nos próximos 15 minutos, não tempere a carne. O sal inicia o cozimento, o que faz perder o suco da carne e, consequentemente, provoca o ressecamento.

2º passo - Forme bolas de acordo com o tamanho desejado. Pegue porções da carne moída, moldando-as com paciência. É necessário deixar as bolas de carne bem feitas, sem rachaduras. Ao finalizar, coloque-as sobre uma folha de papel-manteiga.

3º passo – Agora é o momento de dar o formato ao hambúrguer. Aperte as bolinhas de carne com as palmas das mãos, delicadamente, até que os dois lados estejam achatados e arredonde as laterais.

4º passo - Tempere. Polvilhe os hambúrgueres com sal e pimenta, em seguida, espalhe um pouco de óleo de canola sobre eles. Coloque cada hambúrguer entre dois pedaços de papel-manteiga e conserve na geladeira até a hora de usá-los.

Outra dica essencial: a carne ideal deve ser fresca e sem excesso de umidade. Ah! Mantenha a carne bem refrigerada para conseguir um hambúrguer bem mais firme como resultado.

Aproveite estes passos e anote no seu caderninho de receitas para não perder! Chame a família e curta esta data preparando os incríveis Mini Hambúrgueres de Carne.

Não tem como resistir!

Como fazer Mini Hambúrguer de Carne

Ingredientes:

Hambúrguer

180 g de alcatra

sal a gosto

Molho

3 gemas

15 ml de vinho branco

50 g de margarina 

1/2 maço de manjericão fresco picado

15 ml de vinagre

Torradas

5 fatias de pão de forma

Modo de Preparo:

Hambúrguer

- Limpe bem a carne e retire toda a gordura. Pique-a bem fininha com a ponta de uma faca e tempere com sal. Modele no formato de mini hambúrguer com cerca de 20 g cada um.

- Pincele um pouco de margarina nos dois lados e coloque-o na grelha bem quente por três minutos.

Molho

- Em uma vasilha coloque as três gemas e leve ao fogo em banho-maria. Acrescente o vinho branco e, com um batedor de clara, mexa sem parar durante cinco minutos.

- Retire do fogo e ponha a margarina já derretida, o manjericão e o vinagre. Bata até ficar cremoso. Sirva sobre a torradinha com o molho por cima.

*Fonte:

Segredos de Chefs

Francine Maroukian

Espeteria, um jeito diferente de comer ESPETINHO chega a Natal

30 de Maio 2018 - 08:33

Com a proposta de oferecer Espeto Gourmert a um preço justo, a Espeteria que fica localizada em Ponta Negra, no Bairro Turístico mais badalado da cidade em frente ao tradicional Taverna Pub e bem próximoao já conhecido Rastapé, abre todas as segundas, quartas sextas e sábados, a partir das 19h.

Com capacidade para até 160 pessoas, o local é bastante aconchegante seja para grupo de amigos, famílias ou casais que queiram ter essa nova experiência que chega à capital dos Reis Magos. Alguns espetos gourmet como picanha, prime ribe, chorizo, bife de ancho, t-bone, entre outros com 200 gramas cada, são de da água na boca.

Já os espetinhos tradicionais, como os de Carne Bovina , Queijo Coalho, Carne com Bacon , Queijo Coalho com Geleia de Pimenta, Abacaxi com Provolone , Calabresa , Frango com 100 Gramas cada, são verdadeiras delícias gastronômicas que vai deixar você de água na boca.

Ah, sem esquecer das Cervejas Estupidamente Gelada como Itaipava , Devassa , Skol , Brahma por apenas R$ 6,50. Cervejas como Eisenbahn e Heineken custam apenas R$ 10,00 de 600ml.

Já para os amantes dos Drinks , não deixe de provar algumas tentações como Beijo na Boca, Sex on the Beach , Mojito , Caipifrutas , Caipirinha e muito mais.

Endereço: Rua Doutor Manoel Augusto Bezerra Araújo, 143 - Ponta Negra- Natal / RNE

Receita: Canjica na panela elétrica

30 de Maio 2018 - 06:00

Não há quem resista a uma canjica quentinha nos dias frios do inverno ou mesmo no cardápio das comemorações juninas. A boa notícia é que é possível preparar uma deliciosa receita típica utilizando uma moderna panela elétrica de pressão. Além de prático, é bem mais seguro e com baixo consumo de energia. Acompanhe a seguir a receita:

Canjica na panela elétrica de pressão

Tempo de preparo: 65 min

Rendimento: 10 porções

 

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 litro de leite

500 gramas de milho para canjica

1 lata de  creme de leite

50 gramas de coco ralado fresco

Açúcar a gosto

1 vidro de leite de coco

Paçoca ou canela em pó para polvilhar

 

Modo de preparo

 

1.      Deixe o milho para canjica de molho na água de um dia para o outro

2.      Coloque na panela elétrica de pressão e cozinhe em água por 60 minutos.

3.      Escorra a água e acrescente o leite, o leite de coco, o coco ralado, o leite condensado, o creme de leite e o açúcar a gosto.

4.      Mantenha o cozimento por mais 5 minutos.

5.      Acrescente a paçoca ou polvilhe com a canela em pó

6.      Sirva morna ou fria.

Fonte: Midea