Economia

em 21 fevereiro, 2020

Produção industrial no RN cresce em janeiro

Sondagem elaborada pela Fiern, a partir de avaliação de empresários, a produção industrial potiguar voltou a crescer em janeiro de 2020, após dois meses consecutivos de queda. 

Com a alta, a "produção industrial alcançou o patamar mais elevado para um mês de janeiro, da série histórica iniciada em 2010", segundo a Federação das Indústrias do RN. 

No desempenho positivo da produção, o nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI) passou de 71% para 72%. Entretanto, foi considerado pelos empresários consultados como abaixo do padrão usual para meses de janeiro. 

A ociosidade continua elevada. Assim, o número de empregados registrou queda na passagem de dezembro para janeiro. 

Apesar do "aumento na produção, os estoques de produtos finais subiram, e, mesmo assim, ficaram abaixo do nível planejado pelo conjunto da indústria", indica o estudo.

Maaasss...as expectativas continuam positivas. "Para os próximos meses, os empresários preveem aumento da demanda, do número de empregados, das compras de matérias-primas e da quantidade exportada. Já o índice de intenção de investimento do conjunto do setor, voltou a cair – queda de 5,9 pontos na comparação com janeiro e de 16,3 pontos em relação a fevereiro de 2019".

Autor(a): Eliana Lima