Política

em 20 maio, 2020

Covid-19: AL aprova Delegacia Virtual, suspensão da cobrança de consignados e prazos para concursos

O enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus deu novamente o tom de mais uma sessão ordinária da Assembleia Legislativa por videoconferência, hoje (20).

De aprovações, projetos que beneficiam diretamente à população do RN, como a implantação da Delegacia Virtual para o combate à violência contra a mulher.

Também a suspensão da cobrança dos consignados aos servidores estaduais, a suspensão dos prazos para os concursos públicos vigentes no estado, e decretos de calamidade pública em mais sete municípios.

A matéria da delegacia virtual é proposta da deputada Isolda Dantas (PT), com deferências das colegas Eudiane Macedo (Republicanos) e Cristiane Dantas (SDD).

O que suspende os prazos para concursos públicos foi autoria de Hermano Morais (PSB), aprovado por unanimidade pelos deputados.

O projeto de suspensão de cobranças de empréstimos para servidores ativos, autoria do Coronel Azevedo (PSC), foi aprovado por 18 votos, com dois contrários (José Dias e Gustavo Carvalho) e as ausências dos deputados Kelps Lima e Nélter Queiroz.

Os deputados aprovaram estado de calamidade pública, diante da covid-19, nos seguintes municipios: 

Alto do Rodrigues, Caiçara do Norte, Carnaúba dos Dantas, Porto do Mangue, São Jose do Mipibu, Tibau do Sul e Touros.

Os projetos agora seguem para sanção pela governadora Fátima Bezerra.

Autor(a): Eliana Lima