Mundo

em 23 julho, 2018

Rohani e Trump trocam acusações

“Mister Trump, não brinque com o rabo do leão”, advertiu o presidente do Irã, Hassan Rohani. E o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu puxando o rabo do leão, com um tuíte em letras maiúsculas: "Nunca mais volte a ameaçar os Estados Unidos ou sofrerá consequências como as que poucos sofreram antes na história. Já não somos um país que aguentará suas palavras de violência e morte. Seja cauteloso!" 

O presidente Rohani ainda disse que a paz com o Irã será “a mãe de toda a paz e que a guerra será a mãe de todas as guerras”. Ele iniciou a escalada verbal porque os Estados Unidos têm inflamado os iranianos à rebelião no momento em que o Irã dá sinais de penúria por causa do bloqueio imposto por Trump depois que ele rompeu o acordo nuclear com o Irã e seis outros países. 

Para Rohani, negociar com a Casa Branca seria o mesmo que uma rendição – e “render-se para um fanfarrão mentiroso como Trump é abrir o Irã a saqueadores”. O leão abanou o rabo em um momento em que Trump está acuado por seu desastroso encontro com Vladimir Putin e por uma gravação em que discute com o seu advogado o pagamento para silenciar uma das mulheres com quem teria tido um caso. 

O gerente da campanha de Trump à Casa Branca, Paul Manafort, deverá ser julgado na quarta-feira, em Virgínia, por impropriedade financeira pelo procurador especial Robert Mueller, que é quem está investigando o Russiagate, a invasão de servidores do partido Democrata atribuída a militares russos.

Fonte: Agência Brasil