Nacional

em 7 agosto, 2018

TST homenageará trabalhador com mais tempo de serviço na mesma empresa

Na próxima terça-feira (14), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizará a entrega das comendas da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT). A solenidade destina-se a agraciar personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido no exercício de suas profissões. Entre os homenageados estará o aposentado Walter Orthmann, catarinense de 96 anos, certificado pelo Guinness World Records, como o trabalhador com mais tempo de serviço na mesma empresa: 80 anos.
 
?Quando a gente faz o que gosta, não vê o tempo passar?, brinca o trabalhador, que ingressou nas Indústrias Renaux S.A (hoje RenauxView) em 17 de janeiro de 1938, quando tinha apenas 15 anos de idade, no cargo de office boy.
 
Na época, Walter era o encarregado de levar e buscar, de bicicleta, as correspondências no correio. Era ele também que coletava, uma vez por mês, o salário de todos os funcionários no banco. Anos depois, começou a trabalhar no faturamento da empresa e, em seguida, foi para o departamento comercial.
 
Atualmente, aos 96 anos, ele continua trabalhando na mesma empresa, localizada na cidade de Brusque (SC). Apesar de ter se aposentado há 40 anos, Walter Orthmann preferiu não deixar de trabalhar. Hoje, o brusquense dá apoio aos representantes da Renaux e continua atendendo antigos clientes. Sua rotina começa às 8h e segue até às 17h, quando encerra o expediente.
 
Além de muito trabalho, ele coleciona muitos prêmios. Há dez anos, Walter conquistou o recorde brasileiro, reconhecido pelo RankBrasil, ao completar 70 anos de trabalho na mesma empresa. Este título foi renovado em 2013. Agora, com 80 anos dedicados à mesma companhia, ele integra o Guinness World Records com o título mundial na categoria ?Mais Longa Carreira em uma Mesma Empresa?.
 
Questionado sobre o segredo para trabalhar por tantas décadas para o mesmo empregador e não ter vontade de parar, ele explica: ?Não existe segredo, nós precisamos cuidar de nossa saúde, ter uma boa dose de disciplina e gostar do que fazemos. Amo viver, amo acordar todos os dias e começar uma nova história?, disse.
 
A rotina de Walter também inclui atividades físicas diárias. ?Sou apaixonado pela vida e por esportes?, conta. ?Quando jovem, jogava basquetebol, voleibol, fazia ginástica em aparelhos, jogava boliche, bolão. Hoje faço, sozinho, 40 minutos de exercícios todos os dias?.