Polícia

em 28 fevereiro, 2020

Papa celebra missa pelas vítimas em Brumadinho

Foto: O papa cumprimenta D. Vicente - Bianca Fraccalvieri – Cidade do Vaticano


O bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Vicente de Paula Ferreira, o frei Rodrigo Peret e o padre Dario Bossi, missionário italiano provincial dos combonianos no Brasil, concelebraram hoje (28) com o papa Francisco a missa de orações pelas vítimas de Brumadinho (MG), na capela da Casa Santa Marta. 

Dom Vicente é o bispo responsável por Brumadinho e levará informações sobre a tragédia à Sessão de Direitos Humanos da ONU, em Genebra.

Brumadinho nunca mais

Na ocasião, dom Vicente, ao comentar a Exortação apostólica pós-sinodal “Querida Amazonia”, inspirou-se nos quatros sonhos de Francisco expressos no documento (cultural, social, ecológico e eclesial) e discorreu:

- O meu sonho é que Brumadinho pudesse ser para humanidade um caso especial, que a gente tem que se debruçar sobre isso para aprender alguma coisa, porque o meu medo é que Brumadinho seja mais um caso e passe. Eu sei que pode ser uma coisa meio utópica, mas eu peço a Deus que seja assim, que a gente aprende e diga: nunca mais queremos isso para a humanidade. Nós honraríamos pelo menos o sangue dessas 272 pessoas que, inocentemente, morreram em frações de segundo por esse mar de lamas. Inclusive é por isso que nós estamos aqui.

A tragédia

No dia 25 de janeiro de 2019, Brumadinho, nas Minas Gerais, sofreu o maior desastre ambiental da mineração no Brasil, que deixou 259 mortos, e 11 pessoas ainda estão desaparecidas.

Completou um ano em que cerca de 10,5 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos vazaram da barragem da Mina Córrego do Feijão e encobriu a área administrativa da Vale e a comunidade do entorno. 

A tragédia em Brumadinho também ocasionou a maior operação de resgate da história, iniciado após o rompimento da barragem da Vale. Já são mais de 400 dias ininterruptos, e bombeiros ainda continuam as buscas pelas 11 vítimas desaparecidas, sem prazo para terminar. 

Autor(a): Eliana Lima