Rituais da Boa Mesa - rituaisdaboamesa@gmail.com

Janaina Amaral

Pular fogueira, dançar quadrilha e aproveitar cada delícia gastronômica. As festas juninas brasileiras são uma herança da colonização de Portugal no país. Lá, os arraiais populares eram feitor em homenagens aos santos, e as suas canções, tocadas por instrumentos específicos, como sanfona e cavaquinho, fazem parte da cultura musical e folclórica portuguesa.

Cada vez mais populares nas grandes cidades, além de continuar sendo o auge do mês em municípios do interior brasileiro, as festas juninas animam tudo ao seu redor com as quermesses, brincadeiras, músicas e comidas típicas. Seja entre fazer uma pescaria ou jogar a argola na garrafa, os petiscos estão sempre presentes. E que tal trazer para sua casa esse clima festivo do mês de junho com a receita de Vinho Quente?

Vinho quente

Ingredientes

1 copo de açúcar

2 xícaras de água

1 litro de vinho tinto seco

1 fatia de abacaxi

½ maçã sem casca e cortada em fatias

Cravo a gosto

Modo de preparo

Colocar na Panela de Pressão a água, o açúcar, a maçã, os cravos e as canelas e deixar ferver por cinco minutos. Depois disso, acrescente o vinho e deixe até ferver novamente e está pronto. Para servir, aconselhamos decorar com algumas outras frutas, como laranja.