Rituais da Boa Mesa - rituaisdaboamesa@gmail.com

Janaina Amaral

Bastam alguns ovos e um bom pedaço de queijo para, em menos de cinco minutos, o jantar ficar pronto. Para o dia a dia, poucos pratos são tão versáteis quanto a omelete, um clássico na cozinha que mesmo chefs de primeira viagem conseguem fazer. Ninguém sabe ao certo quando esse prato foi criado, mas há uma teoria de que na antiga Pérsia já se consumiam ovos batidos com ervas e depois levados a uma chapa.

Mas o prato foi batizado com a palavra francesa “omelette” por Annete Poulard, no fim do século XIX. Moradora do Mont Saint-Michel, na Normandia, um local de peregrinação, Madame Poulard teria criado a delícia como uma refeição saudável, rápida e nutritiva para alimentar os peregrinos que chegavam ao santuário.

A omelete - ou o omolete, pois ninguém sabe ao certo se é masculino ou feminino - é um prato rápido, mas que tem seus segredinhos. Um deles é adicionar um pouco de leite aos ovos na hora de bater, o que dá uma consistência aerada à receita.  

Mas, atenção: na bata demais, para a omelete não ficar dura. Calcule entre 2 e 3 ovos por pessoa. Depois de ir ao fogo em uma panela antiaderente, basta rechear com os itens de sua preferência.

Como poucos ingredientes combinam tanto com ovos quanto queijos, sugiro um diferente recheio: Minas Frescal e Alho Poró.

Esta última foi feita sob medida para quem está de dieta ou busca um prato rico em proteínas para depois do treino: em vez de utilizar 8 ovos, a receita utiliza 4 ovos inteiros e 4 claras. Fica bem leve, pois a clara não tem gordura, mas é rica em albumina, proteína essencial para a recuperação dos músculos após o exercício físico.

Veja abaixo como preparar estas delícias para a família:

Omelete de Minas Frescal com Alho-poró

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de Manteiga (28 g) 
1 dente de alho picado (4 g) 
1 talo pequeno de alho-poró picado (100 g) 
1 colher (chá) de sal (4 g) 
Noz-moscada a gosto 
Pimenta-do-reino a gosto 
3 fatias de peito de peru defumado cortado em tiras (33 g) 
1 xícara (chá) de Queijo Minas Frescal (150 g) cortado em cubos pequenos 
3 ovos (100 g) 
3 colheres (sopa) de leite (20 ml)

Modo de Preparo:
- Aqueça 1 colher (sopa) de manteiga e doure o alho. Junte o alho-poró e refogue até que comece a dourar. Tempere com ½ colher (chá) de sal, noz-moscada e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e misture o peito de peru e os cubos do queijo. 
- À parte, bata ligeiramente com um garfo os ovos, o leite e o restante do sal. Tempere com noz-moscada.
- Aqueça o restante da manteiga em uma frigideira grossa e antiaderente. Despeje a mistura de ovos, espalhando-a bem. Com a ajuda de uma espátula, vá empurrando levemente as bordas da omelete para o centro da frigideira. Quando as bordas estiverem firmes, coloque o recheio de alho-poró e queijo em um dos lados da omelete e dobre-a ao meio.
- Passe para uma travessa e sirva em seguida, ainda quente.

Tempo de Preparo
15 minutos
Rendimento
2 porções