Cidade

em 12 setembro, 2019

Soluções mobile garantem segurança na operação de usinas e democratiza m a distribuição de informações

O 9º Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e Instalações Elétricas (SENOP) será realizado entre os dias 23 e 25 de setembro, em Florianópolis. Durante os três dias de evento, que é promovido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e organizado pela Engie Brasil Energia, profissionais de todo o país se reunirão para debater temáticas relacionadas ao dia-a-dia profissional e para trocar experiências referentes à geração, instalação e distribuição de energia elétrica. Neste ano, com o tema central de “Operação do Futuro”, uma das argumentações que serão apresentadas trata de “Soluções mobile para apoio no processo de geração”, um case aplicado na ENGIE Brasil Energia.

Segundo Felipe Simoni, engenheiro de sistemas de operação da empresa, a ENGIE Brasil Energia vem evoluindo bem na centralização e tratamento dos dados através do desenvolvimento de novos sistemas. "No entanto, estava faltando o passo de obter essas informações não apenas em computadores na rede corporativa, mas também em dispositivos móveis em qualquer rede, permitindo que o apoio ao processo de geração seja feito em qualquer lugar e com todas as informações necessárias para a rápida tomada de decisão. A partir disso, foi criada  uma solução que atendesse aos requisitos de integração com os sistemas atuais, garantindo segurança e flexibilidade", explica.

Os resultados desse trabalho serão apresentados no SENOP com o objetivo de compartilhar conhecimentos e facilidades para os profissionais que atuam no mesmo segmento. “A ideia dessa solução é permitir o desenvolvimento de aplicações móveis para ambientes corporativos, sem que sejam necessários conhecimentos avançados de programação”, ressalta Felipe.

O objetivo do SENOP é promover a excelência da operação no sistema elétrico brasileiro por meio do aprimoramento e evolução profissional das equipes responsáveis. Os profissionais do setor elétrico interessados em participar do evento ainda podem se inscrever através do site www.senop.com.br ou pelos aplicativos disponíveis para Android e IOS.

Autor(a): Saulo de Castro