Saúde

em 30 maio, 2018

RN atinge 73,2% na vacinação contra gripe e campanha é prorrogada até dia 15 de Junho

A campanha Nacional de Vacinação contra gripe, será prorrogada até dia 15 de junho, devido a greve dos caminhoneiros. A campanha que iniciou desde dia 23 de abril, iria terminar nesta sexta-feira dia 1º, até hoje, na manhã desta quarta-feira somente o Rio Grande do Norte teria vacinado cerca de 668.623 mil habitantes, atingindo cerca de 73,2% do esperado.

No estado, a maior cobertura acorreu em Mossoró com 83% da cobertura, já em Natal a cobertura foi de 75,3% em sua região metropolitana, na região de Caicó ficou com 72,6%. O estado é o 3º lugar do Nordeste e o 13º no Brasil, em vacinação. Conforme o Ministério da Saúde, os municípios que não atingirem a meta de 90% terão que buscar uma estratégia para continuar vacinando os grupos prioritários.

O Ministério da Saúde ainda adverte que após o dia 18 de junho, se ainda houver disponibilidade das vacinas nos municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de 5 a 9 anos e adultos entre 50 e 59 anos, onde segundo o governo esses adultos apresentam maior carga de doença, um alto percentual de risco e maior vulnerabilidade. Já as crianças de cinco a nove anos apresentam melhor resposta a vacinação, além de serem um dos principais transmissores do vírus.

 “O Estado recebeu suas vacinas em sete remessas, enviadas pelo Ministério da Saúde, diante disso esta ampliação deverá ocorrer apenas naquelas localidades em que houver estoque da vacina influenza, pois não haverá envio de novas remessas, uma vez que todo o estoque nacional já foi distribuído para as Unidades Federadas e por sua vez aos municípios”, explicou Katiucia Roseli, coordenadora estadual de imunização.