Nacional

em 3 julho, 2018

Rio Grande do Norte registra 935 autuações por falhas na prevenção a acidentes de trabalho

O Ministério do Trabalho aplicou multas em 389 empresas do Rio Grande do Norte por falhas em relação às ações de prevenção a acidentes. Foram realizadas mais de 900  autuações no estado em 2017.

As empresas multadas deixaram de cumprir as exigências do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que tem caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho. Em todo País, no ano passado, o ministério aplicou mais de 78 mil atuações pelo mesmo motivo.

Para tentar reduzir o número de acidentes e adoecimentos, o Governo do Brasil lançou em abril a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. As atividades de mobilização e conscientização seguem até novembro.  O objetivo é chamar atenção para a prevenção a acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Segundo o ministro do Trabalho, Helton Yomura, o governo está priorizando a saúde e segurança do trabalhador. “O foco é a prevenção, com melhorias das ações fiscalizatórias e investimento em qualificação técnica.” Em 2017, segundo o INSS, foram concedidos  quase 197 mil benefícios a trabalhadores que precisaram ser afastados por mais de 15 dias devido a algum problema de saúde ocasionado pelo trabalho.

Fonte: Governo do Brasil