Política

em 5 março, 2020

Manifestação de políticos e empresários sobre devolução do aeroporto de SGA

Foto: Elisa Elsie/Ascom

O tumulto está generalizado. Após a comunicação feita pelo vice-presidente da Inframerica, Jean Dedjeian, à governadora Fátima Bezerra de que devolverá a concessão do Aeroporto Internacional Gov. Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante

À Anac notificou oficialmente na manhã de hoje (5).

Das justificativas, demanda abaixo da esperada, tarifas de embarque e de navegação aérea defasadas.

Mesmo assim, a operadora garantiu à governadora que manterá o funcionamento normal até que uma nova empresa assuma o controle. O Ministério da Infraestrutura deve realizar nova licitação.

De manifestações:

No Twitter da governadora, a assessoria postou: "A Inframérica em reunião com o governo do RN  assegurou que a empresa continuará operando normalmente o aeroporto de São Gonçalo do Amarante até que a empresa vencedora da nova licitação do Ministério da Infraestrutura assuma. Os pousos e decolagem seguem normalmente. #EquipeFB"

Presidente da Fiern, Amaro Sales afirmou que a federação "não vai ficar de braços cruzados" diante dessa situação. Considerou uma "vergonha" a decisão da Inframérica, que chegou ao RN "como uma porta de entrada para as concessões" e "não discutiu este assunto com a sociedade". E conclamou a união da bancada federal.

Presidente do PSB no RN, o deputado Rafael Motta disse que acionou o Ministério Público Federal (MPF) para que sejam adotadas providências necessárias durante o processo de devolução do aeroporto, e assim garantir que o estado não fique sem um terminal".

O senador Jean-Paul Prates (PT) disse que acompanha "com preocupação" sobre a devolução, e que se reunirá com o presidente e a diretoria da empresa, em Brasília, para se inteirar dos detalhes sobre a decisão. Também que  acompanhará junto à governadora de encontro com o ministro Tarcísio Gomes (Infraestrutura), na próxima semana. E garantiu: "Não há risco de paralisação ou redução das operações do aeroporto por conta do anúncio da devolução, pois a concessão e suas obrigações persistem até a relicitação ser completada".

No Twitter, o deputado federal Fábio Faria (PSD) escreveu: "Hoje fui surpreendido com a notícia da devolução da Inframérica do aeroporto de Natal. Tomei conhecimento pela imprensa e o governo sequer avisou a bancada sobre isso. Já estou em contato com o Ministro da Infraestrutura e com o presidente da Anac para encontramos solução para este problema".

Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares do RN (ABIH), Habib Chalita alertou que nos últimos anos o turismo potiguar tem sofrido perdas consideráveis e isso tem se refletido na economia deste importante setor da cadeia produtiva. "As diárias de hotéis foram afetadas, o preço das passagens continuam caras e isso só dificulta a quem trabalha neste setor do turismo". Considera que "o poder público até tem trabalho pelo setor", mas " é preciso fazer mais, ter mais empenho". "O turismo de Natal e do estado são fundamentais para nossa economia". 

Autor(a): Eliana Lima